Nos dias 25, 26 e 27 de Setembro de 2013, na Assembleia
Legislativa de Minas Gerais, Belo
Horizonte/MG, aconteceu a 3ª Conferência
Estadual de Cultura que é um espaço de consulta, participação e controle social
da política cultural do nosso Estado. A
Conferência Estadual teve um caráter devolutivo, em que foram apresentadas as
ações, programas, projetos e políticas realizadas pelo Governo de Minas, por
meio da Secretaria de Estado de Cultura de Minas, a partir de propostas da sociedade
civil apresentadas nas conferências anteriores.
Esse roteiro de debates, construção de
propostas e consolidação de planos buscam possibilitar que as ações do estado
sejam fundamentadas nas demandas do cidadão, promovendo os meios para a
democratização da produção e do acesso aos bens culturais.
Os objetivos da Conferência Estadual de
cultura são estimular a adesão ao Sistema Nacional de Cultura; diagnosticar a
situação do Sistema Estadual de Cultura; estimular a implantação/consolidação
do Sistema Estadual de Cultura; elaborar um Plano de Ações Estratégicas para a
Cultura no estado; estimular a elaboração de políticas culturais a partir das
dimensões: simbólica, cidadã e econômica da cultura; estimular o planejamento
de políticas, projetos e ações estaduais para a cultura com a participação e o
controle da sociedade civil; eleger delegados para Conferência Nacional de
Cultura.
Compareceram representantes de Poços , Pouso Alegre,
Cambui, Machado, Piranguinho, Piranguçu, Passos, num total se 17 Delegados de
Cultura representando e defendendo nossa região.
infelizmente Brazópolis não mandou nenhum
representante. Com isso ficaremos fora do SNC -Sistema Nacional de Cultura. E
os recursos federais e estaduais para a Cultura não vão chegar em nossa cidade.
48 comentários:
CULTURA é de comer ou pra passar no cabelo????????
Por onde anda nosso secretário da cultura? É lastimável e toda cidade sai perdendo.
Pra que cultura da capital mineira. Brazópolis agora tá em outro nível. O querido prefeito do PT tá na China e consequentemente vai trazer muitos ienes e cultura em mandarim para o povo de cidade.
Não precisamos de CULTURA,ela já está estampada na cara de BRAZÓPOLIS.
fatima faz uma entrevista com o prefeito de piranguinho qe conseguiu para sua cidade um centro cultural o unico da regiaõ qem sabe a secretaria da cultura de brazopolis naõ vai a piranguinho e toma aulas particulares com o pessoal la , pq isso qe aconteceu e a cara da atual administraçao uma vergonha,colocaram qe conseguiram 5 milhoes para qando vai ser usado esse dinheiro no final de 2.016 ,pa ate agora a cidade ta abandonada !!!
Talvez não tenham enviado por falta de recursos financeiros,pois nossa autoridade maior está do outro lado do mundo ( China ).Que vergonha para nossa cidade,o povo de Brasópolis não merece isso.
Att.: Francisco José.
Esta todo mundo viajando: um pra SP, outro pra China. O expref liberal que viajava para lucrar com suas empresas em outra cidade e o pref social viaja para lucrar com as empresas dos outros em nossa cidade. Quando teremos um prefeito normal que não viaja e lucra com empresas de brazopoleneses em Brazópolis?
O que esperar de uma cidade onde todos viajam, nada se faz, a população padece e só ouve desculpas rotineiras. Onde se gasta R$ para realizar eventos que privilegiam um numero restrito de indivíduos. Acho sinceramente que o que vimos na aniversario de nossa querida Brazópolis, muito bem descrita pela nobre escritora deste Blog onde citava uma " Torre de Babel" é o reflexo como os governantes vem administrando nossa cidade. Sendo assim caros Brazópolenses a maior cultura de um povo é viver em um pais democrata, por isso cabe a cada um de nós em 2016 termos a cultura de analisar cada situação e votar consciente. ACORDA BRAZÓPOLIS OU VIVERA ETERNAMENTE NA MEDIOCRIDADE.
