A procissão contou com a presença da diretoria e internos do LADMA, senhoras da Liga Apostólica Feminina de Schoenstatt, Padre Leonino, Ministros da Eucaristia e membros da comunidade.
A decisão de devolver as imagens à Paróquia de São Caetano, representada pelo Pe. Leonino Morais, foi da Vice-diretora do LADMA, D. Nilda de Oliveira reis, com o apoio de toda a diretoria.
A chegada das imagens ao Santuário foi muito aplaudida e emocionante. Onde D. Nilda, fez a entrega oficial das imagens ao Santuário.
Pe. Leonino fez a celebração da Missa e após aconteceu a coroação pelas senhoras da Liga Apostólica Feminina de Schoenstatt que comemorou 90 anos de existência e 9 anos em Brazópolis.
Para entender a importância desse dia e o porquê da entrega das imagens, tornam-se necessário voltar ao passado:
Quando o Asilo de Inválidos foi inaugurado em 1º de junho de 1924, foi criada a “Associação N.S. Aparecida” destinada a promover o culto naquela capela e manter o Asilo.
Na ocasião vieram para tomar conta do Asilo algumas freiras da Congregação Irmãs da Providência do GAP, de Itajubá.
Em conseqüência as Irmãs passaram a dirigir o Asilo ao mesmo tempo em que cuidavam da Igreja N. S. Aparecida.
Na Igreja estavam duas imagens de N.Senhora muito valiosas para a comunidade, que as Irmãs levaram para o asilo preocupadas com a segurança das mesmas.
Em 1889, Dom Lino Deodato Rodrigues de Carvalho, do Bispado de São Paulo, em visita pastoral à Paróquia de São Caetano da Vargem Grande, hoje Brazópolis, deixou registrado em Ata que uma Capela teria sido erguida por uma bondosa senhora de nome Maria Izabel e que aquela pequena imagem servia de padroeira.
Naquele dia Dom Oscar de Oliveira, Bispo auxiliar de Pouso Alegre, declarou que, a partir daquele momento, a Igreja Nossa senhora Aparecida de Brazópolis estava inscrita no número de Santuários da Diocese de Pouso Alegre.
No ano de 1998 a associação Nossa Senhora Aparecida foi dissolvida em conseqüência de mudanças na legislação, ficando assim Asilo e Igreja independentes.
As Irmãs da Providência continuaram a administrar o Asilo, já denominado LADMA, mas as imagens que pertenciam à Igreja permaneceram sob suas guardas.
Em 2004, o LADMA deixou de ser administrado pelas Irmãs da providência, mas mesmo assim as imagens permaneceram no LADMA.
Somente agora elas foram entregues à Paróquia de São Caetano que, a partir de agora, passam a zelar por elas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.