6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

22 de dezembro de 2010

O QUE FAZ O PROJETO CURUPIRA



PROJETO CURUPIRA
Em defesa do ecossistema , da biodiversidade e da cultura de Brazópolis
O Projeto Curupira foi criado em 2000 , com o objetivo de distribuir , plantar e doar mudas de arvores nativas de nossa região para recuperação da mata atlântica , tanto em topos de morros , nascentes e mata ciliares .
Com o tempo surgiu a necessidade de divulgar a cultura mineira e trabalhar para a melhoria da política local formando uma parceria com o Partido Verde .
Hoje o Projeto Curupira existe em varias cidades de nossa região , Brazópolis , Paraisópolis , Itajubá , Piranguinho , Pedralva , Bom Repouso e Cambuí .
È uma ONG sem fins lucrativos , sem repasses governamentais é mantida por doações de seus membros , conta com o apoio do IEF , da policia Militar Ambiental , codemas e conselhos comunitários .
O Projeto Curupira já doou e plantou mais de 24.000 mudas em parceria com o IEF , EPAMIG entre plantas nativas e ornamentais entre estas : Ipês , Jacarandás , Capinxinguis , pau ferro,pau brasil,perobas, cedros, varias espécies de palmeiras , eucaliptos para remanejo de corte , etc .
Em parceria com o ex-prefeito de Itajubá Chico Marques soltou no Rio Vargem Grande cerca de 5.000 alevinos de peixes nativos entre eles : Lambaris , mandis , piabas , dourados , cascudos e bagres para revitalização de nosso rio e plantadas ao longo da mata ciliar espécies nativas e frutíferas .
Retirou do leito do rio mais de 2.000 quilos de detritos sólidos.
Em parceria com a COPASA coletou e foi feita a analise química de 11 nascentes de nosso município .
Em Parceria com a COPASA, com o apoio do Dr. Dener Gomes Marciano realizou palestras ambientais sobre a importância da água em varias escolas dos municípios de Itajubá , Brazópolis , Maria da Fè , Piranguinho e Gonçalves .
Em parceria com OPD , acompanhou durante dois anos a reprodução do lobo Guará dentro do parque do observatório nacional de astrofísica e plantou mais de 300 mudas entre estas araucária , ipês e quaresmeiras.
Em parceria com a EPAMIG , CODEMA e Secretaria de Meio Ambiente elaborou planos para a manutenção das palmeiras de Brazópolis , evitando assim seu corte aprovado pela câmara municipal .
Em Parceria com a Marmindustria plantou mais de 2000 mudas de arvores nativas na área da pedreira Santo Izidro e construiu bolsões de retenção de detritos no local . Também plantou 520 mudas na pedreira de Consolação nesta parceria .
Em parceria com a Draga São Luiz e clube de Jipeiros 3 TR distribuiu cerca de 1000 presentes no natal para crianças carentes da área rural em Itajubá .
Em parceria com a secretaria de meio ambiente cooperou na transformação do lixão em aterro controlado .
Em parceria com adm 2001/2004 e empresários auxiliou na construção e funcionamento da usina de triagem e compactação de resíduos sólidos de Brazópolis, usina de receptação de resíduos sólidos de Brazópolis.
Em parceria com a ADM 2009-2012 juntos criamos a ASCABRAM - Associação dos Catadores de Materiais recicláveis de Brazópolis e a ECOOBRAZ - Cooperativa de catadores de Materiais recicláveis de Brazópolis e recebemos a aprovação do FEAM - Federação estadual do Meio Ambiente e da Fundação Israel Pinheiro a inclusão de Brazópolis no programa Minas Sem Lixões e a aprovação do aterro controlado e a usina de receptação de resíduos sólidos urbanos pelas normas ambientais.
Em parceria com a Agrofax , empresários e voluntários deu inicio ao enduro a pé de Brazópolis , Evento ecologicamente correto e copiado por vários municípios da região .
Em Parceria com a Câmara de Vereadores de Cambuí através do vereador Helder Luiz Chaves da Silveira conseguiu cursos de formação para vereadores do Partido Verde e interessados .
Em parceria com a Fundação Guadalupe e o Colégio de Itajubá conseguiu desconto de 60% nas mensalidades do curso de meio ambiente.
Em parceria com a UNIFEI conseguiu destinação de óleos vegetais usados e altamente poluentes para fabricação de biodiesel.
Em parceria com a fazenda Santa Luzia conseguiu a construção de viveiros de mudas para recuperação de nascentes.
Em parceria com a Cemig conseguiu sementes de arvores endêmicas e raras para produção de mudas a serem doadas ao município.
Em Parceria com o empresário Lauro Cesar Monte a destinação correta de lixo tecnológico e combustível á ASCABRAM.
Em pareceria com o empresário Fernando Goulart a doação de uma maquina de fabricar fraldas geriátricas ao município.
Doou um notebook a associação de catadores de materiais recicláveis de Brazópolis.....etc...etc...
Entre tantos outros fatos que o Projeto Curupira realizou.
Se você se interessar em ser um membro deste projeto é só entrar em contato pelo e-mail : projetocurupira@gmail.com
IVAN CARVALHO











OBS: NÃO SERÃO POSTADOS COMENTÁRIOS "ANÔNIMOS" NESTA MATÉRIA - Fátima Noronha

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns Ivan, pelo menos você mostrou a cara, diferente de muitos que postam como anônimo e dão o tapa e escondem a mão.

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.