6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

15 de dezembro de 2010

Origem da família Silva

O sobrenome Silva, vem do latim, que significa selva, floresta e/ou bosque. As referencias mais antigas do nome são da época do reino dos Godos, em que o nome foi adotado por alguns príncipes. O nome é logicamente de origem toponímica, mais provavelmente de uma região chamada Torre de Silva, perto de Valença, em Portugal, porém existem muitas outras regiões na Espanha e em Portugal com este nome.

Apesar de remotas, o uso sobrenome Silva tem origens no Reino de Leão, e por isso seu brasão de armas faz referencia a ele, sendo um leão purpura armado e lampassado de vermelho ou azul, sobre um campo prata.

No Brasil o sobrenome foi adotado por muitos escravos e também por pessoas que buscavam passar por anônimos no Brasil.

2 comentários:

Anônimo disse...

Boa tarde! Sobre a questão de origem dos sobrenomes das famílias brasileiras , seria interessante consultar o historiador e geneticista Flavio Rogerio Ribeiro de Sá Cohen , ele possui a mais completa biblioteca de pesquisa genealógica do Brasil. O -Email dele é sacohen@bol.com.br! Dificilmente ele não consegue esclarecer totalmente a origem verdadeira de uma família brasileira, pois inclusive ele tem várias cópias de documentos sobre a entrada dos colonos espanhóis e portugueses desde o Brasil Colônia, tanto cristão -velhos, como cristão-novos. Ele é atencioso , esclarecendo todas as dúvidas completamente, e ainda fornece pistas sobre haplogrupos ou marcadores genéticos de possíveis pessoas aparentadas com uma de sobrenome igual no Brasil, a fim de se confirmar as origens das linhagens familiares! Ele é o melhor no Brasil, porque consegue inclusive porque determinados sobrenomes são comunas nos judeus sefarditas e como as antigas famílias cristãs e judias se misturaram na Antiguidade e Idade Média, antes do surgimento da Inquisição. além do que ele também indica quais foram os ancestrais fundadores ou patriarcas de cada família. Ele consegue explicar inclusive qual a possível ligação do sobrenome Silva com as famílias judaicas sefarditas de linhagem Davídica e entre eles e as famílias de origem nobre em Portugal e Espanha, além de praticamente quase todas , senão todas as família portuguesas e espanholas que povoaram o Brasil.

Unknown disse...

Como posso conectar o geneticista.

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.