6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

19 de novembro de 2015

Mensagem de Victor Said



 Vi meus poemas em seu blog e volto a repetir: me sinto imensamente honrado com a postagem de minhas criações. E Respondendo a questão que fora levantada no blog: sim! Eu existo! Mas espero que compreenda e que os leitores do blog À Janela possam compreender também, eu prefiro ficar no anonimato. É uma opção minha ficar assim quietinho no meu canto. Eu nasci em Itajubá e fui criado em Brazópolis, mas como sou adepto do pensamento de Fernando Pessoa, escolhi me guardar na figura de poeta. E fazendo uso do linha "poesia livre" escrevo meus versos e posto no blog Poesia Três potes. Mas posso lhe dizer que amo Brazópolis, tanto pela localização geográfica quanto pelas construções e, exclusivamente pelo povo que aqui nasce, cresce e vive. É um povo que como outros pelo Brasil a fora apresenta características únicas e valiosas. Falo isso pela generosidade dessa gente, pela educação e gentileza e que faz o amor por Brazópolis aumentar ainda mais. Sei que Brazópolis tem lá seus problemas e que algumas pessoas ainda insistem em injuriar essa terra e muitas vezes são até confundidas com o todo, como se representassem a cara do povo brazopolense, de uma forma errônea de generalizar as coisas. Em todos os lugares temos pessoas assim, normal.



Brazópolis é uma cidade de elevações. Vemos isso nas construções majestosas erguidas ao longo do tempo, pela história que preserva e como não falar de sua localização nessas montanhas, que se abusar, pode-se tocar o céu e se quiser até colher estrelas. Tenho por essa terra um respeito muito grande. Principalmente pela força de superação de seu povo e constante busca de melhorar as coisas. E aos poucos vai melhorando. Não podemos deixar de ficar atentos aos políticos. Esses sim, devem ser constantemente instigados a fazer por essa cidade e para sua população o melhor trabalho possível. Amo de paixão os bairros rurais desse município. Quando me é permitido dar umas voltas por essas estradas e trechos fico cada vez mais apaixonado pelas maravilhas dessa região.



Em Luminosa é possível ter várias interpretações, o trajeto é fantástico. Passa-se por uma colônia de imigrantes dos anos áureos do período do café, que está hoje em ruínas (e aquelas ruínas dizem mais do que se possa imaginar), depois por Boa Vitória que é um lugar que preserva as característica de uma Minas puramente rural e de valores humanos inabaláveis, visto isso na capela conservada de Sant'ana. Depois o bairro de cachoeirinha, com sua planície longa  e de cara casa majestosa da Dona Zica e ao lado a imponente capela, que eu não recordo o nome do santo, acho que Nossa Senhora de Guadalupe. Desse ponto da jornada é possível avistar Luminosa. Que faz jus a seu nome. Pois sem sombra de dúvidas irradia luz a toda região. Um lugar de povo alegre, bonito, humilde. Gente cuja natureza é mais valiosa que todo o ouro que o estado mineiro possa tirar de suas jazidas. Sem falar dos bairros que circulam a grandiosa Luminosa: Sertãozinho, Valentins, Quilombo, Tronco... Que são mais que lugares fantásticos, são pedras preciosas que coroam Nossa Senhora das Candeias.



Isso que estou focando o Sul de Brazópolis. Porque suas maravilhas se estendem por todos os lados. Veja por exemplo o Bairro de Bom Sucesso, onde se pode observar a sua generosa cadeia de morros e porque não dizer montanhas? O Laboratório Nacional de Astrofísica é uma joia que se prestarmos mais atenção é ao mesmo tempo algo que nos liga aos confins do Universo e, farol que nos chama a atenção por esse mar de trilhas e caminhos que é Brazópolis, que é Minas. Impossível não chegar a essa cidade e não lançar o olhar ao chamativo farol astronômico que é o Observatório do Pico dos Dias. Já foi ao Bairro São Rafael? Lá nas montanhas estão localizadas os melhores pontos pra se ver Minas.



Eu ficaria horas aqui relatando o imenso amor que tenho por essa cidade, seria praticamente uma prosa sem fim.



Mas é isso, Fátima. Parabéns pelo blog À Janela e novamente muito obrigado por expor lá algumas de minhas criações.



Um forte abraço para você!

6 comentários:

Anônimo disse...

Adorei a mensagem, é de pessoas como Vitor que precisamos em Brazópolis.

Anônimo disse...

eu não conheço esse vitor mais gostei dele

Unknown disse...

Parabéns, você foi perfeito em sua descrição lendo dá para ver os relevos, campinas, grotas, matas.
Infelizmente esta política suja , de negociatas do PT, instalou-se em Brazópolis, e o povo humilde e hospitaleiro que aqui reside não consegue enxergar que estão sendo usados.

Anônimo disse...

Parabéns Vitor.
Precisa de uma pessoal de fora para falar bem de nossa cidade.E enxergar coisas boas que nela existe.

Ao solitário do Braz, quero dizer que não é só o PT, é PSDB, PMDB, DEM,PV e outros partidinhos mequetrefe que existem por ai. O Brazuni está ai para ajudar, mas o povo deve estar satisfeito ou não querem ajuda.
Acorda Brasópolis.
Faraó.................................................................14.11.13

Anônimo disse...

Deu até orgulho d Brazópolis gostei pa caramba desse cara agente só escuta falar mal da nossa cidade q qdo ve coisa assim fika orgulhoso abraco

Anônimo disse...

Parabens Victor vce nos deixa orgulhosos desta nossa brazopolis ,qdo aqui se tem so anti-petista que se preocupa so o mandato e esquece do resto.Vce esqueceu de mencionar a belesa rara do CAN-CAN...onde osol nasce irradiando ainda mais aquele bairro.V OCE e o cara .abçs

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.