6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

18 de julho de 2012

“RIO+20” e o “BRAZÓPOLIS+10"


Gerado pela ideia do “RIO+20”, o “BRAZÓPOLIS+10”  será uma oportunidade para  refletir sobre o futuro que queremos para a nossa cidade nos próximos 10 anos.

Não teremos  conferências, líderes mundiais, milhares de participantes do setor privado, ONGs e outros grupos se reunindo para determinar como é possível reduzir a pobreza, acabar coma politicagem e as perseguições promover a justiça social e a proteção do meio ambiente em nossa Brazópolis.
 Mas esta é uma oportunidade  para desenvolvermos  ideias que possam promover um futuro sustentável - um futuro com mais postos de trabalho,  com mais segurança e com um padrão de vida decente para todos nós.
 "O Brazópolis+10” será uma reunião de ideias sérias e criativas para  o nosso desenvolvimento sustentável.
Você já faz isso? Como?
Deixem suas opiniões!
Vamos tentar ajudar a melhorar nossa querida Brazópolis!

78 comentários:

Unknown disse...

Fátima, isto muito me interessa, quero melhor qualidade de vida em nossa cidade, se fores reunir, me avise, sem politicagem, apenas ideias para serem colocadas em pratica,mais ações conjuntas na educação,esporte, lazer,entre outras coisas.Sem mais.José de Lurdes Vizotto

Unknown disse...

Fátima, isto muito me interessa, quero melhor qualidade de vida em nossa cidade, se fores reunir, me avise, sem politicagem, apenas ideias para serem colocadas em pratica,mais ações conjuntas na educação,esporte, lazer,entre outras coisas.Sem mais.José de Lurdes Vizotto

Anônimo disse...

Gostei da idéia ,agora o é sair da idéia e colocar em prática

Fátima Noronha disse...

Lurdes, pensei em ir recolhendo as opiniões qui mesmo nos comentários do vlog e depois sim, fazermos uma reunião para ver o que é viável, o que é interessante, o que podrá realmente ser feito.
Daí podemos fazer um dossiê (não sei se esse é o termo" e apresentar à todos.
Não sei bem, tem que surgirem as sugestões e as idéias primeiro. Tomara que o povo participe, mas deixando o anonimato de lado.

Anderson Sales disse...

Temos que partir do principio de que as condições econômicas de Brazópolis não são extremamente favoráveis o que faz necessárias ideias racionalizadas. A posição geográfica é um fator decisivo, pois leva a problemas e soluções inerentes ao meio Político e social em que essa cidade se encontra, ou seja, sua ligação e utilidade com outras cidades.
Seria uma falta de bom senso, focar as ideias apenas no cenário cultural, embora estes sejam o alicerce decisivo de qualquer civilização. Se a meta for apenas retirar o “tédio coletivo” vejo que qualquer forma de expressão me parece de boa valia, desde que atenda pelo direito todos os gostos com a mesma dignidade. Neste caso a sensibilidade, praticidade e dialogo, deve-se gerar um produto cultural o que requer uma produção profissional e politizada da cultura. Desta forma caímos no “quem pagar leva” Não há nada demais nisso, pois este é o sistema ocidental – O capitalismo. A sociedade brasopolenses estaria mancando se não a seguisse nas esferas das ideias praticas.

Anônimo disse...

Anderson, bom dia. Dá para trocar em miúdos o que disse, pois não entendi nada.

José Leandro disse...

Fátima, acredito que estamos em uma época propícia para fazermos uma verdadeira conferência, um encontro BRAZÓPOLIS +10. Nessa época em que despontam os candidatos políticos poderíamos emprestar o Clube Wenceslau e fazer uma séria e organizada conferência, com uma palestra inicial e motivacional dada por alguém de qualidade (preferencialmente alguém de fora, totalmente alheio à nossa política local) e com umas duas noites de debate sério e inteligente e apresentações de propostas para a construção de uma carta popular de intenções que orientariam os governantes dos próximos 10 anos quanto ao desenvolvimento da nossa tão amada cidade. Para que isso possa se tornar algo sério, importante e organizado, poderíamos pedir à MM. Dra. Letícia Drumond, nossa cara Juíza, para presidir a Conferência. Creio que sua autoridade e prestígio muito colaborariam com a dignidade do evento. Se vocês aceitarem, poderíamos criar uma comissão organizadora e, na primeira quinzena de setembro, poderíamos ter nossa conferência BRAZÓPOLIS +10.

Anderson Sales disse...

