6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

30 de setembro de 2013

BRAZÓPOLIS NÃO PARTICIPA DA 3ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DA CULTURA!



Nos dias  25, 26 e 27 de Setembro de 2013, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais,  Belo Horizonte/MG, aconteceu a 3ª  Conferência Estadual de Cultura que é um espaço de consulta, participação e controle social da política cultural  do nosso Estado. A Conferência Estadual teve um caráter devolutivo, em que foram apresentadas as ações, programas, projetos e políticas realizadas pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura de Minas, a partir de propostas da sociedade civil apresentadas nas conferências anteriores.
Esse roteiro de debates, construção de propostas e consolidação de planos buscam possibilitar que as ações do estado sejam fundamentadas nas demandas do cidadão, promovendo os meios para a democratização da produção e do acesso aos bens culturais.
Os objetivos da Conferência Estadual de cultura são estimular a adesão ao Sistema Nacional de Cultura; diagnosticar a situação do Sistema Estadual de Cultura; estimular a implantação/consolidação do Sistema Estadual de Cultura; elaborar um Plano de Ações Estratégicas para a Cultura no estado; estimular a elaboração de políticas culturais a partir das dimensões: simbólica, cidadã e econômica da cultura; estimular o planejamento de políticas, projetos e ações estaduais para a cultura com a participação e o controle da sociedade civil; eleger delegados para Conferência Nacional de Cultura.


Compareceram  representantes de Poços , Pouso Alegre, Cambui, Machado, Piranguinho, Piranguçu, Passos, num total se 17 Delegados de Cultura representando e defendendo nossa região. 
  infelizmente Brazópolis não mandou nenhum representante. Com isso ficaremos fora do SNC -Sistema Nacional de Cultura. E os recursos federais e estaduais para a Cultura não vão chegar em nossa cidade.

48 comentários:

Anônimo disse...

CULTURA é de comer ou pra passar no cabelo????????

Anônimo disse...

Por onde anda nosso secretário da cultura? É lastimável e toda cidade sai perdendo.

Anônimo disse...

Pra que cultura da capital mineira. Brazópolis agora tá em outro nível. O querido prefeito do PT tá na China e consequentemente vai trazer muitos ienes e cultura em mandarim para o povo de cidade.

Anônimo disse...

Não precisamos de CULTURA,ela já está estampada na cara de BRAZÓPOLIS.

Anônimo disse...

fatima faz uma entrevista com o prefeito de piranguinho qe conseguiu para sua cidade um centro cultural o unico da regiaõ qem sabe a secretaria da cultura de brazopolis naõ vai a piranguinho e toma aulas particulares com o pessoal la , pq isso qe aconteceu e a cara da atual administraçao uma vergonha,colocaram qe conseguiram 5 milhoes para qando vai ser usado esse dinheiro no final de 2.016 ,pa ate agora a cidade ta abandonada !!!

Anônimo disse...

Talvez não tenham enviado por falta de recursos financeiros,pois nossa autoridade maior está do outro lado do mundo ( China ).Que vergonha para nossa cidade,o povo de Brasópolis não merece isso.

Att.: Francisco José.

Anônimo disse...

Esta todo mundo viajando: um pra SP, outro pra China. O expref liberal que viajava para lucrar com suas empresas em outra cidade e o pref social viaja para lucrar com as empresas dos outros em nossa cidade. Quando teremos um prefeito normal que não viaja e lucra com empresas de brazopoleneses em Brazópolis?

Anônimo disse...

O que esperar de uma cidade onde todos viajam, nada se faz, a população padece e só ouve desculpas rotineiras. Onde se gasta R$ para realizar eventos que privilegiam um numero restrito de indivíduos. Acho sinceramente que o que vimos na aniversario de nossa querida Brazópolis, muito bem descrita pela nobre escritora deste Blog onde citava uma " Torre de Babel" é o reflexo como os governantes vem administrando nossa cidade. Sendo assim caros Brazópolenses a maior cultura de um povo é viver em um pais democrata, por isso cabe a cada um de nós em 2016 termos a cultura de analisar cada situação e votar consciente. ACORDA BRAZÓPOLIS OU VIVERA ETERNAMENTE NA MEDIOCRIDADE.

Anônimo disse...

