6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

26 de novembro de 2015

PORQUE CHAMAMOS PESSOAS IGNORANTES DE"ANTA" ?



 Quando chamamos alguém de “Anta”, nos referimos ao animal porque, quando ameaçado, abaixa a cabeça e sai correndo sem rumo dando de encontro com arvores, pedras, paredes etc.


A palavra anta veio do árabe lamta, entrou em nosso idioma através do espanhol ante, é um mamífero sul-americano que pode atingir 1,80m de altura e até 2 metros de comprimento (na ficção geralmente é bonitão, tipo príncipe encantado, cabelo bem penteado, perfume importado, roupa alinhada, relógio rolex no braço, caneta Montblanc e demais acessórios). Foi descoberto na América do Sul no alvorecer do século XVI.
O primeiro argumento para se chamar alguém de anta é Biológico, sua gestação dura 14 meses. Talvez a duração da gravidez, uma das maiores entre os mamíferos, tenha servido para engrossar o caldo dos insultos. É o mesmo caso do burro. Do cruzamento do jegue e da égua, ou do cavalo e da jumenta, nascem burros e mulas. E a gestação é mais longa. Por insondáveis motivos inconscientes, acabamos achando que o precoce é mais sagaz. E, por analogia, aquele que demora um pouco mais é falto de inteligência. A anta, animal irracional, não é burra nem obtusa, mas, ao andar na mata, não desvia de sua trilha, passa arrebentando tudo que houver pela frente, porque tem uma pele muito grossa e é grande e pesada. É até muito agressiva quando se vê acuada. Por isso chamar alguém de anta, antigamente, significava dizer que a pessoa fazia as coisas estabanadamente, sem muito jeito, grosseiramente, desastradamente.
O segundo motivo é basicamente cultural, a anta antigamente indicava pessoa sagaz, esperta, mas depois o vocábulo passou a sinônimo de tolo, como aconteceu a quem habitava a aldeia, o aldeão. E quem morava na vila, o vilão, serviu para indicar o covarde, a quem o herói sempre vence. Pobrezinha da anta! Boba, ela não é! Mas, com a urbanização do Brasil, os caipiras e matutos que conviviam com a anta no meio rural, passaram a ser concebidos como incapazes intelectualmente. E para isso quem os ofendia, não se sabe bem por quais razões, passou a associá-los às antas.
O terceiro motivo é mais léxico-etimológico, que descreve ANTA como uma sigla: “Alguém Notadamente Tonto e Abobalhado”. Documentos encontrados demonstram que esse é o argumento mais anta de todos.
Seja lá como for, as antas da terra do nunca continuam por aí, quer dizer por lá, mas não se engane, assim como o animal, as antas imaginárias do país das maravilhas, são grandes, fortes e tem a pele grossa para passar por cima de qualquer um. Por sinal, é isso que mais fazem, passar por cima dos outros.
Outro dia fiquei sabendo por meio de um sonho utópico e delirante que uma anta imaginária ficou sabendo, por outra anta imaginária, de um problema lendário, de alguém do país das maravilhas, ao invés de ligar para a pessoa, para saber qual era de fato o problema, e para oferecer ajuda, a anta, maliciosamente, ligou para seus outros amigos antas e contou para todos sua própria versão da história. Sim, versão, pois no país das maravilhas, lá na terra do nunca, quem conta um conto, diferente do mundo real, aumenta um milhão de pontos.
Então, a anta imaginária, queimou o alguém, fritou-o na frigideira das vaidades, e o coitado ficou com a orelha ardendo de tanto que a anta falou mal dele, mas enfim, esses são os comportamentos das antas. Segundo alguns anta-logistas as antas têm esse comportamento, pois gostam de ser maiores e melhores que os outros e fritando alguém, elas se acham melhores e maiores que esse alguém.
Não se deixe enganar, mesmo na terra encantada, a anta imaginária apesar de ser um animal com cara de manso, é só a cara, com é natural das antas, elas te elogiam pela frente, mas, te atropelam por trás. Um certo dia desses, num devaneio quimérico conversei com uma anta, para pedir ajuda e ela me disse: “Filhão, fique tranqüilo, tudo que eu puder fazer para ajudá-lo eu farei, estou do seu lado, quero o melhor para você...”.
Passado o tempo prometido, a ajuda não veio, entrei novamente em um certo transe imaginativo e no telefone encantado da terra do nunca liguei para a anta, e ela me disse: “filhão, eu não te prometi nada, veja bem, estou muito ocupado agora, posso te ligar depois? O que foi mesmo que você diz que eu teria te prometido? Tem certeza que foi comigo que você falou?”. O problema é que, o “depois”, na terra do nunca, nunca chega, e as antas têm um sério problema de amnésia, principalmente quando a ajuda envolve usar sua influência.
Por falar nisso:
Era uma vez, numa galáxia muito distante, dentro da minha imaginação, num país imaginário chamado Gringolândia, em uma cidade cavada por uma minhoca, dentro de uma maçã, um rei anta intergaláctico, de outro mundo, organizou um castelo encantado, para dar credibilidade internacional a sua antolice, e colocou uma de suas antinhas em treinamento para administrar o castelo.
O problema é que os refugiados do castelo encantado foram para a Gringolândia entrando de gaiato no navio com o objetivo de invadir sua praia, quer dizer a praia deles, esses gaiatos são advindos de algum país tropicaliente emergente, a Jeitinholândia, não que isso seja estranho, pois na Gringolândia é o que mais tem, o problema é que gaiatos, são ilegais (se é que isso quer dizer alguma coisa?), e a anta ao invés de incentivá-los a voltar para a Jeitinholândia, os aceita livremente no castelo encantado, com se o passaporte e o visto da Gringolândia fosse mero conto de fadas!!! E não é???
Bom, agora que já sai da terra da fantasia e voltei ao mundo real, fico feliz de ver que as antas daqui, são animais irracionais, não falam, não são trambiqueiras, não são famosas, são feias e até são meio desconhecidas do publico em geral. Ufa!!! Ainda bem, toda vez que caio na real fico mais tranqüilo por saber que tudo isso é fruto da minha fantasiosa imaginação. Ou será que não? Isso, nem Freud explica!!!


Creuse P. S. Santos

A anta é um animal solitário que precisa de grandes áreas para viver. É o maior mamífero terrestre da América do Sul.

Porque chamam as pessoas idiotas de ANTA, se ela é um dos bichos mais inteligentes?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.