É claro carissimo anônimo, Brazópolis é uma cidade pobre, que não tem investidores. Não tem como investir em cultura e arte pois não temos gente competente para isto( artistas) e ninquem merece trabalhar de Graça para a prefeitura independente de quem esteja no poder. Ao menos que paguem a artistas de fora enquanto os daqui ficam sem ter como se profissionalizar e receber. Dar pão e circo é algo básico e todos querem isto mas não é tudo.
No final das contas quero dizer, que primeiro temos que pensar em renda em melhoria vida e trabalho ajudando assim a população em geral, antes de pensarmos em cultura e talentos que são para poucos, e como já deu para constatar que embora muito glamuroso a cultura não soluciona problemas praticos.
Existe uma hierarquia de valores a ser seguido, alimentação , educação (sistemática) ,segurançae lazer. Entretando Brazópolis tem que administrar e investir seus recursos de forma genial, enxergar um mundo global. Dinheiro rola tanto aqui quanto nos confins da Finlândia e em todos os lugares sobrevive a sociedade que sabe usa-los ( óbivio). Não conheço a arte da administração...Mas Brazópolis mesmo sendo pequena não precisa ser uma cidade que não interaja com mundo. ...Soluções praticas não são meros comentários mas atitudes sérias, pioneiras e de longo prazo.
Elites e organizaçãoes já existentes devem ser respeitadas.
É a velha história por que Brazópolis não tem falculdades, Por que os produtos gerados aqui não atendem ao mundo ou mercado lá fora e se atendem porque o amadorismo.
Brazópolis produz muitas pérolas, que possuem uma singela colocação no mundolá fora, mas isto não significa melhoria de vida em termos platicos.
Se temos uma crise lá fora pouco nos importa, se o "extremo oriente" quer destruir ocidente com armas nucleares também não nos importa. temos que garantir melhoria de vida aqui, no qual consiste em movimento.
Temos muitas cabeças pensantes e que merecem atenção, Temos ainda pessoas estudas que possuem o conhecimento necessario para este jogo politico e econômico, cabe confiarmos nelas. Ao falarmos em politica é claro que não estamos falando necessariamente em golpe ou em ocupação de cargos.
Embora as idéias geradas não devam ser "infantis" temos que focar que Brazópolis não é um Grande asilo e nem deva ser paraiso utópicos de Ricos, o que já é outra história...
Lembro de uma matéria assistida na tv nestes dias, em que a população obtia alimentos mais baratos das lavouras locais, trata-se de um modelo gerado numa provincia européia ou americana,(não me lembro) em que a população decidiam e analizavam as propastas da prefeitura sem "descer o nivel" tinha uma moeda própria ( está é para os economistas)... era como se fosse a politica da boa vizinhança com educação e civilidade.
Do mais as idéias são com vocês.

Anderson Sales disse...

P.s: Perdoa-me a grosseria mas, não estou fazendo a revisão do comentário, então independente do assassinato do velho portuquês, procurem fazer criticas com as idéis que forem realmente impotantes, caso haja alguma.

Anônimo disse...

é o que chamam de erudição empirica

Evandro Negrão disse...

Ótima idéia!
Nós brasopolenses temos que pensar em algo bom e pratico para manter a nossa cidade VIVA, pois se não daqui a 10 anos Brasópolis não terá mais habitantes, devido a falta de emprego, o que faz com que a população migre para outros municípios, a taxa de natalidade em Brazópolis é mínima e infelizmente a de mortes vem crescendo. Brazópolis já não tem mais jovens e a população mais idosa infelizmente não estará mais aqui daqui a 10 anos.
A econômica que gira dentro do município não é o suficiente para manter o comércio em funcionamento, alguém já fez um estudo de quantas lojas, bares e restaurantes já abriram e Fecharam nos últimos anos???? Pois então, a situação ta feia! Se não tem empregadores não tem empregados.
Sou a favor de mobilizarmos um encontro convocando a população interessada para ouvir e discutir o futuro da nossa cidade. Brazópolis + 10 EU VOU!!
Abraços,
Evandro Negrão

Braso disse...

Com inteligencia e sem politicagem é possível sair um texto produtivo e progressista, pelos comentários acima a falta conhecimentos para pareceres que ajudariam solucionar os problemas estruais, sociais e econômicos de Brazópolis, carece de estudos sérios de pessoas serias.

Clarinéia disse...

Também estou de acordo com vc senhor Braso.Tudo aqui tem politicagem destrutiva,acho que a população tem que definir seu destino e trabalhar pra isso.Vejo nas escolas que NÃO há educação ambiental como deveria ter,oa professores não estão nem AÍ com o problema,os poucos que tentaram desanimaram no meio do caminho.A população precisa sem demora ser exclarecida sobre pelo menos a situação do lixo domestico, são jogados nas ruas em sacolinhas,não há interesse e nem conhecimento em separá-lo para uma possivel reciclagem,o aterro sanitário é muito precário e precisa de investimentos urgentes.É preciso concientização urgente em nossa cidade.Estamos atrazados em pelo menos 40 anos diante de muitos paises onde nas pequenas cidades cada rua tem um monitor que a cada dois dias recolhe o lixo para reciclagem nas casas do bairro,esse trabalho é feito por crianças.Muitos irão perguntar:o que elas ganham com isso? um futuro melhor,uma cidade mais limpa e mais educada e o processo educativo que envolverá toda a sociedade.espero que essa preocupação não fique só na vontade,vamos deixar de nhé,nhé nhé,brazopolenses:Mãos a Obra!

Idealista disse...

Caro Anderson,voce está muito certo,eu entendo perfeitammente o que vc quer dizer e o que sente.Fique certo de que a maioria das pessoas não estão nem aí com a COISA,mas tenha a certeza que Somos pessoas especiais e podemos fazer muito por nossa cidade,expondo nossas idéias com os amigos,vizinhos,enfim,no meio em que vivemos.Quero que saiba que conto com vc em meu projeto,que é simples,acanhado, mas vai fazer uma grande diferença em nossa cidade.Breve o procurarei.Até breve.

celestina disse...

