6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

17 de dezembro de 2010

Origem da família Costa

A origem da família Costa é bem difusa, na verdade não existe apenas uma família Costa, já que na Europa eram denominadas “da Costa” todas aquelas pessoas que vinham da região costeira, esse costume surgiu no império romano e se arrastou ate meados da Era Moderna, por isso existem famílias Costa praticamente em todos os países que atualmente cobrem a área do antigo império romano, principalmente na Itália, Espanha e Portugal.

Em Portugal a principal linhagem nobre da família, ou melhor dizendo uma das famílias Costa nobres, surgiu na Quinta da Costa em Guimarães, é claro que como esta, surgiram muitas outras devido a regiões que tinham o nome Costa.

Talvez pela falta de uma origem única, algumas famílias Costa traziam consigo outro sobrenome para diferenciá-las das demais famílias Costa.

Os brasões acima trazem costelas de prata sobre um fundo vermelho, isto por que costa também trazia a ideia de costela, algumas literaturas referentes às famílias Costa usavam esta relação com a palavra costela, por isso, muitos acreditam erradamente que a origem da adoção do sobrenome Costa esteja relacionada à palavra costela.

20 comentários:

gesusdj disse...

Eu gostei da materia, eu vivo em londres, e meu sobre nome e correa da costa, vivo tentando encontrar meus ancestrais, para conseguir uma cidadania Europeia, de toda forma, as informacoes foram importantes.

Anônimo disse...

Oi sou do RS mas não sei se a minha familia (Costa)sempre morou aqui preciso descobrir meu verdadeiro brasão !
já achei 15 diferentes!
se puder me ajdes!

L_daCostaLima disse...

o meu sobre nome é " da Costa Lima" o Brasão e a Origem dos lima eu já consegui encontrar e entender, porém é muito dificil realmente mapear e encontrar ancestrais por um sobre nome apenas

Anônimo disse...

ESTE POSTE ME AJUDO BASTANTE PARA DESCOBRIR MINHA ORIGEM,ESTE BRASAO PODE SER DE MINHA FAMILIA OU NAO JA QUE MEU AVO E FILHO DE PORTUGUES NOBRE.OBRIGADO

Anônimo disse...

esse poste me deu a luz :P

victoria disse...

Uru Costa Costela

Unknown disse...

familia COSTA tem em rincao dos costa JACUIZINHO RIO GRAND DO SUL

r. costa disse...

Meu pai e dos Costas, natural do ceara, e a informação foi de grande importância. estou na busca pela origem da família.

Unknown disse...

Minha família é Costa por parte de Mãe e Barbosa de Castro por parte de pai. Meus avós paternos tinham sobrenomes Joaquim Barbosa de Castro e a minha avó Ana Joaquina Gomes. Porém, temos parentescos com costas tanto por parte de pai como por parte de mãe. Minha mãe assina Francisca R. da Costa. Meus avós maternos se chamavam Sebastião Cândido da Costa e minha avó Olhynda R. Costa. Gostaria de ter e saber a origem dessa família Costa e Barbosa de Castro. Obrigado!

Unknown disse...

Queria saber a origem de meus ancestrais... Gracias!

Conrado-costArte disse...

Bom dia Srª. Darcy Castro,
Eu também sou Costa, e venho em busca de minhas origens paternas afim de construir minha ávore genealógica até onde eu puder alcançar; portanto peço a V.Sª que examine os nomes abaixo e se houver algum correspondente aos de sua família entre em contato neste Email: jarbasconrado45j@hotmail.com
meus ancestrais são: AVÓS PATERNOS: JOSÉ LUIZ DA COSTA e JOAQUINA MARIA DA CONCEIÇÃO os AVÓS MATERNOS: JOÃO JOAQUIM DE MELO e MARIA RITA DA CONCEIÇÃO - estes são avós de meu pai que se chama Zaqueu José da Costa os seus pais (pais de meu pai) são:ANTONIO JOSÉ DA COSTA - PB e JOANA DE MELO Costa - PE;
Eu te agradeço muito se assim puder me ajudar. Eu mechamo Jarbas José da osta

Unknown disse...

Oi meu sobrenome correia da costa.
Francielle correia da costa

Anônimo disse...

meus tataavo ... da costa lima e ritta de jesus

Anônimo disse...

claudio lucio de lima tenho interessa e localizar outro lado da familia costa lima,
acredito que é de origem portugueses, surgiram de minas gerais pode passado do estado do sao paulo e migrado para siqueira campos no parana tataavo ...da costa lima e ritta de jesus, bisavo lucio da costa lima e rosaria maria de jesus e avos sebastiao da costa lima

Daniel Ben disse...

Sobre a Família COSTA LIMA de Minas Gerais e Sudoeste de Goiás está tem em sua origem a pessoa do Capitão Silvestre da Costa Lima nascido em São Paulo - SP no ano de 1782 seu pai era Francisco da Costa Pereira Requião nascido na Freguesia de São Silvestre de Requião, Braga, Portugal profissão negociante e sua mãe era Antônia Maria de Jesus Lima filha de pai Português (negociante, também da cidade de Braga) e mãe carioca.
Silvestre mudou-se ainda jovem para Santa Anna do Sapucaí, hoje Silvianópolis, MG
onde se casou varias vezes, dois de seus filhos José Primo da Costa Lima e o Sargento Justino da Costa Lima tomaram posse de enorme quantidade de terras no sertão do Rio Verde hoje sudoeste goiano mais propriamente terras que hoje compreende parte dos municípios de JATAÌ-GO e SERRANOPOLIS-GO, Justino foi casado com Anna Claudina de Nazareth filha de João Ignácio Franco e Benta Francisca Romana, José Primo era casado com irmã de Anna Joaquina Flávia do Carmo.
com a vinda deste para Goiás aqui a família se dividiu alguns herdaram o sobrenome Da COSTA LIMA e outros FRANCO por descendência de João Ignácio Franco, mas fica aqui registrado que possuem a mesma origem.
depois se misturam com os VILELAS, MORAES, CARVALHOS e outros na sua maioria também de Minas Gerais e de origem Portuguesa.

Unknown disse...

Oi, meus avos maternos e paternos tem o sobre nome costa e vila real. mas não achei nenhuma informação depois do pai do meu avo. poderiam me ajudar?

Emanuel disse...

Eu sou Costa luz e pelas minhas pesquisa, cheguei até santa anna do sapucai!Será que todos os costa de Santa Anna do Sapucai eram parentes?

Anônimo disse...

eu gostaria de saber se a família De Costa vinda da Itália poderia entrar no conceito citado nesse post, se alguém puder me responder eu ficaria agradecida

Marcelo Correia disse...

Meu pai é Genival Correia da Costa. Ele é de Pernambuco. Os pais dele são Antônio Correia da Costa e Joana Correia da Costa.
Sou Marcelo Ramos Correia, nascido e criado em de João Pessoa PB.

Costa disse...

Eu sou Roseli Costa, filha de Rodolpho Costa, meu avô paterno se chama Rogério Teixeira Costa, meus bisavós se chamava João Teixeira Costa e Catarina Medeiros Costa, meu avô Rogério separou da família no Rio Janeiro, Entre Rios, que emancipada passou a chamar Três Rios, por isso não conhecemos ninguém dos nossos decendentes a não ser meu avô, espero encontrar alguém..... roselicostamartins@hotmail.com

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.