6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

28 de dezembro de 2010

PROJETO CURUPIRA FAZ CONVÊNIO PARA ENCAMINHAMENTO DO LIXO ELETRÔNICO

O Projeto Curupira conseguiu um convênio para encaminhamento de lixo tecnológico, ou eletrônico, (calculadoras , monitores , teclados ,computadores, televisores, pilhas, baterias de celulares e câmeras, etc...) sem custos às pessoas que não tem onde descartarem.

No momento, podem ser descartados no Box 29 no Mercado Municipal , no “Uai Ciber Café” , na sede do Curupira e na Usina de Receptação de R.S.U ..

Lembro que são resíduos tóxicos,altamente contagiosos para o meio ambiente e com a destinação correta retiramos estes do nosso aterro municipal . Encaminhando onde serão desmontados e com possibilidades de reciclagem e reaproveitamento.

SAIBA MAIS SOBRE O LIXO ELETRÔNICO

São resíduos tóxicos,altamente contagiosos para o meio ambiente e com a destinação correta retiramos estes do nosso aterro municipal . Encaminhando onde serão desmontados e com possibilidades de reciclagem e reaproveitamento.

O perigo do lixo eletrônico deriva de ingredientes como chumbo, mercúrio, arsênico, cádmio, cobre, berilo, bário, cromo, níquel, zinco, prata e ouro. Muitos desses elementos são usados em placas de circuito e fazem parte de componentes elétricos como chips de computador, monitores e fiação. Além disso, muitos produtos elétricos incluem produtos químicos para retardar chamas e que podem representar perigo para a saúde.

Os produtos químicos tóxicos e o lixo eletrônico de um aterro sanitário podem contaminar o solo (possivelmente chegando ao lençol freático) ou a atmosfera, afetando a saúde de comunidades vizinhas.

Pesquisadores do Programa de Pesquisa de Metais Tóxicos da Universidade Dartmouth compilaram uma lista dos efeitos dessas toxinas sobre o corpo humano. Não se trata de uma lista completa de todos os efeitos de saúde possíveis da exposição a esses metais. Além disso, a lista menciona apenas algumas das substâncias e compostos químicos usados nesses produtos domésticos.

* Arsênico - pode causar problemas na comunicação entre células e interferir nos gatilhos que geram crescimento celular, possivelmente contribuindo para doenças cardiovasculares, câncer e diabetes, em caso de exposição crônica.

* Cádmio - afeta a capacidade do corpo de metabolizar cálcio, o que leva a dores ósseas e a ossos frágeis e gravemente enfraquecidos.

* Cromo - causa irritações de pele e é potencialmente carcinógeno.

* Cobre - pode irritar a garganta e os pulmões e afetar os rins, o fígado e outros órgãos.

* Chumbo - pode causar sérios problemas de saúde, entre os quais redução da capacidade cognitiva e verbal. Em última análise, a exposição ao chumbo pode causar paralisia, coma e morte.

* Níquel - em dosagem alta, é carcinógeno.

* Prata - provavelmente não faz mal, mas manipulá-la com freqüência pode causar argirismo, uma doença que causa manchas azuladas permanentes na pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.