Que coisa mais esquisita isso.è que o povo dessa cidade só gosta de beber emoda de viola,pra que cultura? pra quem?
Afinal quem é o(a) secretário(a) da cultura de Brazópolis?Bateu uma curiosidade...Tudo às moscas!
E a programação do Dia de Nossa Senhora? Ou será que não é Nossa Cultura?
Sr. Jango responda aos munícipes o motivo da não participação e acaba com isto, acorda secretário.
Engraçado dizerem isso, pra quem acompanha de verdade o andamento de tudo, ou seja o verdadeiro cidadão, sabe que de 2001 a 2008 Brazópolis sai de uma pontuação insignificante de quase 1 ponto e foi para 14 na secretaria da cultura, sendo a maior da região, o governo passado em apenas 4 anos derrubou esta pontuação pra 1 novamente. Lembrando muita gente reclama da falta de emprego, e quando um prefeito assume uma postura de buscar investimentos é tratado assim, a viajem do prefeito atual foi inteiramente custeada pela empresa XCMG e não com o dinheiro do povo. Acho que a população deve procurar fazer pela sua cidade, ao vez de só tentar bater. Eu sou um cidadão brazopolense que ama essa terra, e me informo ao máximo sobre o que acontece e deixa de acontecer, não tenho partido politico e nem votei no João Mauro, mas uma coisa tenho que admitir, é o unico que está fazendo algo, mesmo com a prefeitura e a cidade detonada, o prefeito anterior em 4 anos além de não fazer nada, ainda estragou o que se havia feito. O povo tem que acordar para a vida, brigar sim pelo que acha justo ser feito, mais admitir e dar valor para o que se foi feito, e se informar de verdade sobre o que acontece e deixa de acontecer, e não falar só do que ouviu alguém dizer, vá até a fonte da informação, não julgue antes de saber os fatos reais. Quando se julga algo sem saber os reais fatos, se torna pura ignorância. Brazópolis tem um lindo e glorioso futuro pela frente, pelo trabalho de governantes que se comprometem com o trabalho, mas essencialmente por cidadãos que queiram fazer algo de cara limpa e que saibam a real situação do município e lute por ele de verdade, não falem apenas, ajam também. E o mais importante só critiquem se sabem bem o que estão falando.
Julio.
Entendeu o recado do Julio, nobres Secretários, não deixem uma maça podre estragar as outras. E que o nosso Prefeito traga boas notícias.
Fatima, pq esta mensagem saiu e voltou? Será que a Censura tb habita o PT?
O Chico Zé, ai em cima, matou a charada.
Coitados de voces,Julio e cia.
É isso mesmo quem derrubou a pontuação do ICMS Cultural de 14 para 1 foi o governo que findou em 2012. Se informem melhor.
O ICMS Cultural é a Lei Robin Hood e Brazópolis continua mal pontuada e não é desculpa da gestão passada pois a atual não esta fazendo nada para melhorar a pontuação. E o ICMS Cultural é basicamente para reforma de patrimônio e o dinheiro vai para a prefeitura. Agora o SNC e o SEC que estão sendo implantados é dinheiro para os projetos culturais direto para os artistas e Brazópolis tb esta fora pois não esta fazendo nada nesta área.
Comparem e tirem suas conclusões.
http://ajaneladobraz.blogspot.com.br/2013/08/secretario-de-cultura-participa-da-1.html?m=1
e
http://www.brazopolis.mg.gov.br/noticias.php?noticia=47
Pra quem gosta de tabelinha:
http://www.fjp.mg.gov.br/robin-hood/index.php/index.php?option=com_jumi&fileid=20
Se derrubou ou não derrubou o dinheiro para Patrimonio cultural continua chegando o do Turismo é ZERO. É o que consta no site Transparencia da Fundação João Pinheiro, orgão oficial sobre informações de transferencia de verbas para os municipios. Procurem o item EXTRATO no canto esquerdo da página da Lei Robin Hood e vejam como vem o dindim pro Braz. assim fica mais fácil o cidadão cobrar como é aplicado seu suado trabalho.
