6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

30 de junho de 2012

Mineira Nhá Chica vai ser beatificada


Dia 28 de junho o papa Bento XVI aprovou  a publicação do decreto que permitirá a beatificação da brasileira Francisca de Paula de Jesus, conhecida como Nhá Chica. A data ainda não foi definida.

Houve festa  ontem na cidade mineira de Baependi, a 390 quilômetros de Belo Horizonte, onde Nhá Chica viveu. O decreto reconhece o milagre recebido por Ana Lúcia Meirelles por intercessão da futura beata. Ana Lúcia manifestou sua emoção em entrevista à Rádio Vaticana. Ela tinha hipertensão pulmonar e um defeito congênito no coração.

Nhá Chica era filha e neta de escravos. Ficou órfã aos 10 anos. Já em vida era conhecida como "mãe dos pobres", pois dedicava-se assiduamente à caridade. Construiu uma capela à Nossa Senhora da Conceição - hoje um santuário -, onde seu corpo está enterrado.

O papa também aprovou decretos que tornam mais próxima a beatificação de outros fiéis. Dois decretos, por exemplo, atestam a prática em grau heroico das virtudes cristãs pelo bispo espanhol d. Álvaro del Portillo (primeiro sucessor de São Jose Maria Escrivá, fundador do Opus Dei) e pelo bispo americano d. Fulton Sheen, conhecido por seus escritos sobre a religião católica. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Milagre de Nhá Chica é reconhecido pelo Vaticano
Professora foi curada de doença cardíaca ao rezar para filha de escravos, que vai ser beatificada

Itália -  A quinta-feira foi de alegria e louvor na pequena Baependi, no Sul de Minas Gerais. As comemorações começaram tão logo chegou a notícia de que o Papa Bento 16 assinara decreto reconhecendo milagre de Francisca de Paula de Jesus, a Nhá Chica — filha de escravos, dona de fé e devoção fervorosas que viveu na cidade no século 19, e atualmente em processo de beatificação pelo Vaticano.

 Milagre de Nhá Chica reconhecido pelo Vaticano

Para a professora aposentada Ana Lúcia Meirelles Leite, especialmente, a notícia foi um presente especial pelo aniversário de 67 anos. O milagre reconhecido pelo papa estava personificado nela. Há 17 anos foi curada, por obra e graça de Nhá Chica, de um problema congênito no coração que provocava hipertensão pulmonar.

Foi o caso da professora que motivou o estudo da Igreja sobre a santidade de Nhá Chica. “É um presente de Deus, dos céus, da minha santa. O Vaticano confirmou aquilo que eu já carregava no coração, que foi a santa responsável pela minha cura”, declarou. Há 17 anos, médicos disseram para Ana Lúcia que ela não resistiria a uma cirurgia. Ela adiou o procedimento, se “agarrou” com a Nhá Chica e, meses depois, exames comprovaram que seu coração estava bom, estava curada.

Devota de Nossa Senhora da Conceição, para iniciar a construção de santuário em Baependi, Nhá Chica dedicou-se à caridade e à fé desde muito jovem. Nascida em São João Del Rei e analfabeta, contava com ajuda de terceiros que para ela liam as Escrituras Sagradas. Por sua fé e clarividência, passou a ser aclamada pelo povo como ‘a santa de Baependi’, para onde seguem milhares de romeiros. O processo de beatificação foi iniciado em 1992 e Nhá Chica já foi reconhecida oficialmente pela Igreja como ‘Serva de Deus’ e ‘Venerável’. A cerimônia de beatificação deve acontecer no ano que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.