6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

23 de julho de 2012

HOMENAGEM AO PE. LEANDRO - Pe Luiz Cesar Moraes


Pe. Leandro, que trabalhávamos junto, vai em Missão à Diocese de Ponte de Pedras , no Pará , em Cachoeira do Arari, na Ilha de Marajó.  Peço a Você orações para que ele possas ser junto ao Povo Marajoara a Presença do Cristo risonho e alegre que ele é. Fizemos a ele uma Missa de envio neste Domingo passado, com a Presença de representação de todas nossas Comunidades Rurais e Urbanas.

HOMENAGEM AO PE. LEANDRO

Parafraseando Cora Coralina: “Não sei se a vida é curta ou longa para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas. Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silêncio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove. E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura enquanto durar. Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.”

Ontem, 12 de março de 2011, estávamos aqui felizes acolhendo o Pe. Leandro, que vinha para ser, em nosso meio, a Presença do Cristo por meio do Ministério Sacerdotal em nossa Paróquia de então só São Caetano.

Hoje, 22 de julho de 2012, passado 1 ano – 4 meses – 10 dias, num total de 498 dias, 71 semanas, 11.952 horas estamos aqui, também alegres, para enviarmos o nosso então Querido, Amado, Amigo, Irmão, Pe. Leandro para sua nova Missão, respondendo a um Mandato do Cristo, “Ide pelo mundo inteiro e pregai o Evangelho a toda criatura...” para ser um outro Cristo em terras marajoaras, na nossa Diocese Irmã de Ponta de Pedras, no Pará, na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Cachoeira do Arari.

Não nos importa se o tempo foi pouco ou foi muito, se foi ontem ou se foi já há muito tempo; importa-nos que você, Pe. Leandro, soube viver intensamente em nossa Paróquia o ser Gente, Amigo, Companheiro, Pai, Irmão, Conselheiro, Orientador Espiritual e acima de tudo Sacerdote! Isto pela sua amizade, disponibilidade, alegria, presteza, segurança, carinho, interesse, delicadeza, sempre correndo daqui prá lá, de lá prá cá nunca medindo esforços para o atendimento, em especial aos Doentes e Idosos, sempre sorrindo e feliz, com seu jeitinho serelepe de ser.

Saiba, Pe. Leandro, que Você fará muita falta a todos nós, estamos sentindo e já sofrendo muito sua partida, porque Você conseguiu cativar nossos corações pelo seu ser Sacerdote e Amigo, mas também estamos felizes por sua partida, porque o Povo de Deus que está em Cachoeira do Arari merece receber um Homem de Deus como Você, para ser naquelas terras e águas a Presença do Cristo risonho e alegre que Você é, levando a eles a esperança, vida, força, alegria, ânimo, perdão, paz, serenidade, proteção e principalmente o Cristo na Eucaristia e Palavra em seu Ministério junto deles.

Quando nosso Povo soube de sua decisão em ir, uma pessoa disse e eu ouvi dizer: “porque não vai o padre velho e fica o novo”, isto não me entristeceu não, porque Deus escolheu  o Melhor para ir nesta Missão.

Você parte, mas não vai só, vamos todos com Você através de nossas Orações e Comunhão, que faremos em nossos dias através da Eucaristia celebrada e vivida.

E saiba ainda mais, Você leva daqui, de uma Senhora de nossa Paróquia, um presente que dinheiro nenhum do mundo é capaz de poder pagar, aquilo que ela me disse num dia que eu fui atendê-la: “Diga ao Pe. Leandro que o meu coração vai com ele!” Só isto, acredito, basta para Você ir sem medo do que tem a enfrentar pela frente.

Dias belos e bons virão, mas também os difíceis e ruins também, confie sempre em Deus, busque sempre no Verbo de Deus, na Eucaristia, na Oração e também na proteção da Virgem de Nazaré e assim Você, Pe. Leandro poderá sorrir sempre.

Como diz a Música do insuperável Charles Chaplin:

Sorri, embora seu coração esteja doendo. Sorria, mesmo que ele esteja partido. Quando há nuvens no céu, Você conseguirá... Se você sorrir, com seu medo e tristeza.

Sorri e talvez amanhã, Você verá o sol brilhando, para você. Ilumine seu rosto com alegria. Esconda qualquer traço de tristeza. Embora uma lágrima possa estar tão próxima.

Esse é o tempo que Você tem que continuar tentando. Sorri, o que adianta chorar? Você descobrirá que a vida ainda continua, se você apenas sorrir.

Quero agora deixar, como minhas últimas palavras, o que acreditamos ser verdade para todos nós aqui presentes:

“Amigo é coisa para se guardar, debaixo de sete chaves, dentro do coração, assim falava a canção que na América ouvi, mas quem cantava chorou ao ver o seu amigo partir.

Mas quem ficou, no pensamento voou, com seu canto que o outro lembrou, e quem voou, no pensamento ficou, com a lembrança que o outro cantou.

Amigo é coisa para se guardar, no lado esquerdo do peito, mesmo que o tempo e a distância digam “não”, mesmo esquecendo a canção, o que importa é ouvir a voz que vem do coração.

Pois seja o que vier, venha o que vier, qualquer dia amigo eu volto pra te encontrar, qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar.” (2X)



Leve meu Querido e Amado, Amigo e Irmão, Pe. Leandro, no seu Coração e Vida a Palavra de Deus, leve também este Crucifixo e o Terço como sinais de quem é que Você vai Anunciar e onde vai buscar a proteção em sua Missão.

Agora parte!

Saia, por favor, pelo corredor central, estamos enviando Você para a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, da Cidade de Cachoeira do Arari, na Diocese de Ponta de Pedras, na Ilha de Marajó, no Estado do Pará. (Música: Vai, vai Missionário do Senhor...)

Por favor, pare! ... Você não vai só..., nós Padres iremos com Você!

Por favor, pare! ... Nosso Povo quer ir também com Você!

Nunca se sinta só, saiba sempre que estaremos muito perto de Você!

Até breve!

Brazópolis, 22 de julho de 2012.

Pe. Luiz Cesar Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.