6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

2 de dezembro de 2010

HOJE É O "DIA DO SAMBA"

O Samba é um gênero musical rapidamente associado ao nosso país. A animação presente nas rodas retrata a alma do brasileiro. E o dia 02 de dezembro é marcado por ser o Dia Nacional do Samba.

Reza a lenda que a escolha do dia 02 de dezembro para comemorar o Dia Nacional do Samba é inspirado na primeira vez em que o compositor mineiro Ary Barroso pisou em território baiano e foi homenageado pelo vereador Luis Monteiro da Costa com a instauração da data.

A homenagem do vereador baiano ao mestre da música Ary Barroso é baseada no samba "Na Baixa do Sapateiro", de 1938, em que Barroso reverencia a capital baiana.

A MALANDRAGEM DE DONGA

Polêmica marca o surgimento do primeiro samba

A casa de Tia Ciata era famosa no centro carioca no início do século passado. Entre os freqüentadores, músicos como Pixinguinha, Heitor dos Prazeres, Sinhô e Donga, que entraria para a história como o autor do primeiro samba a ser gravado, Pelo Telefone: O chefe da polícia/ Pelo telefone/ Mandou avisar/ Que na Carioca/ Tem uma roleta/ Para se jogar…

A autoria, porém, sempre foi contestada. De acordo com vários relatos, a música foi uma criação coletiva num dos encontros na casa de Ciata. Mas Donga, espertamente, a registrou em 6 de novembro de 1916. Mais tarde, incluiu o jornalista Mauro de Almeida como parceiro.

Pelo Telefone foi o maior sucesso do Carnaval de 1917. Mas a ironia contra a polícia e a apologia à jogatina – que estava proibida no Rio – poderiam trazer problemas. Num ato de autocensura, os primeiros versos foram mudados para O chefe da folia/ Pelo telefone/ Manda avisar/ Que com alegria/ Não se questiona/ Para se brincar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.