Sr. Evandro aí de cima,saudações!admiro o trabalho que faz junto a ONG,mas acho que o sr. está um pouco equivocado.O comercio de Brazopolis é muito bom,os supermercados estão cheios,todas as lojas,bares,farmacias estão faturando,se não fosse assim todos os comerciantes estariam bem pobrinhos né?veja quantas padarias foram montadas nos ultimos anos,quantas lojinhas,e bares.Todos estão ganhando,senão fechavam.Quem fecha um comercio é porque não teve como competir,não teve capital ou conhecimento ddaquele ramo.Acho que o sr. anda ouvindo conversa de quem não quer concorrente e fica dizendo que está tudo ruim,cuidado,são a maioria,mas não caia nessa,estão todos ganhando dinheiro,é só ver o progresso de cada um.A crise de empregos é comum em todas as pequenas cidades ,por outro lado, fica parado só quem quer,trabalho tem, e muito,o ruim da população é que todos ficam esperando emprego na prefeitura,ou que o emprego bata a sua porta.Pense direitinho amigo.

José Leandro disse...

Enfim?! Vamos organizar a Brazópolis +10??? Idéia: o Brazopolense símbolo eleito por esse blog poderia se tornar o Patrono dessa 1ª edição.

Parece-me que já estamos atrasadospara montar uma comissão, fazer um esboço e procurar nossa MM. Juíza e tratar desse assunto.

Evandro Negrão disse...

Olá Celestina! Agradeço, e obrigado por admirar nosso trabalho de preservação e educação ambiental. Olá também a todos que estão compartilhando suas ideias neste blog em especial à este Tema. O que expus acima é apenas uma ideia minha, sei que há grandes comércios no município que estão indo muito bem, graças a Deus, mas sei que infelizmente alguns já abriram e fecharam as portas, por vários motivos até, seja for falta de capital ou por falta de retorno. Este e outros são alguns problemas de Brasópolis que devemos discutir para melhorar nossa cidade, eu como cidadão brasopolense quero o melhor para a nossa cidade e qualidade de vida para população. Assim como o Sr. José Leandro, também acredito que devemos colar nossas ideias em pratica e o primeiro passo seria organizar este encontro para debatermos estes e outros temas mais profundamente visando o bem de Brazópolis.
Alguém sugere uma data e local? Vamos colocar em pratica a Brazópolis + 10!!!
Se quiserem, antes disso, ouvir mais opiniões e ter mais gente envolvida é só encaminhar o link do blog com o tema Brazópolis +10 para seus amigos nas redes sociais e assim envolvemos mais pessoas e novas ideias para serem compartilhadas neste blog.

Ana Paula S. disse...

Esta história de Turismo em Brazópolis, anda, anda e não sai do lugar.
Os turistas, ou visitantes, sabem que aqui é um lugar de esportes radicais. Temos a Pedra da Cruz (ou Falézia dos Olhos e Cadedral), a pista do Peninha (Uma das melhores da região), o Mirante Vó Cotinha, a Pedra Bicuda e outros.
Todos nos mostrando que o rumo a tomar é o turismo de esportes radicais. O resto serão apenas atrativos a mais para a cidade.
Não entendo pq ninguém investe nisso.

Anônimo disse...

Cada um investe no que interessa.

Anônimo disse...

rc.dis...ana paula,sera que voce e loira.demora pra entender as coisas.o loirinha quantos emprego esses pontos turistico que voce mencionou gerou na cidade.

Anônimo disse...

A geração de empregos com turismo esta na hotelaria (camareira, gerentes, atendentes), restaurantes (cosinheiras, garçons, gerentes), entretenimento (artistas, técnicos, agentes culturais), infirmação ( monitores, guias, agentes de turismo) e agencias de viagem ( transporte, vendas e divulgação) e sem contar os inúmeros empregos tercerizados e o aquecimento do comércio local gerando mais empregos. Só aqui geramos mais de quarenta empregos sem destruir nosso patrimônio histórico. Só não vê quem não quer ou não sabe. Braz+10.

Aline disse...

No final da década de 80, tinhamos o Clubinho "Defensores da Natureza". Eram umas 70 crianças. Reuníamaos na casa da Fátima (esta mesma do blog). Lá aprendíamos a amar e cuidar da natureza, dos animais, a reciclar e aproveitar o lixo. Economizar água e energia. Além, de muitos outros assuntos. Fazíamos passeatas, conscientizavamos as pessoas, Multirão de limpeza nas ruas, dávamos palestras nas escolas. Mas o que me lembro e que mais gostava é que tínhamos uma carteirinha que nos dava o "direito" de chamar a atenção das pessoas que sujavam as ruas e estragavam os jardins e praças. Por falta de apoio e de dinheiro o clubinho acabou. Enfim, a prefeitura da época, tinha 70 fiscais sem pagar nada, que cuidavam muito bem de nossa cidade. Que tal esta idéia ser derida pelo nosso próximo governante? Não vale pensar? Falem com a Fátima que ela explicará direitinho. Aí a minha idéia. Tomara que venham outras. Saudades do Braz!

Cristina Pereira de Souza disse...

Conheço uma cidade, pequena como a nossa, que é muito limpa e as casa todas muito bem cuidadas. Dá gosto de ver. Procurei saber e as pessoas de lá me contaram que as tintas para a pintura das casas (todas bem pintadas, lindas), são descontadas do IPTU. Dependendo do tamanho da casa, o valor é estipulado e na maioria das vezes, os próprios moradores fazem a mão de obra. Assim eles conservam suas casas bonitas, sem gastar muito e a prefeitura faz sua parte ajudando no material.
Uma boa ideia que deve ser seguida.

