COMDEC - Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Brazópolis -
Plano de contingência para o município de Brazópolis
F I N A L I D A D E
Estabelecer as atividades a serem desenvolvidas pelos diversos órgãos, quando da ocorrência de eventos adversos (vendavais, chuvas, alagamentos, deslizamentos, etc ), no sentido de preservar a vida e minimizar os danos e prejuízos.
O B J E T I V O
O objetivo do plano de contingência do município Brazópolis é estabelecer um plano de ação a ser executado na ocorrência de chuvas e vendavais com conseqüências de alagamentos e deslizamentos, quedas de arvores, interrupção no fornecimento de energia elétrica, que historicamente afetam o município, que permita a garantia da integridade física e moral da população, bem como preservar o patrimônio público e privado.
D I A G N Ó S T I C O
Historicamente o município apresenta no período compreendido nos meses (nov. á fev.) de maiores precipitações pluviométricas e ocorrências de ventáveis, ocorrendo alagamentos e deslizamentos , causando ferimentos em pessoas , danos e prejuízos.
D E S E N V O L V I M E N T O
Critérios / Condições para acionamento
Para efeito de ativação deste plano, entende-se como situação crítica e emergencial, a ocorrência de deslocamento violento de massa de ar, cuja velocidade varia entre 80 a 110 km/h,e fortes precipitações(acima de 50 mm) que possam vir a causar danos , quando alertados pelo Sétimo Pelotão PM de Brazópolis interligado ao Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) situado no Observatório Pico dos Dias,monitoração feito por aparelhagem e técnicos especializadas, que podem medir com precisão a velocidade dos ventos, bem como o índice pluviométrico. Cujo alarme será difundido pelo coordenador municipal de defesa civil, através dos meios habituais de comunicação ( Radio Cidade AM , Radio Alterosa FM , carros de som , sistema de som das Igrejas locais,etc) .
A t r i b u i ç õ e s e R e s p o n s á v e i s :
- A coordenação geral , bem como as ações de mobilização, ficará a cargo do Sr. Ivan Ribeiro de Carvalho, coordenador municipal da Defesa Civil, respondendo diretamente ao Prefeito Municipal Sr. Josias Gomes.
- A Sra Ligia Azevedo Secretaria da Educação, ficara responsável alojamento das pessoas desabrigadas, utilizando a rede pública de ensino, providenciando e utilizando a estrutura física das escolas , disciplina e organização dos alojamentos .
- O Senhor José Amauri Noronha Gomes, Encarregado do setor de obras ficara responsável pela organização das equipes responsável pela remoção dos desabrigados, transportes de pertences, reabilitação de edificações atingidas e maquinário pesado para uso em emergência ( Motoserras , retroescavadeiras,Patrol,etc).
- A Sra Mônica Aparecida Torres Noronha, Secretaria de Saúde ficara responsável pelo atendimento dos feridos e enfermos utilizando todos os leitos do hospital, da maternidade e dos postos de saúde, convocando o quadro de saúde municipal, bem como solicitando apoio se necessário, priorizando os enfermos, lactantes, idosos e crianças;
- O Sr. Sergio Orosco Rocha, 1º Sgt PM,Comandante do 7º Pelotão PM de Brazópolis em conjunto com a equipe da secretaria de urbanismo, ficará responsável pelo restabelecimento do trânsito, árvores que obstruam as ruas e prevenção de eventuais saques; Bem como o monitoramento dos cursos de água, para antever possíveis alagamentos, além de fazer a triagem de possíveis chamados que os atingidos fazem ao serviço 190.
- O Sr. Arnaldo Martins Costa, Secretario de meio ambiente, ficará responsável por estabelecer contatos com os responsáveis da CEMIG e COPASA, visando o restabelecimento das comunicações, energia e água potável;
- O Sr. Aldo Henrique Chaves da Silveira, Secretário de Assistência Social, ficará responsável pelo recebimento, armazenamento e distribuição dos donativos, cestas básicas aos atingidos;
- O Engenheiro civil Álvaro Luiz Rosa Faria,ficará responsável pela avaliação dos danos, levantamentos e vistorias em áreas atingidas pelos sinistros e reabilitação de edificações e áreas atingidas;
- O Sr João Luiz Sandy , Secretário da Fazenda, centralizará as autorizações de aquisição de todo os materiais necessários, priorizando a aquisição de medicamentos e alimentação, bem como o recebimento de eventuais doações em dinheiro;
- O Sr Robinson de Queiroz Costa, Chefe de Divisão Transporte escolar, deverá difundir dois boletins diários, bem como manter contato constante com os órgãos de meteorologia, acompanhando a possibilidade de evolução do evento adverso ou desastre;
- O Dr.. Jesus Jansenh Rosa Ribeiro Chefe da Vigilância Sanitária, juntamente com o Projeto Curupira e a Ong Dispersores coordenarão os voluntários que eventualmente se apresentarem, atendendo em especial as solicitações do secretário de obras, ficando também responsável pelo recolhimento dos animais domésticos dos desabrigados e prevenção a zoonoses e doenças infecto contagiosas .
- O Sr.Ângelo José Fernandes, chefe do serviço de suporte logístico do Laboratório
Nacional de Astrofísica, será o contato direto com o Comandante do 7º Pelotão PM de Brazópolis e/ou através do site do http://www.lna.br , onde se monitora as condições climáticas 24 horas/dia.
- O Sr.Alberto Aparecido Silva Leite, será o organizador de voluntários que atuarão em caso de sinistro. Cadastramento e direcionamento estratégico.
CONSIDERAÇÕES GERAIS
O Posto de Comando será estabelecido no gabinete do prefeito Josias Gomes. Em caso de serem atingidos os distritos da área rural, o posto de comando de coordenação será nos respectivos centros comunitários.
O Sr José Luiz Loureiro , Secretário de Administração, será o responsável pela confecção do NOPRED e AVADAN, sendo assessorado pelo engenheiro civil Álvaro Luiz Rosa Faria, e pelo Decreto de Declaração de Situação de Emergência.
Sob a coordenação do Conselho Municipal de Defesa Civil, todos os anos, no mês de Abril, será realizado um treinamento envolvendo todos os órgãos do sistema.
Josias Gomes
Prefeito municipal de Brazópolis
Ivan Ribeiro de Carvalho
Coordenador da Defesa Civil de Brazópolis
Josimar Roberto de Oliveira
Secretario Administrativo Da Defesa Civil de Brazópolis
Sergio Orosco Rocha 1º Sgt PM
Diretor de Setor operacional
Álvaro Luiz Rosa Faria
Diretor de Setor técnico
3 comentários:
Poderiam começar os trabalhos com o sistema de saúde que esta uma calamidade, que só falta oficializar, então pessoal é só acionar a secretaria de saúde para atender a desprotegida população do município de Brazópolis.
Fico surpreendido com as mil habilidades do SR.Ivan.Ele deve ser bombril.Mil e uma utilidades.Pena que deixa tudo a desejar.
Nada haver.
Postar um comentário
Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.