6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

23 de julho de 2013

Gustavo Noronha inaugura em Poços de Caldas o TEATRO CASA DOS BONECOS

Gustavo Noronha faz tributo a Álvaro Apocalypse e Terezinha Veloso, promove exposição com artistas sulmineiros e lançamento da biografia do Mestre



Gustavo Noronha faz tributo a Álvaro Apocalypse e Terezinha Veloso, promove exposição com artistas sulmineiros e lançamento da biografia do Mestre

No próximo dia 24 de julho, será inaugurada em Poços de Caldas a CASA DOS BONECOS, um espaço totalmente adaptado para as especificidades que dão vida à magia dos bonecos. A iniciativa é do arquiteto e bonequeiro, Gustavo Noronha, antigo integrante do Grupo Giramundo e coordenador da Oficina Roda Terra, que realiza as famosas passeatas com os ‘Bonecos Gigantes de Brazópolis’. 

A inauguração da Casa dos Bonecos faz parte da programação preparada para homenagear Álvaro Apocalypse e Terezinha Veloso, que incluem: apresentações do espetáculo “Pedro e o Lobo”, do Grupo Giramundo; lançamento da biografia “Alvaro Apocalypse”, escrita por Márcio Sampaio; e a exposição ‘Bonequeiros Sulmineiros”, composta por bonecos de Álvaro Apocalipse, Terezinha Veloso, Gustavo Noronha, Rô Lovato, Anderson Almeida, Deco de Sousa e Marcelo Betti.

O Teatro Casa dos Bonecos tem formato de 4x4x4, ou seja, a área cênica tem estas medidas de boca de cena, profundidade e altura e a Caixa Cênica, 6x6x6. Trata-se de um teatro de bolso, construído para 70 adultos ou 100 crianças, ideal para teatro de bonecos, mas que poderá receber apresentações de standups, teatro, música, dança e vídeo. A ideia é que o espaço seja um centro de referência para a produção, pesquisa e divulgação do gênero ‘Teatro de Formas Animadas’, já contando com uma biblioteca de mais de 60 livros relacionados ao tema, um acervo de mais de 200 bonecos de diversas técnicas e uma pequena galeria de arte, intitulada “Olhar ≠ de Ver”, organizada por Claudio Guedes. O espaço, acoplado ao teatro, será aberto com exposição de obras da artista plástica Antonieta Prezia, a partir do dia 24.

Segundo Gustavo Noronha, a inauguração da Casa dos Bonecos é um sonho antigo que irá contribuir para fortalecer o polo de bonequeiros existente em Poços de Caldas, além de ajudar a fomentar o setor turístico da cidade. “O desejo da grande maioria dos bonequeiros é ter um espaço próprio, com as especificidades necessárias para as apresentações dos espetáculos de bonecos. Estou muito feliz com essa realização e, agora, queremos transformar a cidade em ‘capital do teatro de bonecos’, pois estamos exatamente no centro das três principais capitais brasileiras – Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, e vamos atrair os bonequeiros dessas regiões para transformar Poços de Caldas na nossa Charleville, charmosa cidade francesa onde acontece o maior festival internacional de Teatro de Bonecos”, empolga-se Noronha. O artista lembra, ainda, que o Mestre Álvaro Apocalyse nasceu em Ouro Fino, cidade próxima a Poços de Caldas, e que sempre foi a inspiração dos bonequeiros locais.









Todas as atividades são geridas pela Quati Produções e contam com o apoio do Departamento de Cultura de Poços de Caldas e integram o “Julho Fest”, Festival de Inverno da cidade, que acontece entre os dias 11 e 28. 


 Ficha Técnica Casa dos Bonecos
Direção: Gustavo Noronha
Assistência de Direção: Lúcia Reis
Realização: Quati Produções
Projeto do Teatro: Gustavo Noronha
Consultor Técnico: Felício Alves
Vestimenta: Dalva Mattiello e Felício Alves
Urdimento: Cláudio Guedes
Som e luz: Alexandre Galvão
Execução da Obra: Mégara Projetos e Consultoria
Assessoria de Imprensa:
Em Poços de Caldas: Bibi Rodriguez, fone: (35) 9115.7802 / 3064. 0027
Em Belo Horizonte: Junia Alvarenga, fone: (31) 9179-1215
Agradecimentos: Ulisses Tavares, Luiz Fernando Vitral, Nezilda Lucy Ribeiro Noronha.


SERVIÇOS

 Inauguração Teatro Casa dos Bonecos com apresentação do espetáculo ‘PEDRO E O LOBO’, do Grupo Giramundo
End.: Rua Assis Figueiredo, 1292 (Sala 03)
Preço: Evento para convidados
Sinopse: O espetáculo ‘Pedro e o Lobo’ conta a história de um valente garoto que vive com o avô em um sítio, rodeado de animais. Em um belo dia, o garoto enfrenta um lobo e... assim a história tem início.
Informações para o público: Lúcia Reis (35) 9844.8998.
Informações para a Imprensa: Bibi Rodriguez: (35) 3064.0027/ 9115.7802 e Júnia Alvarenga : (31) 9179-1215.

2 comentários:

Marilda disse...

Muito legal o trabalho do Gustavo, desejo todo sucesso do mundo! Abs

Marilda

Flora gomes disse...

Luiz Gustavo,meus aplausos pra vc,sempre,que aconteça sempre coisas bonitas e produtivas em sua vida,voce é um artista,todo artista tem alma de criança,tem a alegria nos olhos.Te admiro muito.Sucesso sempre e boa sorte.Abraços da Flora.

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.