Que coisa mais esquisita isso.è que o povo dessa cidade só gosta de beber emoda de viola,pra que cultura? pra quem?

Anônimo disse...

Afinal quem é o(a) secretário(a) da cultura de Brazópolis?Bateu uma curiosidade...Tudo às moscas!

Anônimo disse...

E a programação do Dia de Nossa Senhora? Ou será que não é Nossa Cultura?

Anônimo disse...

Sr. Jango responda aos munícipes o motivo da não participação e acaba com isto, acorda secretário.

Anônimo disse...

Engraçado dizerem isso, pra quem acompanha de verdade o andamento de tudo, ou seja o verdadeiro cidadão, sabe que de 2001 a 2008 Brazópolis sai de uma pontuação insignificante de quase 1 ponto e foi para 14 na secretaria da cultura, sendo a maior da região, o governo passado em apenas 4 anos derrubou esta pontuação pra 1 novamente. Lembrando muita gente reclama da falta de emprego, e quando um prefeito assume uma postura de buscar investimentos é tratado assim, a viajem do prefeito atual foi inteiramente custeada pela empresa XCMG e não com o dinheiro do povo. Acho que a população deve procurar fazer pela sua cidade, ao vez de só tentar bater. Eu sou um cidadão brazopolense que ama essa terra, e me informo ao máximo sobre o que acontece e deixa de acontecer, não tenho partido politico e nem votei no João Mauro, mas uma coisa tenho que admitir, é o unico que está fazendo algo, mesmo com a prefeitura e a cidade detonada, o prefeito anterior em 4 anos além de não fazer nada, ainda estragou o que se havia feito. O povo tem que acordar para a vida, brigar sim pelo que acha justo ser feito, mais admitir e dar valor para o que se foi feito, e se informar de verdade sobre o que acontece e deixa de acontecer, e não falar só do que ouviu alguém dizer, vá até a fonte da informação, não julgue antes de saber os fatos reais. Quando se julga algo sem saber os reais fatos, se torna pura ignorância. Brazópolis tem um lindo e glorioso futuro pela frente, pelo trabalho de governantes que se comprometem com o trabalho, mas essencialmente por cidadãos que queiram fazer algo de cara limpa e que saibam a real situação do município e lute por ele de verdade, não falem apenas, ajam também. E o mais importante só critiquem se sabem bem o que estão falando.

Julio.

Anônimo disse...

Entendeu o recado do Julio, nobres Secretários, não deixem uma maça podre estragar as outras. E que o nosso Prefeito traga boas notícias.

Anônimo disse...

Fatima, pq esta mensagem saiu e voltou? Será que a Censura tb habita o PT?

Anônimo disse...

O Chico Zé, ai em cima, matou a charada.

Anônimo disse...

Coitados de voces,Julio e cia.

Anônimo disse...

É isso mesmo quem derrubou a pontuação do ICMS Cultural de 14 para 1 foi o governo que findou em 2012. Se informem melhor.

Anônimo disse...

O ICMS Cultural é a Lei Robin Hood e Brazópolis continua mal pontuada e não é desculpa da gestão passada pois a atual não esta fazendo nada para melhorar a pontuação. E o ICMS Cultural é basicamente para reforma de patrimônio e o dinheiro vai para a prefeitura. Agora o SNC e o SEC que estão sendo implantados é dinheiro para os projetos culturais direto para os artistas e Brazópolis tb esta fora pois não esta fazendo nada nesta área.

Anônimo disse...

Comparem e tirem suas conclusões.
http://ajaneladobraz.blogspot.com.br/2013/08/secretario-de-cultura-participa-da-1.html?m=1
e
http://www.brazopolis.mg.gov.br/noticias.php?noticia=47

Anônimo disse...

Pra quem gosta de tabelinha:
http://www.fjp.mg.gov.br/robin-hood/index.php/index.php?option=com_jumi&fileid=20

Anônimo disse...

Se derrubou ou não derrubou o dinheiro para Patrimonio cultural continua chegando o do Turismo é ZERO. É o que consta no site Transparencia da Fundação João Pinheiro, orgão oficial sobre informações de transferencia de verbas para os municipios. Procurem o item EXTRATO no canto esquerdo da página da Lei Robin Hood e vejam como vem o dindim pro Braz. assim fica mais fácil o cidadão cobrar como é aplicado seu suado trabalho.