Ana Cristina disse...

Sou de Brazópolis e moro numa pequena cidade do Paraná.
Aqui, em minha comunidade, resolvemos solucionar o problema do óleo de cozinha usado, que antes era jogado na pia poluindo os rios.
Uma grupo de pessoas, com a ajuda da prefeitura, conseguiu um curso onde as mulheres e alguns homens que estavam desempregados, fizeram um curso aprendendo a utilização do óleo na fabricação de sabão de pedra, sabão líquido, produtos de limpeza pesada.
Conseguimos um local, a prefeitura disponibilizou um caminhão que passa uma vez por mês recolhendo nas casas o óleo e a fabriqueta está indo de vento em popa.
Os produtos são vendidos para os prédios públicos da cidade: prefeitura, fórum, cadeia, escolas, asilo, etc... além de ser também vendido ao público em geral. Tudo bem baratinho.
Geramos mais de 50 empregos.
Ouvi dizer que aí existia, no bairro Frei Oreste, uma fabrica desta. Ainda existe?
Se não, por que não começar de novo?

Anônimo disse...

São pequenas idéias, mas que juntando todas, muitos problemas são resolovidos. Não vamos querer ter idéias utópicas que não vai funcionar. Parece pouco as idéias que aqui já surgiram, mas são de boa valia e podem ser adotadas sem precisar de grandes recursos.

Luiza Maria disse...

Aqui na cidade tem dezenas de terrenos baldios abandonados, que vivaram depósitos de ratos, baratas, escorpiões, além de deixar a cidade feia. Os donos não cuidam e tb não fazem nada nele. Pq não os vereadores criarem uma lei, obrigando os proprietários a "esprestarem" por um certo período estes terrenos à prefeitura, que fará parceria com pessoas dispostas fazer deles uma boa horta. Os alimentoa ali cultivados poderiam abastecer as escolas , o lar da criança e o Ladma, sendo comprados a custos pequenos do cuiudador destes terrenos?

Anônimo disse...

Reciclo o meu lixo,tudo arrumadinho e limpinho,junto o óleo sujo em garrafas e faço sabão que fica ótimo,quando não faço passo esse óleo para uma pessoa que também faz sabão ou coloco junto ao lixo de minha casa para que os coletores encaminhem pra quem quizer.Não faço mais que a minha obrigação e acho que eu poderia fazer mais.Onde eu moro(no meu bairro)só eu cuido do meu lixo e ningúem mais.Acho que esse Mínimo que eu faço,deveriamos criar equipes nos bairros para exclarecimentos de casa em casa,é o caso de educar,plantar pra colher.Acho também que a camara de vereadores pode criar uma lei que exija da população mais atitude em relação ao lixo nosso de cada dia.

Anônimo disse...

Os defesores da natureza foram neutralizados e desacreditados qd um certo projeto pseudo ecológico chegou na cidade, o projeto curupira. Lembram????

Anônimo disse...

A muitos anos, num antigo portal brasopolense (brazonline), sugeri uma especie de mutirão para revitazlização de praças ejardins da cidade. A proposta era que em um ou mais fins de semana os moradores fariam mutirões de limpeza e plantios de plantas, arvores, etc.As mudas e ferramnetas seriam fornecidos pela prefeitura e a mao de obra dos moradores. Para um paisagismo mais apurado, as empresas de Brasopolis entrariam com mais recursos e aquela area por ela recuperada seria "adotada" por esta empresa, que poderia fazer ali neste local propaganda em seu favor.

Alessandro Martins disse...

Adorei a idéia e terei o prazer de participar deste grande encontro. Brazópolis precisa disso, e no que pudermos ajudar é só chamar!!! Mantenham-me informado!!!

Sds,

Alessandro Martins.

Guaraci Campos disse...

Brasópolis tem um potencial muito grande no que se pode chamar de ECO-Turismo. Se o espaço rural fosse mais valorizado e houvesse mais incentivo ao turismo, isso geraria mais emprego e renda a população. A própria cidade (espaço urbano) possui características que chamam a atenção do turista. Temos prédios históricos que deixam evidente o auge do período do café. Valorizar ambos os espaços também seria um grande passo ao tão falado desenvolvimento sustentável. Claro que deve existir políticas públicas que sejam em prol desse discurso. Arborização da cidade, manutenção das estradas, criação de pontos turísticos que viabilizem o acesso as cachoeiras, montanhas, fazendas (que estejam dispostas a receber esse tipo de público). Deve-se lembrar também do apoio aos comerciantes e toda rede hoteleira.

Anônimo disse...

