6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

10 de novembro de 2015

CURIOSIDADE: Emendou a obra-prima a canivete e bico de pena

O autor era meticuloso. Ao receber seu primeiro livro, achou erros de impressão. Voltou à tipografia e, sob o olhar espantado dos funcionários, varou dias e noites corrigindo exemplar por exemplar: 2 mil; 160 mil emendas, usando a ponta do canivete para raspar o que estava errado e o bico de pena para consertar.
Mais uma proeza de Euclides da Cunha, autor de Os Sertões, uma das maiores obras da literatura universal. A primeira edição, publicada no Rio pela Livraria Laemmert e bancada por Euclides, chegou às livrarias no dia 1° de dezembro de 1902.
Temendo a reação de críticos, militares e leitores, rumou para Lorena, interior de São Paulo, onde trabalhava como engenheiro. Por oito dias, angustiado, percorreu a cavalo o Vale do Paraíba visitando obras. Em Lorena, duas cartas do editor o aguardavam. Abriu primeiro a mais recente. Continha recortes de jornal exaltando o livro. O editor dizia que já havia vendido metade da edição. Na outra carta, o editor se dizia arrependido pela publicação, não tinha vendido nada, nem os sebos queriam aquilo.
Até 1904, saíram três edições, 6 mil exemplares. Um sucesso para a época. Hoje passam de 40 edições no Brasil e no exterior. Épico do sertão que continua maravilhando o mundo.

6 comentários:

Anônimo disse...

Nossa.....
Este blog ta tão chato que não ta tendo nehum comentario ultimamente....

Ana Paula S. disse...

Nossa! Que paciência!

Anônimo disse...

Eu rasgava e mandava fazer de novo.

Anônimo disse...

Fati pq os Ultimos Comentários do seu Blog não aparecem no canto direito da tela? Esta muito difícil acompanha-lo sem esta ferramenta. Assim seu blog fica muito chato e complicado. Sou fã do seu trabalho, mas como esta não vou mais segui-la. Um abraço e até algum dia, qd esse negocio melhorar eu retorno. Bjs.

Anônimo disse...

Querido,vc esta interesado nas noticias ou nos comentarios.Aposto que vc é um daqueles que tem o prazer de criticar tudo.

Fátima Noronha disse...

O problema dos comentários não aparecerem mais é no blogspot. Faz tempo que dizem que estão solucionando o problema, mas nunca solucionam.
Antes não tinha, mas depois que coloquei acostumaram. O negócio é esperar eles arrumarem para colocar novamente.

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.