6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

18 de março de 2011

Mirante Vó Cotinha - Eugênio (Penuja)

Histórico Vó Cotinha:

Em 1983, quando de férias na cidade do Rio de Janeiro, fui à praia do Pepino em São Conrado ver as garotas de top less; estava admirando tais gatas quando, de repente passou por mim uma coisa monstruosa. Olhando melhor, percebi que se tratava de uma Asa Delta. Me aproximei do piloto, que acabara de pousar e descarreguei um batalhão de indagações sobre aquela nova maneira de voar.

Em 1991, após fazer o curso de Asa Delta na cidade de Jundiaí, SP, aprendendo as técnicas de vôo, percebi que minha Brazópolis tinha grande potencial de vôo, lembrando quando soltava pipa na época de garoto. Vim voar em Brazópolis, descobrindo que estava certo; a decolagem, na época, era no chalé da família Faria. Nos primeiros vôos, notei que o morro à frente da decolagem seria o lugar ideal para a rampa, pois era onde eu mais subia e o local preferido pelos urubus. A Prefeitura abriu a picada para a nova rampa, mas não tinha acesso para carros, tínhamos que subir com o equipamento nas costas.

Em 1992, comprei o terreno do morro da nova rampa.

Em 1994, o então prefeito Josias Gomes fez a estrada de acesso até o topo. Surgindo a necessidade de um nome para o morro, foi escolhido por mim o apelido carinhoso de minha avó Maria José Carvalho Noronha, que sempre me incentivou em tudo, mas infelizmente não me viu voar por ter falecido- nascia aí, o "Mirante Vó Cotinha".

Nos anos seguintes, iniciou-se o movimento de novos pilotos na rampa, e conseqüentemente a idéia de se realizarem competições, explorando o potencial local.

De 98 a 2000, o então Prefeito Paulo de Tarso apoiou a realização de Campeonato de Asa Delta em nível estadual, melhorando o acesso, construindo novas rampas e aumentando a área de montagem de asas. Com o sucesso de tais eventos, resolvemos ampliar a exploração da rampa, criando o projeto Parque Ecológico Vó Cotinha.

Dedicatória:

Dedicamos este site a todas as pessoas que já perceberam a importância do respeito à natureza em todas as suas manifestações. Que têm na terra e no seu trabalho, os instrumentos de transformação da qualidade de vida do planeta. Que praticam esportes sem perder a noção de que somos apenas instrumentos, curtindo a vida, mas cientes de que tudo pertence a Deus.

Agradecimentos:

A Deus, aos meus pais Eugênio e Lezir, meu irmão Luiz Fernando, a minha avó Vó Cotinha, ao meu tio Padre Quinzinho, Tio Silvio Noronha, por terem me ajudado nos momentos difíceis. Meu primo Régis Noronha pela correção dos textos; ao Sérgio Faria pela criação deste site. A todos que direta ou indiretamente trabalharam para realização deste projeto.





O Mirante Vó Cotinha possui uma das mais belas vistas de Brazópolis. Local onde também está instalada a rampa de vôo livre e sempre ocorrem competições deste esporte.

O acesso pode ser feito seguindo-se pela estrada do Laboratório Nacional de Astrofísica até o Bairro São Rafael, onde existe uma pequena estrada secundária que dá acesso ao Mirante. Outra forma de se chegar ao local é seguir em direção ao Distrito de Luminosa até o Bairro Boa Vitória, onde existe uma estrada que vai até ao Mirante Vó Cotinha.


Visite o site do Mirante Vó Cotinha:
http://www.vocotinha.tur.br/paginas/fotos.php


4 comentários:

Braso disse...

Parabéns pela dedicação e a criação do parque ecológico, Brazópolis precisa de pessoas empreendedoras como você, o a pagão por falta de apoio de 2001 a 2008 passou, agora com certeza campeonatos virão com o apoio de toda Brazópolis.

Luis E. disse...

É uma vista bonita mesmo, pois fica num lugar privilegiado de Brasópois. Mas o desmatamento foi cruel.De quem que a prefeitura comprou o terreno mesmo?

Braso disse...

Esse Luiz só pensa na prefeitura,pô vamos fazer comentários mais produtivos. rsrsrsr

Aldo Fróes Noronha disse...

O lugar não é só lindo mais tambem um otimo lugar para a pratica do vôo livre. Em relação a compra do terreno e o desmatamento, foi contrado com suor de muito trabalho pois nada nessa vida vem de graça e sim de muito esforço e trabalho e o desmatamento primeiro busque informações para não falar besteira.(mais informação estou a disposição no e-mail aldofroes@yahoo.com.br)
Até o 3° encontrado de pilotos em Setembro se Deus quiser !!!
Abraço a todos !!!

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.