6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

18 de julho de 2012

ROMARIA A N.S.APPARECIDA - 1933


Jornal Brazópolis - 1º de janeiro de 1933
 
Em trem especial, chegou a esta cidade no dia 27 do mês findo peças 9h e 20m, a esperada romaria da Liga Católica de Soledade de Itajubá, a N. Senhora Apparecida, e também em visita a congênere desta cidade, tendo a dirigi-la o Revmo. Vigário dessa localidade , Dr. Delfim Guedes, acompanhando a romaria uma excelente e bem afinada banda de música da mesma procedência.
A Liga Católica, com suas insígnias, tendo a frente o Revmo. Conego Joaquim Noronha, vigário da Paróquia, grande massa de povo acompanhada pela  Banda Santa Cecília, esperavam na estação a romaria.
Apenas o trem especial entrou nas agulhas, numerosos foguetes fenderam os ares , tocando uma margem batida a banda local em sinal de regozijo.
Desembarcados  os romeiros, os liguistas desta cidade apresentavam-lhes o seu cumprimentos, seguindo-se a organização do cortejo, que ao som das duas bandas de música e dos cânticos e hinos sacros, tomou o rumo do Santuário de N.S. Apparecida.
Apenas o cortejo chegou á Capela, teve logar a missa que foi celebrada pelo Revmo C°. Quinzinho , ao som dos hinos á S.S. Virgem, cantados pelos romeiros, acompanhados pela orquestra de visitantes.
Ao findar a Missa fez uma brilhante prática o Revmo. Dr. Delfim Guedes, saudando os liguistas de Brazópolis, seu distinto  vigário e a população acolhedora da cidade terminando a prática religiosa pela benção do S.S. Sacramento , ministrada pelo  Revmo. Padre Benedicto  Salomon, ilustre Capelão do Asilo Dona Maria Adelaide.
Em seguida foi oferecida pela liga local, á visitante, um ligeiro lanche no salão nobre do Asilo, o qual foi servido por distintas senhoras e senhoritas da nossa sociedade.
Á entrada do Asilo, usou da palavra o Sr. Dr. José de Mendonça Chaves que enalteceu o gesto belíssimo da Liga Católica de Soledade de Itajubá, respondendo-lhe, agradecendo, com rara eloquência, o distinto professor visitante Snr. Gustavo Sinfronio Moreira.
Á mesa da refeição, falou o Snr. José Alfredo Gomes, que, na qualidade de prefeito da cidade sentia-se feliz em saudar a gentileza da visita dos ilustres romeiros, gentileza que os católicos de sua terra saberão guardar como uma relíquia de subido valor.
O Revmo. Dr. Delfim Guedes, em nome da liga católica de Soledade de Itajubá, externou o seu muito sincero agradecimento.
Seguiu-se com a palavra o Revmo. C°. Quinzinho, agradecendo as amáveis expressões do Revmo. Dr. Delfim Guedes e do professor Snr. Gustavo S. Moreira, referente á liga católica e povo de Brazópolis, relembrando, de passagem,  o belo tempo em que paroquiou a freguesia de Soledade de Itajubá, felicitando o pessoal da Romaria, que já foram seus paroquianos, dos quais conserva uma lembrança queria e saudosa.
Finda a refeição, os romeiros em geral, foram visitar os departamentos do Asilo, a Escola Doméstica, o salão dos Milagres da Capela N.S. Apparecida, o Clube Wenceslau Braz, a Igreja Matriz, e daí para a estação férrea, onde ás 15 horas tomaram o Especial para seu regresso.
Em todas estas visitas foram acompanhados pelos Revmos. C°. Quinzinho e Pe. Benedicto Salomon e vários membros da Liga Católica local.
NOTAS
Tivemos ocasião de verificar que a Liga Católica de Soledade de  Itajubá, era composta de 120 membros mais 10 pessôas, que se imcorporaram  a romaria, perfazendo assim o número de 130 romeiros.
- A música que acompanhou os hinos cantados pelos romeiros, estava ensaiada escrupulosamente e os cantores responderam com a mesma nitidez e perfeição , sendo  assim muito justamente ap0reciada por todos.
Foi uma festa brilhante e suntuosa, que será relembrada por muito tempo e quem sabe se talvez por outras ligas desta zona.

OBS: No texto foi utilizada a grafia original da época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.