Ótimas idéias! Gente disposta a ajudar. Que bom que ainda tem gente que não desisitiu de Brazópolis. Isto nos anima. E este blog está sendo muito importante para isto.
Já vi muita gente boa, cheia de iniciativa e de vontade de fazer algo pela cidade juntar a trouxa e ir embora ou simplesmente não se envolver com mais nada. Por quê?
Na minha opinião o maior problema de Brazópolis é a falta de continuidade e apoio aos bons projetos existentes e a conhecida e "nojenta" briga de egos. Me parece que toda vez que entra um novo prefeito as coisas tem que começar do zero! Nem as coisas boas se mantêm! É aquela mentalidade ridícula de que " a idéia não foi minha, portanto os louros não serão meus". A coisa é boa? "Ah,até podemos continuar mas vamos mudar de nome". Piada,né? Pensam que nos enganam. Ou pior ainda, simplesmente ignoram o que foi feito. É ridículo e acaba com qualquer boa iniciativa. E quem sai mais prejudicado? O cidadão brazopolense!!!!!
Enquanto as pessoas não mudarem esta mentalidade, não pensarem no bem comum, não deixarem as vaidades de lado, nada vai acontecer!
Eu, pessoalmente concordo com aqueles que acham que o turismo (ecoturismo e turismo cultural) é uma boa saida para a cidade, pois, temos uma cidade aconchegante, montanhas maravilhosas, muitos artistas, e se for bem planejado, pode sim, gerar muitos empregos, formar cidadãos do bem e tudo isto sem destruir a cidade.
Boa sorte a todos!

Francisco de Assis disse...

São coiisas simples, bem planejadas e feitas com boa vontade que melhorarão nossa cidade. Aqui no blog já estão começando a surgir as ideias que poderão ser aproveitadas pelas próximas administrações. Ganhe quem ganhar um conselho: ouçam mais o povo, peçam idéias, peçam ajuda, Amamos nossa Brazópolis e queremos que tudo melhore.

GLP disse...

O potencial turistico existe sim, mas precisava existir mais incentivos por parte da administração. Poderia existir um Gabinete ou Secretaria que ajudasse um possivel futuro investidor no ramo de turismo rural. Este gabinete ajudaria o interessado fazendo um estudo de todo o potencial que sua propriedade pode oferecer, como esporte radical, trilhas para caminhadas, areas de camping, enfim tudo aquilo que poderia ser explorado por aquela area. Tentaria buscar tambem angariar incentivos fiscais, buscar parceria com possiveis investidores de outras propriedades afim de montar uma estrutura que possa atender um turista de maneira satisfatoria em toda a infra estrutura necessaria.
Muitas vezes observamos que alguns proprietarios de terras até tentam se embrenhar neste ramos de turismo, mas não tem a visão necessaria de empreendedorismo, pois acham que um simples estabelecimento comercial (bar, boteco, venda, etc) ira atrair mares de turistas. Mas não é só cachaça que o turista quer. Ele busca cada dia mais conforto. Uma simples maquininha de cartão de débito ja faz uma diferença muito grande na escolha do cliente hoje em dia.
Portanto, na minha opinião, deveria existir um setor publico para auxiliar aqueles que ainda acreditam no potencial turistico de Brasopolis. Mas um setor que bote a mão na massa e faça acontecer e não para burocratizar e atrapalhar.
Fica aqui minha ideia.
Abraços

Anônimo disse...

r.c.dis fatima depois de toda essas idea comentadas os srs administradores da cidade ainda vao ficar pensando que estao administrando uma fazendinha.brasopolis e muito mais que isso.

Anônimo disse...

Como diaria o Professor Calinhos Peregrino, "pra Brasopolis só tem uma solução, chover polvora durante cinco dias seguidos e depois cair um raio......". Tem que começar de novo esta cidade....

Anônimo disse...

seria bom se tivesse uma antena 3g da tim pq ate paraisópolis tem pq aqui nao pode ter uma tambem?????

Anônimo disse...

Seria bom se o povo de Brasópolis soubesse distinguir o homem que faz e ou esta fazendo alguma coisa para Brasópolis de quem promete fazer e nunca fez nada!!! É por ai a realidade das coisas não interessa o "Brazópolis + 10" o que interessa é somar obras feitas por "A" ou "B" em benefícios de nossos Filhos / Netos a cidade o município e não o tal de pegar na MÃO E DIZER TUDO BEM??!!Tudo bem nada chega de enrolar!! tire a mascara seja real!!Chega de mentiras e de não vi nada e não sei de nada!!Brasil acorde

Dio disse...

Brazópolis precisa de uma instituição de ensino artístico: Teatro, Desenho e Pintura, Música, Dança, etc.

Evandro Negrão disse...

Pelo que vi temos bastantes ideias, a demanda é grande, mas e aee? Só vai ficar na conversa ou vamos organizar um evento? Para discutir sobre o futuro de Brazópolis, levantando os problemas de agora e as necessidades para tentarmos melhorar nossa Brazópolis, formatando um documento e assim depois podermos cobrar das autoridades, políticos e até mesmo, de nós mesmos.

Unknown disse...

Vamos organizar já to dentro.....
Tudo por brasópolis, esqueça os politicos vamos nós o povo tem a força.............

Lala Gomes disse...

Aqui precisa de um ringue de patinaçào,uma pista de skate e bibliotecas para a juventude.O primeiro passo é mudar a cabeça das novas geraçòes.Vamos tirar a criançada das ruas gente!aoficina de arte achei uma otima idéia também.Porem,o mais importante seria montar um projeto,90% das ações depende muito do poder público.

Anônimo disse...

Mudar a cabeça dos mais novos?São os mais velhos que só querem viver do passado glorioso de Brazopolis.

Anônimo disse...

