6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

21 de março de 2011

POR ONDE ANDA VOCÊ, Pe. PAULO?

Nome completo: PAULO ADOLFO SIMÕES

Nome dos pais: Otávio Rodrigues Simões e Ana de Lourdes Rodrigues Simões

Onde nasceu, cresceu, estudou? Nasci em Brazópolis e vivi em Luminosa, no bairro do Pinhalzinho. Fiz até o oitava série na Escola Estadual Alfredo Albano de Oliveira em Luminosa, o magistério na Escola Presidente Wenceslau em Brazópolis, filosofia no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora Auxiliadora de Pouso Alegre e teologia no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus em Taubaté, mais tarde fiz o reconhecimento civil da teologia na Faculdade Nossa Senhora da Assunção em São Paulo e especialização em docência e gestão do ensino superior na PUC-MG, BH.

Quando foi embora de Brazópolis? Por quê?: Saí de Brazópolis em 1990 para estudar no seminário em Pouso Alegre.

Deixou família e amigos aqui? Quem são? Deixei em Luminosa minha família que é enooorme. Todo mundo lá é meu parente. São mais de 30 tios... meus pais ainda moram lá e dos meus oito irmãos tem a Paula que mora em Braz, a Luiza com a Carol em São José dos Campos, o Celso em Itajubá e os outros em Luminosa mesmo: O José Adelcio, o Edvandro, o Elias e o Jônas. Tenho 8 sobrinhos: a Ana Cláudia, Ana Ingrede e Ana Elisa, filhas do José Adelcio com a Claucia; Ana ( é uma inflação de Anas rsss) Júlia filha da Paula e do Rodrigo; o Álisson, filho do Celso com a Irene e meu afilhado e da Paula; o Michael filho do Edvandro e da Marci; a Ieda, filha do Elias e da...; a Rafaela, filha da Luiza com o Rafael e estamos aguardando um do Elias com a Ivana... amigos deixei muitos, graças a Deus, em Brazópolis e em Luminosa.

O que fez durante esse tempo fora? Bom, sou padre católico da Arquidiocese de Pouso Alegre há treze anos. Trabalhei em diversos lugares: Paraisópolis, Sapucaí Mirim, Gonçalves, Pouso Alegre no Bairro São João, Jacutinga e Carvalhópolis. São muitos lugares pois quase sempre trabalhei em dois ao mesmo tempo. Fiquei mais tempo, cinco anos e meio em Pouso Alegre e o menor tempo: quarenta e cinco dias em Jacutinga. Paralelamente como coordenador de pastoral de vários Setores de Paróquias; coordenador de Pastoral da Arquidiocese por de 2002 a 2006; durante oito anos fiz parte do conselho presbiteral da arquidiocese e lecionei diversas disciplinas de teologia pastoral na faculdade Católica de Pouso Alegre.

Onde mora hoje? Estou morando em Canabrava do Norte, Mato Grosso, Estou na prelazia (diocese que ainda não tem padres nem recursos financeiros suficientes) de São Felix do Araguaia, onde foi bispo D. Pedro Casáldáliga, hoje aposentado mas residindo aqui.

O que faz aí? Trabalho como padre de paróquia mesmo. É uma experiência missionária, numa região com poucos padres.

Com que freqüência visita Brazópolis? Quando estava aí no sul de minas ia uma vez ao mês a Luminosa na casa dos pais e passava por aí. Agora acho que vai ser uma vez ao ano. É mais longe, né? rss

Do que mais sente saudades? Tudo, sobretudo os familiares, meus pais, os amigos também e o jeito de ser e o clima mineiros. Aqui faz muito calor. rss

O que Brazópolis representa pra você? Terra natal é tudo, né??? É onde está enterrado o nosso umbigo... o jeito de ser do povo, a paisagem cheia de montanhas, tudo isso fica dentro de nós sempre.

Cite uma coisa ruim daqui: Ah... mesmo gostando daqui e estando feliz pelo trabalho que realizo, o ruim de Brazópolis para mim hoje é estar tão longe....

Cite uma coisa boa: Acho que já disse, o povo, as montanhas, o clima....

Cite uma pessoa de Brazópolis que você admira: vai parecer político demais, mas com certeza: João Mauro e D. Zica são alguns nomes que vêem em primeiro lugar.

Deixe uma mensagem aos brazopolenses: Dizem que todo mineiro vê, atrás de uma montanha, outra montanha. De Brazópolis, pela sua cultura, pela maneira de seu povo compreender a vida, pela beleza de suas montanhas, pela proximidade com São Paulo (e também pelo Observatório rsss) se vê o mundo, o universo!!! É preciso acreditar nisso, de verdade.

9 comentários:

Anônimo disse...

Só pra complementar padre... rs
De um bom mineiro de Carvaiopi:

------------------------------------
Ser Mineiro é não dizer o que faz, nem o que vai fazer.

É fingir que não sabe aquilo que sabe, é falar pouco e escutar muito, é passar por bobo e ser inteligente, é vender queijos e possuir bancos.

Um bom Mineiro não laça boi com embira, não dá rasteira no vento, não pisa no escuro, não anda no molhado, não estica conversa com estranhos, só acredita na fumaça quando vê fogo, só arrisca quando tem certeza, não troca um pássaro na mão por dois voando.

Ser Mineiro é dizer UAI, é ser diferente e ter marca registrada, é ter história.

Ser Mineiro é ter simplicidade e pureza, humildade e modéstia, coragem e bravura, fidalguia e elegância.

Ser Mineiro é ver o nascer do sol e o brilhar da lua, é ouvir o cantar dos pássaros e o mugir do gado,
é sentir o despertar do tempo e o amanhecer da vida.

Ser Mineiro é ser religioso, conservador, é cultivar as letras e as artes, é ser poeta e literato,
é gostar de política e amar a liberdade, é viver nas montanhas, é ter vida interior.

É ser gente .

------------------------------------

Anônimo disse...

Olha o Braiz aí gente!!! hahaha

Abração

Celso disse...

Mais um Brazopolense (mais precisamente de Luminosa) fazendo história, correndo o país e fazendo algo de útil para a humanidade...
Boa sorte meu irmão!
Abraço!

Anônimo disse...

Padre Paulo é uma pessoa iluminada. Felicidades em sua vida. Parabéns pela entrevista.

Paula Simões disse...

Que Deus te ilumine nessa missão tão linda.
Nos orgulhamos de você.
Sentimos muitas saudades de você, mas sabemos que ser Padre é estar onde os filhos de Deus mais precisam.

Paula Simões.

Gilberto disse...

Grande amigo, grande ser humano. Deus te ilumine nessa nova etapa da sua vida.

clau disse...

Orgulho mesmo!!
Tenho a honra de tê-lo como primo e abençoar meu matrimônio.
Que Deus abençoe e ilumine.
Obrigada

Claudilene Simões (Claudia - Tio Mauricio)

zelia disse...

saudade! Deus te ilumine seu caminho

zelia disse...

saudades! estou bem graças a DEUS e voce?

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.