6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

12 de setembro de 2013

GRANDES INDÚSTRIAS EM BRAZÓPOLIS? SERIA UMA SOLUÇÃO? - Fátima Noronha



Tenho postado muitos comentários de brazopolenses reclamando da falta de emprego em nossa cidade. Reclamam que as pessoas tem que sair da cidade pra ter um futuro profissional.
Mas não é de hoje que isto acontece. Há dezenas de anos esta é a nossa realidade.
Eu saí de casa para trabalhar fora, na década de 70, aos 17 anos, depois chegou a vez de meus filhos, meus sobrinhos, amigos. Muita gente fez o mesmo.
Brazópolis não comporta, até mesmo por sua topografia, uma grande indústria. As pequenas pagam baixos salários.
Cidades vizinhas conseguiram trazer grandes indústrias, empregar o povo, trazendo até mesmo pessoas de fora para ocuparem os muitos cargos existentes.
Mas como estão estas cidades hoje?
Vocês vão dizer que estão prosperando, que o povo está ficando rico, que tem movimento e festas maravilhosas...
Mas o que vocês não notam, ou não querem notar, é que junto com as grandes indústrias também chega a violência, a bandidagem.
Será isto que queremos para nossa Brazópolis?
Será que queremos deixar pra trás nossa tranquilidade e viver uma vida de sobressaltos e medo?
Um amigo me disse: “Brazópolis pra mim é um refúgio, um lugar onde me livro do estresse do dia a dia. Onde meus filhos se sentem livres, sem o medo como acontece na cidade onde moro. Aqui é meu paraíso”.
Nossa cidade tem muito potencial, em várias áreas pra gerar empregos, sem necessariamente trazer grandes indústrias e suas consequências.
O que precisamos aqui é dar condições de recreação, diversão e alegria para nossas crianças e idosos.
Assim nos sentiremos num real paraíso!

22 comentários:

Ricardo Cintra disse...

A correlação: Grandes Industrias x Problemas de Segurança existe de fato, mas assim como em qualquer escolha existem dois lados (fatores positivos/vantagens e fatores negativos/desvantagem. Se para quem consegue trabalhar fora (meu caso) e voltar para o dormitório a nossa "tranquilidade" é atraente, para muitos, a falta de emprego prejudica/limita e muito a condição social / possibilidade de acréscimo da renda familiar etc.... EX. Quando morava em Santa Rita eu e minha esposa trabalhávamos...mas a cidade era bem mais violenta que aqui. Agora voltamos para "o sossego", mas só eu trabalho. Enfim para os Governantes e os que já "fizeram a vida" e voltaram é muito confortável e pratico a utilização desse argumento "tranquilidade". A vinda de uma Empresa com a geração de uns 500 empregos (Ex.) tem muitos mais vantagens para a população do que desvantagens.

Anônimo disse...

É possível, SIM! Basta as autoridades de nossa cidade correm atrás de empresas e microempresas e fazer uma parceria, cedendo terreno ou áreas para construção de galpões, etc...Aliás, me lembro quando a prefeitura cedeu um terreno no Horizonte Azul,onde a Motorádio fez mais um galpão e supostamente contrataria vários funcionários. E hoje eu vejo esse galpão sem movimento e os empregos prometidos não foram gerados. Temos que parar de dar preferência somente para as empresas que estão na cidade, que são um número muiiiiito pequeno e darmos prioridade em novas empresas que querem ou podem se instalarem em nossa cidade.

Anônimo disse...

concordo com vc ricardo cintra e anonimo é facil quem tem vida ganha, mas os pais que sabem como é dificil verem seus filhos tendo que ir embora para terem um futuro melhor e estão correndo risco do mesmo jeito indo para cidades como são paulo , rio de janeiro, são jose dos campos etc é bom tranquilidade logico que é, mas violencia hoje em dia estão em todos os lugares eu trabalho em itajuba e não é facil não, mas na minha cidade Brazopolis não tem como ficar é lamentavel esta ficando uma cidade de aposentados, temos sim o direito de querer melhorar a cidade e temos sim que lutar por isso, Fatima concordo com vc em partes, porem sua fala é daqueles que pensam e moram em Brazopolis infelizmente tem esse discurso fatalista, não querem mudanças tem medo das coisas melhorarem e são bem comodistas desculpe mas eu não gostei desse texto.