Que ringue de patinação...
Se montar uma coisa destas alguem quebra um ossinho qualquer(e vai quebrar porque é normal neste tipo de esporte) ai ja vão fazer um monte de reclamações...
precisa de coisas mais simples como uma pista de caminhada ecologica dentro da mata, uma ciclovia plana , algo deste tipo.
Pistas de esportes radicais são febres, nos dois primeiros meses lotam, mas depois caem no abandono e acbam virando elefantes brancos, sem contar que são horriveis aos olhos.

Anônimo disse...

Essa veiarada devia largar o osso e ficar só no café com leite.

Anônimo disse...

AFFFFFFF!!!!!!
ESSA VEIARADA TEM MT CULTURA PRA OFERECER E NO TEMPO DA VEIARADA APRENDIA SE MT LIÇÃO DE MORAL DE HONESTIDADE E TUDO ERA ENSINADO COM MT EMOÇÃO E BONS SENTIMENTOS Q MT VEIARADA TRANMITIU AOS SEUS FILHOS Q HOJE AINDA ESTÃO BRILHANDO PELO BRASIL A FORA!!!!!!
TENHO DITO

Lala Gomes disse...

Esse anonimo ai de cima(13:31)ésimbolo da ignorancia e do desânimo.Sãopessoas assim ,que tem medo de tudo e criticam tudo que deixam a cidade parada no tempo.Talvez falta algum össinho em sua cabeça cara".Se não tem nada pra falar de bom...Porque não te calas?

Anônimo disse...

inclusive senhora lala gomes uma das pessoas q eu pensei ao escrever este comentario de um grande brazopolense q tendo feito somente o curso primario (4 ano) foi seu ilutre e honestissimo avô humano sr. Alvinho Chaves! e mts outras qualidades!!!!!!

Ossinho disse...

Esta é minha resposta pra vc cara Lala (ou lelé):
Todo aquele que se cala perante as injustiças, hipocrisia e maldades, nunca serão dignos de respeito, mas dignos apenas de lástima.
O caráter e a força de uma pessoa não são medidas pela força do seu poder, mas pela força e coragem de suas palavras.
Posso ate ter um ossinho faltando, mas tenho um cerebro que funciona em minha cabeça.

Anônimo disse...

Poxa! Esses nossos filhos podiam brihar aqui em Brazópolis, é só a veiarada largar o osso e ir curtir os netos, passando a bola para a nova geração. Não é excluir a experiencia da veiarada, mas é incluir a vangarda dos jovens.

Anônimo disse...

Pensem em Brazópolis como uma grande empresa. Nossos brilhantes filhos poderiam estar trabalhando aqui pesquisando, administrando, servindo e, sobre tudo, lucrando em seu município. E o mais importante, com qualidade de vida. Nossa cidadempresa necessita da experiência e conselhos dos mais velhos e da dinâmica e força dos jovens. Nossa Empresa Brazópolis tem quer ser mais interessante que as Empresas Multinacionais e Estatais para conseguirmos repatriar e não mais exportar nossas mentes brilhantes. Aproveito para salientar que a saída da terra natal para ganhar experiência é fundamental, e é uma atitude típica da juventute. Então nossa Brazópolisempresa deve garantir o retorno deste profissional especializado para contribuir e melhorar nossa terrinha.

Anônimo disse...

Nooooooooooooossa......
Viajou na maiones com esse papo de "Brasopolis empresa"......

Anônimo disse...

Nooooooooooossaaaaa!!!! Quem viajou foi vc. Brasópolis tem renda, funcionários e até um administrador chamado de Prefeito. E nós somos os patrões que pagamos o salário dos funcionários. Se nós somos os donos temos que cuidar e zelar pelo nosso investimento, neste caso a cidade de Brazópolis. Pensar a cidade como empresa não é viajar, é planejar.

Anônimo disse...

Nooooooooooossa.....
Que seja como voces quiserem.
Continuem vivendo nesta utopia de Brasopolisempresa, somos patrões, filhos brilhantes, etc...
Enquanto isso, aqueles que estão acordados vivendo na realidade, correm atras pra quem sabe um dia criar este mundinho de sonhos que voces idealizam...

Anônimo disse...

Não é o seu caso, né? Sr. Dorminhoco.

Anônimo disse...

Os que estão acordados estão tirando vantagens da maioria que dorme, ou prefere fechar os olhos.

Anônimo disse...

Esse Braz+10 esta igual ao Rio+20 não vai dar em nada.

Anônimo disse...

Caros amigos eu estou indignado com o os prefeitos que já passaram e voltaram na prefeitura e nada o fizeram, o nosso povo não merece tanta besteira, precisamos unir forças e saber cobrar sem medo de nada,eu quero a cascata e o parque de exposições na ativa, vamos cobra.

Anônimo disse...

Os brasópolenses estão esperançosos com o novo governo de joão Mauro que esse novo governo possa ser diferente cheios de inovações Brasópolis prescisa deixar de ser cidades de aposentados. Prescisa vir novas empresas para empregar esse pessoal que trabalha em outras cidades. Prescisa-se também equipar o hospital São Caetano com uteí equipamento de utra sonografia casos de quebradura enfim acabar com essa história de tudo é em Itajubá

Anônimo disse...

em 2013 espero mudança na cidade brasópolis está parada ou seja não evoluiu prescisa de vir empresas para que possa empregar esse pessoal que trabalha em outras cidades prescisa investir em lazer também brasópolis não tem opção delazer investimento no turismo acho que seria bastante viavel pois geraria renda para o municipio como ex: a reforma da Cascata viria o pessoal de fora e isso aumentaria o consumo no comercio isso é para você João Mauro Bernardes vê se não vai ser aquele de oito anos atrás

Rafael disse...

