6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

24 de julho de 2012

Em Brazópolis vive um grande artista: José Eduardo Pousa Godinho.


Nascido em Ribeirão Preto e vivendo em Brazópolis há 10 anos em companhia de seu fiel amigo Luther, o artista de renome internacional,  José Eduardo Pousa Godinho, o Zé Edu, estudou arquitetura no Rio de Janeiro onde foi descoberto como artista. Desde então nunca mais parou. 
“Fui para a Europa e depois de muitas viagens por vários países, como França, Espanha, Holanda, Itália,  Grécia, Israel , Egito, Turquia, Alemanha, Bulgária, Áustria,  finalmente parei em Barcelona , onde então faço minha primeira exposição, na Caixa da Catalunha, depois vou a Portugal  onde  fico por 20 anos. 
Sou convidado a dar aulas em duas escolas, período integral. Conheci então meus mecenas, da família real portuguesa, que me apresentaram a sociedade toda, dali fui para Paris, na Casa de Portugal pela Embaixada Portuguesa, depois Bruxelas, Bélgica, e assim , muito trabalho foi feito e vendido, muitas exposições”, conta Zé Edu.

Depois desta “maratona” toda, o artista  volta às suas raízes. “Vim para o Brasil ficar ao lado de meu pai, já fraquinho, mas bem. Ficamos juntos por 5 anos”, diz.
Em sua chegada ao Brasil, Zé Edu conta que não gostou do que viu: “Estando fora por 30 anos, não tenho a necessidade de dizer do choque que tive ao ver como era a vida aqui. Ver como então se vivia na família e sobretudo no Brasil. Foi uma decepção”.
Mesmo assim ele não se deixou abalar. “Aqui, continuei trabalhando. Fiz ótimos trabalhos e fui convidado então por Regina Rennó, diretora do Museu de Arte de Ribeirão Preto, para a minha primeira exposição no Brasil."
Foi também  convidado pela marchand da Galeria de Arte Aplicada, na Haddok Lobo, em São Paulo e com ela participou de algumas exposições.
“Depois Amme Radadh Abramo, uma das grandes curadoras de  arte de São Paulo, me convida para uma exposição nos  450 anos de São Paulo, no Pátio do colégio juntamente com 100 artistas brasileiros  como Maria Bonome,  Petikov, Siron Franco e tantos outros. Também  participo da Exposição das Malas, no SESC Pompéia”, conta.
Em Ribeirão Preto fez o SEC e outras coisas, quando foi convidado por Marisa Coli Mouhalem, para uma exposição em Itajubá. “Vim para cá e foi muito gostoso. Logo meu pai veio a falecer, então vim para Brazópolis passar uns dias na Fazenda de Marisa e Habib. Acabei comprando este sítio onde moro e há dez anos aqui estou”, finaliza Zé Edu. 

















Ao meu novo amigo Zé Edu, meus sinceros agradecimentos pela disponibilidade que teve ao me conceder a honra de compartilhar em meu blog a sua trajetória de vida.
Valeu mesmo!!!

Fátima Noronha

18 comentários:

Ana Paula S. disse...

Que legal! Onde se esconde este artista?
Maravilhoso trabalho. Parabéns!!!

ADRIANO FARIA disse...

Meus parabéns ze edu por ser essa pessoa brilhante e humilde. Q DEUS te abençoe sempre meu amigo

Fernanda disse...

Oi amigão. Artista fantastico, pessoa fantástica, amigo fantástico. Se fosse relacionar todas as qualidades dessa pessoa maravilhosa não caberia nesse espaço. Pena que Brasópolis não dá o valor que ele merece.

sag disse...

trabalho maravilhoso!!!!!!!!!!!!Parabens Jose Eduardo e parabens a voce Fatima por te-lo descoberto

Anônimo disse...

Ana Paula ele mora depois do parque de ex. de Brasopolis, em uma entrada á direita á 100m.no meio do mata.

Anônimo disse...

Maravilhoso seu trabalho, Zé. Parabéns!

Anônimo disse...

Um grande artista... é muitas pessoas não conheçe e não valoriza seu trabalho.

Jorge Luiz Silva Pereira disse...

Sensacional!
Não tem outra palavra para descrever sua arte!!!

SONIA FRAGOZO disse...

Lindo trabalho , Zé. Parabéns, querido.

Anônimo disse...

Lindo!!!O trabalho e o artista.Beijão amigo!!!Elizete

Mário Breton Pedrosa Ahnoron disse...

Entre tantos dizeres bíblicos, mensagens eclesiásticas, culto a moral e bons costumes, uso de templos religiosos tradicionais como a Igreja matriz como ilustração de Á Janela e, sem dizer nas bençãos quase que diárias do pároco local, esse blog vem com essa fantástica novidade: a arte de fazer arte com mensagens subliminares eróticas. Dou meus sinceros parabéns ao artista aqui tão nobremente cultuado e ovacionado. O contraste entre o que é dito certo e o que é crítico em uma obra fazem dessa cidade e de sua população um berço esplendoroso de contradições.

Anônimo disse...

Isso que eu chamo de uma FALAÇÃO BACANA.

Rodolfo Fonseca disse...

Ana Paula, Ele mora Próximo ao parque de exposições, Primeira entrada a direita depois do parque, passa pelo rancho do caipira, e depois de um campinho de futebol a primeira a direita.

Anônimo disse...

que bom q vc gstou de nossa terra

Unknown disse...

Meus parabéns amigo. Voce e um grande artista e uma grande pessoa também.que que Deus possa te conceder muitos e muitos anos de sucessos.

Unknown disse...

é alguém realmente importante em artes!

Anônimo disse...

Olá, Bom Dia! Conheci o Zé Eduardo em 1982, em Israel. Perdemos o contato. Como faço para retomá-lo? Você pode me ajudar? Me chamo Heitor, fone:(17) 99128-9482. Aguardo, pois. Obrigado.

Fátima Noronha disse...

Heitor, só tenho o face dele. Faz tempo q não o vejo.
https://www.facebook.com/zeedugodinho

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.