NO SITE DA PREFEITURA
" Brazópolis foi muito bem representado pelos colegas Flavio Chiarini � Estiva / Clodoaldo Costa - Senador Amaral / Inacio Jorge - Cambui / Josiane Silva - Cambui / Jaqueline Berta � Cambui. "
NÃO FOI O QUE ACONTECEU EM BH, QUEM ESTEVE NOS TRÊS DIAS DE TRABALHO EM BH PODE VER DIREITINHO QUEM ELES REPRESENTAVA. POUSO ALEGRE. Cambui com três delegados e Brazopolis nenhum? Seria a cultura de Cambui tres vez melhor que a nossa??? Ou eles sabem se articular e se comunicar, enquanto aqui o Secretario de Cultura faz tudo quetinho.
Se a gente esta tão bem representado, Sr. Chefe de Cultura, como o Sr. explica o Sul de Minas não ter elegido nenhum Delegado Nacional representante do poder público, só elegendo Delegados da sociedade civil? Pergunta para os delegados de Cambuí, já o eles nos representam qual a opinião sobre o lobista de Pouso Alegre que estava na Assembleia na 3a Conferencia Estadual de Cultura BH
Veja no site da Prefeitura, na matéria sobre a participação de Brazópolis na Conferencia Intermunicipal de Cultura em Cambuí, que a Divisão de Cultura não sabe a diferença entre Circuito Turistico, Conferencia de Cultura e ICMS Patrimonial???? São três coisa distintas, a primeira é uma classificação das cidades de acordo com seu potencial TURISTICO, a segunda é uma reunião para mudar o rumos dos projetos CURTURAIS e a terceira é uma forma de repassar o nosso imposto para o PATRIMÔNIO.
Gente que bagunça!
Não dá pra entender nada.
É Secretário de Cultura ou
Chefe de Cultura?
O nome faz muita diferença.
Pelo nível de informação da turma qualquer "cabeça de bagre" nos representaria.
Somos FORMADORES DE OPINIÃO conscientes ou uma MASSA DE MANOBRA alienada?
O Secretário devia doar metade do salário dele para este Blog. Que esta secretariando gratuitamente e fazendo o que seria dever pelo poder público, que recebe para isso.
Se queremos mudar nosso Brasil, temos que começar pela mudança cultural.
Tem que mudar a cultura da polticagem suja pela politica ética, mudar a cultura da discussão partidária pela cultura da relfexão comunitária. Mudar a cultura do "Toma lá da cá" pela cultura do "É dando que se recebe".
Até o Varicano entrou nessa e Brazópolis ainda esta na politiquinha "Café com Leite".
As manifestações de Junho de 2013, "A revolta do Vinagre", o grito era por mudanças CULTURAIS.
Os Conselhos servem para exatamente evitarmos este desgaste.
Vejam o exemplo do Conselho de Segurança, funciona. O Conselho de Turismo parace um Zumbi, hora esta vivo, hora esta morto, o Conselho de Patrimônio virou "Pelego", o Conselho de Meio Ambiente sumiu no mato. Os outros não tenho notícias. Todos eles só fazem sentido se tiverem verdadeiramente representantes da sociedade civi nas resectivas áreas. ATENÇÃO POPULAÇÃO: São nesses Conselhos que temos o poder de mudar nossa cidade e não só ficar reclamando e criticando. VEM PRA RUA , entra nos Conselhos e mostrem o nosso poder de mudança.
FONTE: site da Prefeitura de Brazópolis:
"Os objetivos da Conferência Estadual de cultura (...); estimular o planejamento de políticas, projetos e ações estaduais para a cultura com a participação e o controle da sociedade civil;".
PATICIPAÇÃO e CONTROLE pela Sociedade Civil, somos nós, o cidadão comum, são nestas Conferencias que exercemos nossos direitos e fiscalizamos o poder público.
Prefeito João Mauro, o senhor já tem mais de 200 dias administrando a cidade, não tem mais sentido culpar o passado. Suas ações estão mostrando o peso de boas e más escolhas.