Olá Fatima gostaria de fazer um pedido onde possso localizar um classificados somente de Brasópolis e tambem uma sugestão para criar um aqui na janela o blog mais acessado de brasópolis Obrigada

Anônimo disse...

Acabar com a perseguição politica entre partidos. Um prefeito faz o outro desmancha. Agora Temos: + vereadores da base aliada do prefeito PT, O prefeito é do PT e a presidente do Brasil é do PT, Se Brazópolis não sair do buraco nunca mais sairá.

Anônimo disse...

O povo de Brasópolis prescisa ser mais unido.Mais participativo freguentar as reuniões da câmara para cobrar soluções para nossa cidade.

Faraó

Anônimo disse...

É realmente o anonimo tem razão, tem tudo para dar certo, porém a cidade está um verdadeiro buraco:;
O prefeito anterior, tapava buraco nas chegadas e saídas de Brazópolis com barro misturado com pedras entulho, agora para entrar ou sair da cidade, temos que fazer malabarismo com o carro de tanto buraco que existe, e o interessante é que um dos novos vereadores é taxista tenho certeza que em nenhuma sessão da câmara deste ano foi comentado algo a respeito.

Anônimo disse...

O amigo Rafael tem toda razão em seu comentário,eu saí desta cidade em 1959 me criei longe daqui mais a saudade era grande, agora aposentado, voltei a morar aqui e é com tristeza que percebo que nada mudou está do mesmo jeito, se houve mudança foi para pior.
Tudo o que foi feito para que a cidade começasse a se tornar TURÍSTICA, por negligencia e manobra politica foi abandonado e o dinheiro publico jogado fora, e eu falo do projeto CASCATA que acima de tudo, era area de lazer para o povo Brazopolense.

Anônimo disse...

Continuando com o meu comentário, venho lamentar a situação que a cidade está nos quesitos Saúde, Educação e Segurança; não houve mudança nenhuma no hospital local, o posto de saúde é um desmando total, os medicamentos básico mês tem, mês não.
É sabido do consumo de Drogas no entono das nossas escolas pois a cidade se tornou um corredor para o tráfico entrando por Luminosa e ou Itajubá, é distribuída em Brazópolis e nos bairros vizinhos que pertencem ou não ao município, CIDADE PREZEPIO TUDO PARADO

Anônimo disse...

Prezados Anônimos.
Em vez de escrever aqui neste prestigiado blog, creticar os edis este ou aquele prefeito. porque não freguentamos as reuniões da câmara e cobramos pessoalmente?Vamos ver o que realmente acontece?
Porque Brazópolis esta minguando dia a dia?
Estamos colhendo o que foi plantado a 30 ou 40 anos atraz?
Falta de Verba?
Falta projeto?
A veiarada cansou e os novos não estão dando conta?
Brazópolis é uma cidade ótima, de pessoas inteligentes e bem intencionadas.Povo ordeiro, gente competente.
O que Falta então?

Faraó.

Anônimo disse...

vamos falar o verbo popular Brazopolis +10 é historia pra boi dormir tanta coisa pra melhorar a cidade vao ficar debatendo bobeira q nao vai sair do papel mesmo isso é so teoria na pratica pode esquecer

Anônimo disse...

lazer para os jovens,shows na praça e pista de skate etc.

Anônimo disse...

Querida Fátima Noronha; Muito bom o seu trabalho relacionado a Pequena e Imensa Brazópolis. Venho através desta solicitar o envio de alguns Poemas de minha autoria, se possível para ocupar um espaço em seu Blog. Meu nome é Marcelo Henrique Zacarelli, sou Poeta e tenho Colaborado com sites como: Recanto das Letras - Luso Poemas - Latino Poemas, dentre outros. Preciso que me escreva.
Meu E-mail: zacarellipoeta@gmail.com
caso se interesse por algum Poema de minha autoria visite meu Blog: www.marcelozacarelli.blogspot.com
Fica aqui os meus agradecimentos.
Marcelo Zacarelli

Anônimo disse...

Fátima achei ótima sua ideia, Brasópolis em minha opinião precisa de empregos, todos estão sendo obrigados a ir embora, se investe muito na my lady e a fabrica de doce e moto radio tb precisa de um olhar!

JOSÉ disse...

Chega de falar de ditadura, estão todos velhos.
Chega de falar de pobres, porque é única meta do governo, todos pobres e analfabetos.Vamos falar de povo brasileiro esclarecido,sem vendas nos olhos,ansioso por escolas de qualidade,saúde de qualidade,transporte públicos de qualidade, políticos de qualidade,vida digna etc.Os filhotes da ditadura que ainda insistem em ficar no governo,lutaram pelo PODER e o tem e agora não sabem governar, não tem planos, propostas. Lamentável

Anônimo disse...

