6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

17 de dezembro de 2010

ALGUÉM PODE AJUDAR RUBENS EM SUA PESQUISA?

Sou formado em História Cultural pela UNB e sou docente da UCB em Brasília. Trabalho com História Oral e faço questão de lhes enviar em breve meu livro sobre uma pesquisa com famílias mineiras de Bonfinópolis de Minas que lancei no ano passado. Estou escrevendo a história de minha família para dar de presente ao meu pai José Francisco da Silva Filho que faz 90 anos em abril de 2011. Faço uma pesquisa para recompor a história dele, já que, há 15 anos, ele nem conhecia a mãe. Consegui alguma coisa e se conseguirem me ajudar com alguma informação ficaria muito satisfeito.

Vejam o que descobri e tentem achar algo para corrigir ou completar, mas sem desgastes demais, pois devem ser muito ocupados.

Meu bisavô nasceu em Itatiáia (RJ) perto de Resende (RJ). Chamava-se Herculano (em alguns documentos Erculino) Simplício dos Santos. Casou-se com Emerenciana Rosa da Silva (filha de Sabina liberta), natural de Brazópolis, no dia 20.01.1874 na cidade de Piranguçú (MG), sendo testemunhas Pedro Gonçalves da Silva e Manoel Costa Sobrinho (conhecem? Políticos, fazendeiros?). Herculano deve ter subido a Serra da Mantiqueira pela Garganta do Embaú que era parte da Estrada Real.

Em 23 de agosto de 1891 nasceu de Herculano, num caso à parte com Mariana Sabina dos Santos (uma escrava liberta), Rita Mariana dos Santos. Esta casou-se com José Francisco da Silva em 29 de dezembro de 1917 em Brazópolis. Deles nasceria em 21 de abril de 1921, meu pai, José Francisco da Silva Filho, em Caetezal no Bairro Oliveiras, em Pindamonhangaba.

Conversando, muito tempo atrás com uma senhora, cujo nome perdi, da família Gomes desta cidade, ela disse que meu avô José Francisco da Silva teria sido membro da Banda Musical desta cidade tocando tuba. Não sei se confundiu com o Sabino, de uma foto antiga postada por Fátima Noronha, já que meus parentes são Sabinos, ou se este tal de Sabino seria meu avô talvez por algum apelido de família. Se possível gostaria de ter o nome completo deste Sabino da banda e de parentes dele. Esta Emerenciana Rosa da Silva de Brazópolis ainda deve ter parentes por aí, e se possível, gostaria de ter estes contatos.

Minha família nesta região tinha duas vertentes: Sabinos e Simplícios, ambos da região de Piranguçú. Os Simplícios de Piranguinho devem ser o tronco principal, e meus Simplícios, negros, no tempo da escravidão. Os Sabinos que ainda estão em Piranguçú e que pude conhecer pessoalmente, têm feições bem indígenas, talvez com sangue dos Puri-Coroados que habitavam a região. Parece-me que a família da mulher mais velha do mundo e que morava em Itajubá (falecida...Maria do Carmo???), também pertencia à família Sabino.

Meus parentes passaram pelo quilombo de Piranga no alto do morro de Piranguçú, talvez pelo quilombo de Berta, entre Itajubá e Piranguçú, e pelo quilombo de Cachoeira, perto de Luminosa. Acredito que este quilombo era antes uma fazenda com sua senzala. Alguns destes ainda moram no distrito de Luminosa, são Simplícios, assim como outros Simplícios que moram num barraquinho num morro dentro de Brazópolis, ou moravam...

A saída de Piranguçú foi provocada pela pressão de um homem chamado Cardoso, que creio tenha sido Felizardo Ribeiro Cardoso, que herdou as terras de seu pai Manuel Ribeiro Cardoso em 1834, doando em 37 um terreno para o santo da cidade, Santo Antonio.


Estou procurando laços e dados de Herculano Simplício dos Santos e de Emerenciana Rosa da Silva, assim como dados de meu avô José Francisco da Silva, dentre outros dados que serão sempre interessantes, além de correções de meus documentos.

Ouvi histórias em Brazópolis uns 15 anos atrás, que minha tia avó Maria Francisca da Silva teria tido três maridos em sequência por falecimentos, e que o terceiro teria sido um tal de Bento, um músico da cidade. Disseram até que ele teria sido o autor da música Saudade de Matão. Realmente há divergência quanto à autoria desta música, mas creio também que não estaria correto ser do Bento, ou sim? Seria o mesmo Bento da Banda? Neste caso ele poderia ter tentado levar meu avô para a tuba...ou para o bombardino do Sabino da velha foto postada por Fátima...eu também já toquei muito tempo atrás, bombardino em banda...coincidências da vida se este Sabino foi também meu parente...

Bem, no meio de tantas dúvidas, serias e terias, creio que vocês possam me tirar algumas dúvidas. Aguardo.

Abraço...Rubens Morais.

7 comentários:

Anônimo disse...

Não sei se ajuda, mas em Brazópolis no bairro anhummas em terras que pertenceram a Alfredo (avô do Regis Noronha) existia um recanto que era chamado de "grota da Sabinada) onde ainda existem algumas familias descendentes dos Sabinos, é fácil de encontrar.

Paulo de Tarso

mario carvalho disse...

Rubens! Li seu texto, mas infelizmente não posso te ajudar no momento. Sou de Brazópolis e estou morando em Brasília também. Abraços e espero que consiga seu intento.

Fátima Noronha disse...

Paulo, Alfredo é tio do Régis. O pai é Antonio Noronha....

Anônimo disse...

Estou gostando das colaborações de vocês e penso que uma hora começamos a decifrar esta história...Já começo a me sentir como filho de Brazópolis, e com muito orgulho. Preciso visitar mais esta cidade mineira que - em três vezes que lá passei-, achei muito simpática. Esta "Grota das Sabinadas" pode ser uma boa pista. Agradeço a Paulo, Mário e Fátima.19.12.2010. Rubens

Rubens de Morais disse...

Descobri que meu bisavô nasceu em Itatiaia de Minas e não Itatiaia do RJ. Por ali acharam as primeiras minas de ouro de Minas e onde existe uma das igrejas históricas mais antigas de MG. É um distrito de Ouro Branco, e antigamente freguesia de Ouro Preto. Rubens

Anônimo disse...

Bom dia. Se ainda tiver interesse minha bizavo era Tereza sabino. Veio da Itália e se casou com Antônio franco. Meu e mail suiane22@gmail.com

Manoel Sabino disse...

Meu nome é Manoel Jaime Sabino, tenho 59 anos (1958), filho de Agenor Sabino nascido em 1919, filho de Jayme Sabino e Paulina de Paulo Tomas da Conceição.
Esse ano de 2017 apareceu um povo com os mesmos avós creio que somos parente, e eles são de Minas Gerais filho do irmão do meu pai, estamos nos conhecendo ainda, OBS. Até maestro temos na família. Esse mês de maio de 2017, uma pessoa entrou em contato comigo dizendo está procurando pelos parentes perguntei o nome dela e da raiz, ela respondeu meu nome é Jacira Sabino nasc. em 1956 (61 anos), neta de Francisco Sabino e Jacira de Jesus são de Minas Gerais. Espero mais.

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.