Fátima Noronha disse...

Eu quis dizer "GRANDES" indústrias, que empregam MILHARES. Mas lógico que as médias indústrias precisam vir para dar emprego a todos daqui e não precisarem ir embora da cidade.

Anônimo disse...

Sábios comentários! Estamos vendo Brazópolis ficar para trás, cidades menores que Brazópolis estão crescendo e nossa cidade ficando para trás! (Piranguinho, Cachoeira de Minas, Conceição dos Ouros. Violência todo lugar existe, é impossível estar privado dela. Estou formada e tem emprego para mim? NÃO! Estou pensando em sair de Brazópolis, o que é agonia para toda a minha família. Fátima Noronha reveja as suas palavras!

Anônimo disse...

Lamentável, tenho 25 anos e muitos dos meus amigos se foram, e os que aqui ficaram a maioria esta desempregada. acreditamos que Brazópolis pode crescer e ter emprego, segurança e saúde, basta que todos pensem no bem comum, a exemplo de Congonhal, que cresceu, e desenvolveu todas as áreas, porque os governantes pensam no bem da população. Avante Brazópolis.

Anônimo disse...

Concordo com a Fátima. Indústrias muito grandes são desnecessárias pois aqui a população produtiva não é tão grande assim. Empresas de médio porte seria o ideal.

Anônimo disse...

Fátima, estou "quase" aposentada, então estou no lugar certo não é. Lugar para esperar a morte chegar. Mas, e meus filhos e netos não podem desfrutar do privilégio de viver na sua cidade natal, onde possam estudar,trabalhar, gozar de paz e tranquilidade?Será que os brasopolenses vão ficar batendo sempre na mesma tecla? É possível sim ter trabalho e tranquilidade.Não vejo acontecer nada nas cidades vizinhas que estão prosperando que não aconteça na nossa pacata Brazópolis, sem contar que pessoas com a mente desocupada é" oficina do diabo". Um abraço ,mas reveja seus conceitos.

Anônimo disse...

Aqui temos drogas.... e tudo que outras cidades tem.somente o numero de criminalidade é baixo. Agora dizer que Brasopolis não pode ter industria por aumentar violencia é coisa de cabeça muito pequena ou fraca. O mundo moderno nos oferece conforto e dignidade de vida, os problemas ruins são apenas consequencia. O que importa para nós é vivermos intenssamente o resto a gente contorna ou aprende conviver com ele.Se penssarmos como voce penssa, nós vamos viver uma vida mediocle.....vamos ser semple pobre... observando a natureza........que bonita a pedra do can can. EU vejo na pedra do can can,um belissimo teleférico ligando a pedra ao santo cruzeiro........Haaaaaa mas Brasopolis não comporta isso.......voce é louco ???? Quem iria aproveitar ???? Pelo menos eu aproveitaria........Eu que pensso grande e quero minha cidade grande. Porisso mesu amigo deixem de ser humilde , a humidade demais irrita fas mal a saude,a boca,e a alma. Quem anda com Deus não teme a nada,sobrevive até mesmo a violencia de uma cidade grande. .... Eu vivo os meus 60 anos em pouso alegre...trabalando e durmindo em brasopolis. No final de semana eu fico a escutar as historinhas de brasopolis...... tais como......inaugurar ponte ,mata burro, e outras obrinhas banais no anivessario da cidade,desfile de carros e anbulancias comprado pelo joao. ..... faser isso é pecado....é desumano .....mas o povo gosta..... O que precisa ´t jogar o padre cesar neles.. Esse é maior homem brasopolensse de todos os tempos. fala para o povo sem temer a ninguem. Povinho de Brasopolis sejam carajosos mudem os seus geito de penssar, pelo amos de Deus.....fatima por favor divulgue o que esrevi,é meu geito simples de amar miunha cidade e querer o melhor .

