6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

15 de março de 2011

NOSSA HISTÓRIA - Bodas de Ouro - 1937


Um acontecimento social de larga e festiva repercussão nesta cidade foi o que se registrou no dia 11 do corrente: as bôdas de ouro do Sr. Antonio José Rennó Junior com a Exma. Sra. D. JuIia Gomes Rennó . Há 50 anos que se uniram pelos sagrados laços do matrimonio, nesta mesma localidade, que era então a freguezia de São Caetano da Vargem Grande, esses dois entes, fundando sob as bençãos de Deus, um novo lar, constituindo- se o tronco de nova família.

Bons e fieis catholicos, quiseram os anniversariantes que a comemoração de tão grato acontecimento, começasse na Casa de Deus, aos pés do altar de Nosso Senhor.

Na igreja Matriz, ás 8 horas da manhã, teve lugar a missa comemorativa e de acção de graças, sendo celebrante o Rvmo. Cônego Joaquim de Oliveira Noronha, digníssimo vigário da paroquia. Achavam-se presentes: os anniversariantes com a sua numerosa família, filhos, netos, irmãos e sobrinhos, grande número de pessoas amigas desta cidade e de Itajubá, Exmas. Famílias da nossa sociedade e membros de associações religiosas da parochia.

A convite do sacerdote celebrante, subiram os anniversariantes, acompanhados de todos os membros de sua família, á capela-mór, onde, aos pés do altar de S. Caetano, em seguida a uma eloqüente e tocante oração gratulatória proferida pelo Rvmo. Cônego Noronha, realizou-se o bellísímo cerimonial da Igreja, apropriado ao ato. Seguiu-se a missa e a benção nupcial tão bem apropriada ás Bodas de Ouro.

Receberam a Santa Comunhão o casal aniversariante, suas filhas D. Evangelina Rennó Gomes e D. Olindina Rennó Chaves, seus genros José Alfredo Gomes e Dr. José Mendonça Chaves; seus netos Mário, Lúcio, Maria Helena, Ana Julia e Cecilia Victoria Rennó Gomes e Maria Antonia, José, Julia, Luiz e Lúcia Rennó Chaves, sem faltar nenhum, pois todos se achavam presentes, inclusive a caçulinha Therezinha Rennó Chaves, de 4 anos de idade. Por intenção do casal, aproximaram-se também da mesa eucarística numerosas pessoas entre as que enchiam o templo, inclusive o irmão da aniversariante Dr. Wenceslau Braz Pereira Gomes.

Após a missa., foi servido farto lanche em casa dos aniversariantes a todas as pessoas amigas que lhes foram levar seus cumprimentos. Estiveram presentes, os Rvmos. Cônegos Joaquim Noronha e José R. da Rosa Góes.

Ao finalizar o lanche, o Dr. Wenceslau Braz, levantando-se anunciou uma grande surpresa. E diante dos convivas, presos de intensa curiosidade, tirou do bolso um exemplar amarelecido do "Itajubá" de 14 de Agosto de 1887 e leu a noticia minuciosa que esse órgão da imprensa itajubense dava do enlace matrimonial da "exma. Sra. D. Julia Amalia Pereira Gomes, adorada e formosa filha do illustre e estimado cavalheiro Sr. Francisco Braz Pereira Gomes, com o nosso distinto amigo Antonio José Rennó Junior, importante comerciante desta cidade. Foi um sucesso! Calorosas palmas abafaram as últimas palavras da leitura feita pelo Dr. Wenceslau Braz, entremeada de chistosas observações e gostosas risadas. Transcrevemos adiante a integra essa interessante noticia I devida ao capricho e gentileza do Sr. Murillo Teixeira, que foi o ofertante do velho exemplar do "Itajubá".

foto das bodas




Foto tirada para as Bodas de Ouro.

Sentados:

José Alfredo Gomes, Julia, Tonico e José de Mendonça Chaves.

Atrás:

Evangelina, Lúcio, Maria Helena, Mário, José, Terezinha no colo de Olindina, Maria Antonia e Luiz

Na frente:

Ana Júlia, Cecília, Lucia, Lilia.

Notas interessantes:

O café foi servido em taças de rica louça que foram presente de noivado, offerta do Sr. Abel Pereira dos Santos, há meio século passado.

A aniversariante exhibiu um par de lindas sandálias de sêda, bordadas a ouro, presente de seu noivo, que lh'as ofereceu acompanhadas de respeitoso cartão de visita, que ainda se conservava junto ao presente. As sandálias estavam perfeitas e com aparência de novas.

Foi servido champanhe aos convivas; legítimo champanhe Veuve Clicquot, guardado do casamento da primeira filha do casal, há 21 anos.

Parte dos doces servidos no lanche tinham sido feitos pela mesma doceira que trabalhara no casamento dos aniversariantes, há 50 anos e para amassar os biscoutos e sequilios, tinham servido os mesmos utensílios.

Durante todo o dia até alta noite, foi a casa dos aniversariantes alvo de verdadeira romaria de pessoas de todas as classes da nossa sociedade e da sociedade de Itajubá, que desejavam apresentar-lhe cumprimentos.

Numerosos telegramas, cartas e cartões receberam ainda os amphitriões dos seus admiradores, parentes e pessoas amigas ausentes.

Entre os parentes e visitantes de fora, devemos tomar nota dos seguintes nomes:

Dr. Wenceslau Bras Pereira Gomes e D. Julieta Gomes de Oliveira Castro, irmãos da aniversariante; Dr. Euclydes de Moura Fonseca (cunhado) acompanhado de seu filho José Braz de Moura Fonseca; Sr. Sebastião I Rennó com sua filha Geraldine, Antonio Pereira Rennó, com sua filha Marizinha e seu genro Alvaro Salomão ; José Rennó com sua esposa D -Maria Ventureli Rennó; Jacques Bemelmans; D. Flora Castro Gonçalves e seu esposo Dr. Ullysses Pinto Gonçalves (sobrinhos) .Mais os Snrs.: Flamino Miranda, José Salomon, Benedicto Rennó; José Carvalho Rennó, Francisco de Souza Carvalho e D. Hortencia Royo dos Santos.

FONTE: http://www.terrasraras.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.