Bom dia Fatima
Fui sua aluna em cruz vera,algum tempo atras,e estou muito contente com a sua atitude de criar este blog e nos passar noticias de nossa cidade .

hoje moro em Sao Jose dos Campos e sempre que posso entro no seu blog para saber de noticias dai .
E hoje venho fazer um pequeno desabafo,perdi uma pessoa muito importante para mim e meus familiares por este dias e a familia resolveu velar ai no velorio municipal,quando cheguei la com o meu coração muito triste pela perda que tive,tive uma decepçao extrema ao ver o estado do local e o descaso ate da autoridades que nao olha pelo o seu municipio,o local estava extremamente sujo,nós familiares tivemos que arrumar material de limpeza e limpar o local para poder velar o nosso enti querido, não sei se aqui é o lugar certo para este meu desabafo,mais conversando com as pessoas que ali passaram,todos ficaram indignados pelo o estado do local e uma residente da cidade me disse que sempre foi assim,e que ninguem tinha coragem de reclamar do local,queria ate saber como faço isso,porque um lugar onde é para ser velado pessoas importantes que passam pela nossa vida,teria que ser um lugar digno e de respeito,um lugar onde seu familiares possam se despedir de seus entes queridos.o local parece ser abandonado,encontramos cheio de terra,teias de aranha em todas as paredes,portas e janelas,nos banheiros tinha lixo jogado no chao,na pequena cozinha um fogareiro todo sujo e enferrujado encima de uma mesinha escoradas com toquinhos de madeira para que nao caisse,pia suja,cadeiras velhas que nao oferecem conforto nenhum para as pessoas que ali ficam,vidros sujos,paredes sem pinturas,pelo lado de fora um mau cheiro muito forte de urinas de animais e nem sei mais o que,nao consigo nem falar,sei que a responsabilidade do local a muitos anos é com a mesma pessoa,mais esta na hora de cobrar atitudes de todos,pois se ninguem falar vai continuar assim sempre, nao sei se os outros locais pulblicos como estao e se precisam tambem
de ajuda,mais sei que o velorio municipal precisa sim de uma boa pintura,uma limpeza semanal,bancos ou cadeiras mesmo mais confortaveis,um local onde as pessoas possam ter no minimo de conforto numa hora tao dificil que é a perda de um enti querido.

Anônimo disse...

é minha filha, reclame, denuncie, proteste! mas duvido q alguma coisa melhore. é assim q são tratadas as familias qdo perdem um ente querido e precisam de um local para velá-los, total falta de respeito, descaso, muita humilhação. mas nada é feito para melhorar. e olha q o responsavel por todo esse descaso é vereador, fato q faz ele ter OBRIGAÇÃO de cobrar um espaço digno.

Anônimo disse...

O anônimo de cima esta coberto de razão, esta mesmo uma vergonha o velório.
De quem é a administração, da prefeitura ou do administrador do cemitério local.
A quem a carapuça servir tem que tomar as providências.


Anônimo disse...

Tenho que falar de injustiças que acontece na Prefeitua de nossa cidade... Estão contendo gasto para Educação e saúde. Outro dia passando por una das escolas vi uma professora chorando, ela disse que tinha sido despedida. Fiquei indignada, pois combatiam tanto a administração do nosso ex prefeito, mais agora estão contendo gastos em áreas que deveriam ser privilegiadas. É fácil ser igual macaco enrola o rabo e não vê o tamanho do seu. No outro dia para variar fiquei sabendo que a fisioterapeuta Dra Priscila tinha sido despedida. Como isso? Ela vem fazendo um trabalho na sociedade a muito tempo, e eles se acham no direito de também conter gastos, sempre vi a Dra Priscila batalhando pela nossa cidade. E tem gente ainda satisfeito porque estão limpando o mato da rua, isso não faz mais do que a obrigação dessa administração, não vou me calar... Chegou ao fim para mim passa administração e outra continua a mesma " porcaria" com o perdão da palavra. Nem a frente da casa do próprio prefeito tem condições de passar, a rua do Horizonte Azul esta parecendo a rua do Horizonte Buraco. E caminhando pela rua em direção ao Frei Oreste, mais buraco que jogo de buraco. VERGONHA brazopolis... Foi se o tempo onde via se administradores bons, hoje temos que nos contentar com essa vergonha. Infelizmente hoje estou vendo isso, seria melhor a morte.... Bem faz meus amigos que já morreram, tenho dó dessa sociedade que esta aí nova. A escolha com certeza é a droga e o álcool. Mais também posso dar um elogio ao Juninho da secretaria do Esporte, que tem boa vontade e sempre tenta melhorar onde ele está trabalhando. Fica aqui o meu protesto.

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o anônimo falando da administração atual,tirado uma profissional como a Dra Priscila e deixar farmacêuticos na farmácia do posto, onde apenas um profissional dava conta do trabalho na administração anterior. Outra situação q devo citar é sobre o meu ginecologista Dr. Corinto que passo com ele a 9 anos, e por pressão política ele teve que largar o cargo. Depois criticam o ex prefeito, mais isso esta pior que circo mais palhaço não existe. A saúde esta vergonhosa. Sao poucos os profissionais que podemos contar na área da saúde e esses infelizmente não ficam em órgãos públicos por conta do PT, poderiam sim importar os médicos do exterior e aproveitar mandar o PTistas para o exterior, assim nos livravavamos desde câncer do. Brasil PT.

Anônimo disse...

Montar na praça da matriz uma grande exposição de artesanato e divulgar para outras cidades e vender. Movimentaria com o nosso comércio.

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.