Anônimo disse...

precisamos e de gente nova ,deixar essas pessoas qe pensam peqeno para traz a atual administraçao vai para 12 anos e naõ geraram nem 200 empregos por isso o tempo deles ja ta indo e espero qe naõ voltem brazopolis precisa acompanhar o futuro assalto,roubo ,drogas qalqer lugar tem se naõ tiver emprego a situaçao fica pior ,ai as pessoas vaõ roubar para ter o qe comer pois trabaho e essencial!

Anônimo disse...

Cade o sábio o inteligente que só diz o divulgador da verdade mas nem ele sabe o que é isso.Ele sabe que eu estou falando dele.

Anônimo disse...

Essas pessoas que querem grandes indústrias em Brasópolis que vão procurar lá fora nossa cidade quer sossego.AMÉM.

Anônimo disse...

O JOÃO MAURO É OITO ANOS NO PODER ALGUÉM DÙVIDA.l

Anônimo disse...

Eu acho que é o contrario, " menti vazia oficina do diabo" cidade sem emprego que atrai vagabundos. Bandido não gosta de trabalhar, gosta de roubar. Pessoas de bem, honestas, só quer trabalhar e teu seu dinheiro para dar o melhor para sua família. Vou dar uma ideia para as cidades com índices de violência alto, acabar com as grandes industrias que vai reduzir a violência. O grande culpado disso tudo são os caras que nos governam ao invés de dar exemplo usa para o seu próprio bem.

Anônimo disse...

Metem o pau no prefeito mas ficam lambendo o rabo dele. Nem personalidade tem. qqqqqqqqqqqqqqqueccccccccccccoisa.

Anônimo disse...

Jovens Brasopolenses, não temos espaço nessa cidade, "temos que arriscar nossas vidas em cidades desenvolvidas" para quando nos ficarmos levinhos voltar para nosso refugio, paraíso, um cantinho do céu sem violência.kkk, seu amigo é um brincalhão mesmo! fala pra ele trabalha por aqui mesmo.

Anônimo disse...

Eu já acho que todos que passaram pela prefeitura tem uma parcela de culpa nisto.
Brasópolis esta colhendo o que foi plantado lá traz.
Estou falando de 30 a 40 anos atrás.Era mais viável do que hoje?
Porque as administrações anteriores não trouxeram mais empresa para esta cidade.Alguém poderia me explicar?
O que você acham que uma empresa pede para vir instalar numa cidade?
Temos locais apropriados para instalação de indústrias?
Brasópolis tem infraestrutura?
Brasópolis tem mão de obra qualificada?
Para mim, faltou captação de empreendimentos nos últimos anos e muitos acabaram em cidades vizinhas.
Brasópolis já tem um parque industrial?
Pergunte isto a seus vereadores.

Roberval Gomes

Anônimo disse...

Mais esporte e mais cultura. Nossos jovens carecem de atividades saudáveis e não do ócio embreagador. Mais arte e menos cachaça.

Anônimo disse...

deus vai ajudar e jao mauro vai governar aqui por muinto tempo,mais 20 anos deus quizer,e manter a cidade como esta mesmo,mudart nada nao,quermos socego paz ,nos brazopolensse nao queremos mais carnaval festa na plaça,quero tambem se pode tirar o campo de futeboll la tambem os jogadores falam muinto alto atraplha aqui,vamos bloquear o campo tambem,temos que trazer uma fabrica de colchoes e cama pra gente descançar tranquilo e fechar os bares da plça tambem sao muinto baguncentos,,quero minha cidade protegida dos jovens,

Anônimo disse...

20 anos de João Mauro, pelo amor de Deus anônimo de17 de setembro de 2013 12:42, bate na boca gozador.

Anônimo disse...

Brazópolis regride á cada ano com essas mentes arcaicas, pena muita pena de Brazópolis....

Anônimo disse...

Quando nossa cidade tiver uma liderança que enxergue além dessa crença de que devemos continuar sendo um lugar sem bandidos, violência e problemas de uma cidade grande; uma liderança que mude esse paradigma de que Brazopolis deve se manter como a caverna de Platão, talvez veremos o sol.....

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.