6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

2 de março de 2011

Obras de conjunto habitacional de Itajubá prejudicam laboratório de Astrofísica

Poeira e veículos pesados comprometem fabricação de fibras ópticas e lentes

A construção de um conjunto habitacional em Itajubá desde o começo de fevereiro está causando polêmica no bairro das Nações. Isso porque as obras de 300 apartamentos do programa Minha Casa, Minha Vida estão próximas ao Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA). A poeira e a passagem de veículos pesados podem comprometer a fabricação de fibras ópticas e a medição de lentes importadas usadas em telescópios.

Em 2009, o Ministério da Ciência e Tecnologia divulgou um parecer técnico mostrando os prejuízos que o laboratório representaria com o tráfego de veículos pesados. O documento também apontou que a construção impossibilitaria uma possível ampliação do centro de pesquisa. Mesmo assim, a prefeitura doou o terreno para o programa Minha Casa, Minha Vida.

O laboratório cria aparelhos de observação astronômica e tem centro de pesquisas no Chile e no Havaí. Entre outras preocupações dos pesquisadores está um observatório. Com os prédios e as luzes dos apartamentos, a observação dos astros pelos telescópios ficará comprometida. O centro de pesquisas reivindica medidas simples para evitar os transtornos. "A revisão do arruamento do bairro com luminárias corretas podem minimizar os impactos", explica o vice-diretor do LNA Bruno Castilho.

O secretário de Planejamento do município, Alexandre Almir, esteve no local e afirmou que as questões da entrada para o bairro e da iluminação serão incluídas no projeto. "Estamos planejando colocar luminárias adequadas que não atrapalhem nos trabalhos do laboratório", disse.

Fonte: EPTV

2 comentários:

Braso disse...

Como diz o ditado, castigo vem montado num burro, o laboratório era para ser construído em Brazopolis num terreno doado pelo falecido José Brito, localizado bem na entrada do lado esquerdo do acesso ao bairro Bomsucesso, na declaração do Diretor presidente do laboratorio no termino de seu longo mandato em 2007, disse que o laboratório só não foi aprovado e construido em brazopolis por falta de empenho das autoridades daqui na época, eu estava lá no dia. Optaram correndo por Itajuba, local preferido dos astrônomos de residirem por motivos que la tem hospitais, faculdades e etc, mas o tiro saiu pela culatra não só pelo loteamento popular e sim também pelas instalações de grande numero de industriais próximos do laboratorial, como Brazópolense digo bem feito aos dirigentes laboratório.rsrsrsr

Anônimo disse...

É isso aí Paulão , apoiado.

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.