6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

23 de março de 2011

O MEU PADRINHO PADRE - Fátima Noronha

EXIBINDO-ME COM AS AMIGAS

_A benção Padrinho! (olhares espantados das amiguinhas)

_Deus a abençoe, afilhada!- Lá vinha o santinho tirado do bolso, depois de um tapinha na cabeça e o sinal da cruz na testa.

_Padre, o Senhor é padrinho dela mesmo, padrinho de verdade?

_De verdade, fiz o batizado e ao mesmo tempo fui padrinho dela.

Eu me estufava de tanto orgulho!

Este era o MEU PADRINHO!

HOJE É DIA SÃO PANTALEÃO

Logo que nasci, já entrou em minha defesa, me salvando de ter um nome horrível.

-Tio – disse minha mãe- fiz promessa de colocar o nome do Santo do dia ao menino se corresse tudo bem e se fosse menina, o nome seria convertido para o feminino.

O tio Padre já deu uma boa gargalhada e disse:

- Hoje é dia de São Pantaleão! Chamaremos a menina de Pantaleoa, Pantaleã , ou Pantaleona ficaria melhor?

_ Minha Nossa Senhora! - Apavorou-se minha mãe.

_ Mas acho que São Pantaleão ficaria honrado se cedesse seu nome à Nossa Senhora. Vamos chamá-la Maria, Maria de Fátima...

Fui salva pelo MEU PADRINHO!

A TESOURINHA

Tesourinha é como chamamos um bichinho marrom, esquisito, que tem dois ferrões.

Disse-me ele um dia:

- Olha bem este bichinho, parece inofensivo,mas se ele lhe morder você morre!

E o que o MEU PADRINHO dizia era lei para mim!

E não é que um dia o danado do bichinho me mordeu? Eu tinha uns 6 anos na época.

-Vou morrer! Vou morrer! – gritando, saí correndo rumo à casa Paroquial .

-Padre Quinzinho tá na Igreja - me respondeu a Teresa - o que aconteceu? Entra...

Nem ouvi o resto...

Rua Ana Chaves cresceu uns três quilômetros, mas cheguei. Gritando e chorando!

- Silêncio! Não grite dentro da Igreja, menina!

_Eu vou morrer, me ajuda! – eu disse gritando e ficando roxa.

_ O que houve? Calma!

_ O bicho que mata me mordeu! Me ajuda! O senhor mesmo me disse que se morder a gente morre!

E ele sorrindo, com toda calma:

_ Eu disse que morre se ele morder, mas como ele não tem dente, você está salva. Ele apenas lhe aferroou.

E a gargalhada dele ecoou na Igreja vazia junto aos meus soluços.

Depois de uma benção especial à afilhada tudo se acalmou.

Saí aliviada. Graças ao MEU PADRINHO!

A TARTARUGA

Tínhamos em casa uma tartaruga que depois de um tombo ficou com o pescoço torto. Além de comprido, torto.

Olhando bem para ela, pensei: “Ela parece com o MEU PADRINHO”.

E na inocência dos meus cinco anos, assim que ele chegou em casa, trouxe a tartaruga pra comparar. Minha mãe ao perceber a “besteira” que eu iria dizer , tratou de correr pra cozinha com a desculpa de fazer um cafezinho.

E eu na minha inocência mostrei a ele como ele e a tartaruga eram parecidos.

_ Mas não é que parece mesmo? – E aquele sorriso no rosto novamente...

_ Eu não disse, mãe? _ Gritei toda feliz

_ Pareço com ela, mas sou um pouco mais rápido, não acha?

_ Acho sim, o Senhor anda ligeirinho e com o pescocinho tortinho como dela.

_ Pois é, Deus foi bonzinho comigo e só me deu o pescoço dela e não o casco. Porque seria difícil andar ligeirinho com ele nas costas.

E morremos de rir. Eu e o MEU PADRINHO!

ANIVERSÁRIOS

Dia do meu aniversário ele nunca se lembrava. Tantas datas pra guardar na memória...

Mas eu achava que sim. De manhã já ia correndo pra casa Paroquial e sem achar nada constrangedor dizia.

_ Vim aqui para o Senhor me dar os parabéns, porque sei que é muito ocupado pra ir lá em casa.

_ O almoço hoje foi feito em sua homenagem, pedi pra Teresa caprichar. Tem até sobremesa especialmente pra você, dizia, numa mentirinha caridosa.

Eu me esbaldava e me sentia uma princesa. Ainda mais quando lá estava algum outro Padre em visita.

Saía de lá me sentindo a pessoa mais importante do mundo e nas mãos o “dinheirinho” que ele tinha reservado “especialmente para mim”.

_ Não entendo muito de comprar presentes pra menina. Compra você mesma...

E eu comprava o meu presente com o dinheiro que ganhava do MEU PADRINHO!

QUEM ERA O MEU PADRINHO?

O meu PADRINHO era uma pessoa muito especial. Não padrinho, diminutivo de Padre, mas padrinho mesmo, de batismo. Coisa importante!

Quem era o MEU PADRINHO? Nada menos que o Padre Quinzinho...

Por isso sempre me senti uma pessoa abençoada, pois esse Santo Padre é o MEU PADRINHO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.