Anônimo disse...

NO SITE DA PREFEITURA
" Brazópolis foi muito bem representado pelos colegas Flavio Chiarini � Estiva / Clodoaldo Costa - Senador Amaral / Inacio Jorge - Cambui / Josiane Silva - Cambui / Jaqueline Berta � Cambui. "
NÃO FOI O QUE ACONTECEU EM BH, QUEM ESTEVE NOS TRÊS DIAS DE TRABALHO EM BH PODE VER DIREITINHO QUEM ELES REPRESENTAVA. POUSO ALEGRE. Cambui com três delegados e Brazopolis nenhum? Seria a cultura de Cambui tres vez melhor que a nossa??? Ou eles sabem se articular e se comunicar, enquanto aqui o Secretario de Cultura faz tudo quetinho.

Anônimo disse...

Se a gente esta tão bem representado, Sr. Chefe de Cultura, como o Sr. explica o Sul de Minas não ter elegido nenhum Delegado Nacional representante do poder público, só elegendo Delegados da sociedade civil? Pergunta para os delegados de Cambuí, já o eles nos representam qual a opinião sobre o lobista de Pouso Alegre que estava na Assembleia na 3a Conferencia Estadual de Cultura BH

Anônimo disse...

Veja no site da Prefeitura, na matéria sobre a participação de Brazópolis na Conferencia Intermunicipal de Cultura em Cambuí, que a Divisão de Cultura não sabe a diferença entre Circuito Turistico, Conferencia de Cultura e ICMS Patrimonial???? São três coisa distintas, a primeira é uma classificação das cidades de acordo com seu potencial TURISTICO, a segunda é uma reunião para mudar o rumos dos projetos CURTURAIS e a terceira é uma forma de repassar o nosso imposto para o PATRIMÔNIO.

Anônimo disse...

Gente que bagunça!
Não dá pra entender nada.
É Secretário de Cultura ou
Chefe de Cultura?
O nome faz muita diferença.

Anônimo disse...

Pelo nível de informação da turma qualquer "cabeça de bagre" nos representaria.
Somos FORMADORES DE OPINIÃO conscientes ou uma MASSA DE MANOBRA alienada?

Anônimo disse...

O Secretário devia doar metade do salário dele para este Blog. Que esta secretariando gratuitamente e fazendo o que seria dever pelo poder público, que recebe para isso.

Anônimo disse...

Se queremos mudar nosso Brasil, temos que começar pela mudança cultural.
Tem que mudar a cultura da polticagem suja pela politica ética, mudar a cultura da discussão partidária pela cultura da relfexão comunitária. Mudar a cultura do "Toma lá da cá" pela cultura do "É dando que se recebe".
Até o Varicano entrou nessa e Brazópolis ainda esta na politiquinha "Café com Leite".
As manifestações de Junho de 2013, "A revolta do Vinagre", o grito era por mudanças CULTURAIS.

Anônimo disse...

Os Conselhos servem para exatamente evitarmos este desgaste.
Vejam o exemplo do Conselho de Segurança, funciona. O Conselho de Turismo parace um Zumbi, hora esta vivo, hora esta morto, o Conselho de Patrimônio virou "Pelego", o Conselho de Meio Ambiente sumiu no mato. Os outros não tenho notícias. Todos eles só fazem sentido se tiverem verdadeiramente representantes da sociedade civi nas resectivas áreas. ATENÇÃO POPULAÇÃO: São nesses Conselhos que temos o poder de mudar nossa cidade e não só ficar reclamando e criticando. VEM PRA RUA , entra nos Conselhos e mostrem o nosso poder de mudança.

Anônimo disse...

FONTE: site da Prefeitura de Brazópolis:
"Os objetivos da Conferência Estadual de cultura (...); estimular o planejamento de políticas, projetos e ações estaduais para a cultura com a participação e o controle da sociedade civil;".
PATICIPAÇÃO e CONTROLE pela Sociedade Civil, somos nós, o cidadão comum, são nestas Conferencias que exercemos nossos direitos e fiscalizamos o poder público.

Anônimo disse...

Prefeito João Mauro, o senhor já tem mais de 200 dias administrando a cidade, não tem mais sentido culpar o passado. Suas ações estão mostrando o peso de boas e más escolhas.

Anônimo disse...

Votaram no Ptralhas agora aguente........