Votaram no Ptralhas agora aguente........
Inacreditável! Brasopolense meus respeito em 1º lugar, mas vocês tem que agir: Levante e ande na frente desta prefeitura que só tem incompetente vejam a Rua Benedita Oliveira Dias - Bairro Jardim Novo Horizonte (Amostra de uma má gestão).
No site oficial da Prefetura Municipal de Brazopólis consta uma matéria muito m editada. O titulo se refere a um evento Estadual e o texto fala de um evento Intermunicipal e no final coloca um endereço do evento Estadual. Devo acreditar que foi só um erro editorial e ligo será corrigido, sendo pega muito mal para um orgão público mentir. Né? Promotoria Pública existe para nos ajudar a tirar algumas dúvidas.
Lembrem-se da maça.
Muito bom Julio é isso aí parabéns.
Nossa! Amei o que o Julio disse.
Em comemoração ao aniversário da nossa Constituição de 1988 segue o artigo 37 para os Funcionários Públicos, em especial os que detem o poder, prefeito, secretários, chefes de setor e vereadores:
"Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)"
Por favor senhores administradores leiam este trecho todos os dias antes de começarem a trabalhar.
ESTAMOS DE OLHO!
"Para quem acompanha de verdade o andamento de tudo..." já percebeu quem esta trabalhando e quem esta fazendo politicagem.
Caro Sr. Chefe das Divisões de Cultura e Turismo, para clarear sua memória:
Em 19 de abril o Sr. realizaou aqui a Coferencia Municipal de TURISMO, segue a materia, http://circuitoserrasverdes.blogspot.com.br/2013/04/serras-verdes-participa-de-conferencia.html?m=1
e no que deu????? Como esta o Conselho Municipal de TURISMO????? E o Fundo Municipal de TURISMO???? Como estava prometido era para estes mecanismos estarem funcionando hoje.
Brazopolenses entenderam pq o repasse para o municipio do ICMS TURISTICO é ZERO, simples pq tb é zero o que foi feito de abril até agora no TURISMO.
E olha que eu nem quiz entrar na questão cultural.
Pelo que eu li no artigo do anonimo 4 out 09:10, foi pago uma agencia particular para fazer o treinamento do pessoal. E ai! Que fim levou isso? Niguém aprendeu, ficaram com preguiça ou não deixaram fazer? É o nosso dinheiro, temos que cobrar sempre e todo o centavo, pois na hora deles cobrarem nossos Impostos são implacáveis.
Já que ninguém fala nada vou falar aqui mesmo.
Qual a programação para a Semana do Dia de Nossa Senhora e/ou Dia das Crianças?
Vamos trabalhar para não repetir o passado.
Quem quizer saber tudo nos detalhes é só seguir os endereços nas mensagens acima e tirar as próprias conclusões. É um pouco chato a leitura, mas quem conseguir ler as entre linhas vai perceber que houve um descaso do Secretário com Turismo e a Cultura de Brazópolis.
Um Conselho de Turismo foi criado em abril deste ano como informou este blog e o site da prefeitura.
Então, niguém fala nada? Sociedade civíl? Poder Público? Na reportagem de abril estavam todos animados, o que deu errado? Vamos fortalecer os Conselhos para que cumpram sua função de participar, opinar, cobrar e fiscalizar. Lembrando que quem trabalha é o poder público usando a máquina do estado e quem paga é a sociedade civíl através dos impostos.
Isso ai! Mais participação da Sociedade Civíl. E não adianta montar Conselhos onde a sociedade fica recebendo ordens do Poder Municipal para fazer o trabalho dele. A função dos Conselhos é orientar, fiscalizar e cobrar ações para melhorar a nossa vida, e não ficar trabalhando voluntariamente para aqueles que realmente ganham para isso, nestes casos o Poder Público.
Disse tudo Sr. 7 out 10:13.
A nossa cultura de não questionar, fiscalizar e cobrar dos governantes tem que mudar. A culpa é nossa e não dos políticos que nós elegemos.
Postar um comentário
Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.