6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

5 de julho de 2012

Brincadeira perigosa: Contato de pipa com rede elétrica pode causar acidentes


No primeiro semestre deste ano, a prática de soltar pipas foi responsável por mais de 1,8 mil ocorrências que provocaram a interrupção do fornecimento de energia elétrica para cerca de 540 mil consumidores. Além dos prejuízos causados pela falta de energia, a Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig alerta para os riscos à segurança que essa brincadeira pode trazer quando praticada próxima à rede elétrica.

Em 2011, mais de 1,4 milhão de consumidores em todo o Estado foram prejudicados com desligamentos causados por papagaios presos nas linhas de distribuição. Foram registradas 5.312 interrupções no fornecimento de energia provocadas por pipas, representando 2% do total. Mais da metade dos desligamentos (3.204) ocorreram exatamente durante o inverno, entre os meses de junho e setembro, atingindo 900 mil consumidores.

O uso do cerol – mistura cortante feita com cola, vidro e restos de materiais condutores, é um dos principais causadores dos desligamentos, pois geralmente causam o rompimento dos cabos de energia quando entram em contato, durante o movimento de ´vai e vem´ comum à brincadeira. Além disso, muitos curtos circuitos são provocados pela tentativa de retirar papagaios presos à rede.

Acidentes
De acordo com o engenheiro de Segurança do Trabalho da Cemig, Demétrio Venício Aguiar, a maioria dos acidentes acontece quando o papagaio fica preso na rede elétrica e as crianças tentam retirá-lo utilizando materiais condutores, como pedaços de madeira e barras metálicas. O contato com a rede elétrica pode ser fatal, além do perigo de queda em função do impacto causado pelo choque elétrico. Nesses casos, as consequências mais comuns são traumatismos causados pelas quedas e queimaduras graves causadas por choques.

Além disso, muitas crianças soltam pipas com arames e fios. ´São materiais altamente condutores de energia, e acabam sendo eletrocutadas quando esses materiais tocam os cabos de energia´, explica Demétrio Aguiar. O engenheiro chama a atenção ainda para o uso do cerol que pode transformar uma simples linha de papagaio em um material condutor e provocar choque elétrico ao entrar em contato com a rede. Em 2011, a Cemig registrou dois acidentes com vítimas causados por papagaios. Em 2010, foram mais dois registros, sendo um deles fatal.

´Tenho observado que muitas crianças, ao procurar um local sem redes elétricas, estão se arriscando em beiras de rodovias, de pontes e viadutos. Além do risco de atropelamento, há a possibilidade de acidente com motociclistas e ciclistas que, ao tocarem a linha, podem se machucar, principalmente se houver cerol´, alerta o engenheiro da Cemig.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.