Anônimo disse...

Inacreditável! Brasopolense meus respeito em 1º lugar, mas vocês tem que agir: Levante e ande na frente desta prefeitura que só tem incompetente vejam a Rua Benedita Oliveira Dias - Bairro Jardim Novo Horizonte (Amostra de uma má gestão).

Anônimo disse...

No site oficial da Prefetura Municipal de Brazopólis consta uma matéria muito m editada. O titulo se refere a um evento Estadual e o texto fala de um evento Intermunicipal e no final coloca um endereço do evento Estadual. Devo acreditar que foi só um erro editorial e ligo será corrigido, sendo pega muito mal para um orgão público mentir. Né? Promotoria Pública existe para nos ajudar a tirar algumas dúvidas.

Anônimo disse...

Lembrem-se da maça.

Anônimo disse...

Muito bom Julio é isso aí parabéns.

Anônimo disse...

Nossa! Amei o que o Julio disse.

Anônimo disse...

Em comemoração ao aniversário da nossa Constituição de 1988 segue o artigo 37 para os Funcionários Públicos, em especial os que detem o poder, prefeito, secretários, chefes de setor e vereadores:
"Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)"
Por favor senhores administradores leiam este trecho todos os dias antes de começarem a trabalhar.

ESTAMOS DE OLHO!

Anônimo disse...

"Para quem acompanha de verdade o andamento de tudo..." já percebeu quem esta trabalhando e quem esta fazendo politicagem.

Anônimo disse...

Caro Sr. Chefe das Divisões de Cultura e Turismo, para clarear sua memória:
Em 19 de abril o Sr. realizaou aqui a Coferencia Municipal de TURISMO, segue a materia, http://circuitoserrasverdes.blogspot.com.br/2013/04/serras-verdes-participa-de-conferencia.html?m=1
e no que deu????? Como esta o Conselho Municipal de TURISMO????? E o Fundo Municipal de TURISMO???? Como estava prometido era para estes mecanismos estarem funcionando hoje.
Brazopolenses entenderam pq o repasse para o municipio do ICMS TURISTICO é ZERO, simples pq tb é zero o que foi feito de abril até agora no TURISMO.
E olha que eu nem quiz entrar na questão cultural.

Anônimo disse...

Pelo que eu li no artigo do anonimo 4 out 09:10, foi pago uma agencia particular para fazer o treinamento do pessoal. E ai! Que fim levou isso? Niguém aprendeu, ficaram com preguiça ou não deixaram fazer? É o nosso dinheiro, temos que cobrar sempre e todo o centavo, pois na hora deles cobrarem nossos Impostos são implacáveis.

Anônimo disse...

Já que ninguém fala nada vou falar aqui mesmo.
Qual a programação para a Semana do Dia de Nossa Senhora e/ou Dia das Crianças?
Vamos trabalhar para não repetir o passado.

Anônimo disse...

Quem quizer saber tudo nos detalhes é só seguir os endereços nas mensagens acima e tirar as próprias conclusões. É um pouco chato a leitura, mas quem conseguir ler as entre linhas vai perceber que houve um descaso do Secretário com Turismo e a Cultura de Brazópolis.

Anônimo disse...

Um Conselho de Turismo foi criado em abril deste ano como informou este blog e o site da prefeitura.
Então, niguém fala nada? Sociedade civíl? Poder Público? Na reportagem de abril estavam todos animados, o que deu errado? Vamos fortalecer os Conselhos para que cumpram sua função de participar, opinar, cobrar e fiscalizar. Lembrando que quem trabalha é o poder público usando a máquina do estado e quem paga é a sociedade civíl através dos impostos.

Anônimo disse...

Isso ai! Mais participação da Sociedade Civíl. E não adianta montar Conselhos onde a sociedade fica recebendo ordens do Poder Municipal para fazer o trabalho dele. A função dos Conselhos é orientar, fiscalizar e cobrar ações para melhorar a nossa vida, e não ficar trabalhando voluntariamente para aqueles que realmente ganham para isso, nestes casos o Poder Público.

Anônimo disse...

Disse tudo Sr. 7 out 10:13.

Anônimo disse...

A nossa cultura de não questionar, fiscalizar e cobrar dos governantes tem que mudar. A culpa é nossa e não dos políticos que nós elegemos.

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.