6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

29 de junho de 2012

O Brazopolense D. José Francisco recebe o Pálio das mãos do Papa Bento XVI




No último dia 29 de junho, Solenidade de São Pedro e São Paulo, o brazopolenses  D. José Francisco Rezende Dias, arcebispo de Niterói (RJ), esteve  entre os arcebispos do mundo todo recebendo  o Pálio das mãos do Santo Padre, o papa Bento XVI, na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
O Pálio é uma espécie de colarinho de lã branca, com cerca de cinco centímetros de largura e dois apêndices. Nele estão bordadas seis cruzes. É confeccionado com a lã de dois cordeirinhos, ofertados ao Papa por jovens romanas, no dia 21 de janeiro de cada ano, data da festa de Santa Inês. A lã posteriormente é tecida pelas monjas beneditinas do Mosteiro de Santa Cecília, em Roma.
Nos primeiros séculos da era cristã, o Pálio era usado exclusivamente pelos Papas. A partir do sexto século é que passou a ser usado também pelos arcebispos metropolitanos. Os pálios são abençoados pelo Papa e colocados sobre o túmulo do Apóstolo São Pedro, sobre o qual está o altar principal da Basílica Vaticana. No dia 29 de junho, os Pálios são dali levados para a celebração eucarística e colocados sobre o colarinho dos novos arcebispos.
No início de seu pontificado, o papa Bento XVI se referiu ao Pálio com as seguintes palavras: “tecido em lã pura, que me é colocado sobre os ombros (…), a lã do cordeiro pretende representar a ovelha perdida ou também a doente e frágil, que o pastor coloca sobre os ombros e conduz às águas da vida”. Afirmou ainda, “o pálio diz antes de tudo que todos nós somos guiados por Cristo (…), ao mesmo tempo convida-nos a levar-nos uns aos outros.” O simbolismo da lã pura sobre os ombros recorda o Bom Pastor que leva as ovelhas consigo e, as cruzes bordadas em lã negra lembram as chagas de Cristo e sua Paixão salvadora.
A cada ano cerca de 35 arcebispos, do mundo inteiro, recebem o pálio. Quando retornam para suas arquidioceses, levam não só o colarinho de lã que lhes foi imposto pelas mãos do sucessor de São Pedro, mas também o compromisso de traduzir nas atividades pastorais aquilo que esse tradicional sinal litúrgico representa, isto é, a fé em Jesus Cristo, Filho de Deus Salvador, o compromisso de imitar o Bom Pastor, que dá a vida por suas ovelhas, e a comunhão com a Sé Apostólica.

Veja em vídeo as plavras do Santo Papa D. Bento XVI na cerimônia:

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabens Dom Jose Francisco, por mais uma etapa trilhada no caminho de Jesus, nosso salvador, que o Espirito Santo continue lhe abençoando em todos momentos de sua vida, para que o senhor seje cada ves mais forte no pastoreio do seu rebanho.
Sua benção,
Claudio Stussi, Sandra e Thais.

bel e ivan disse...

Querido Dom José Francisco! Ficamos felizes com a notícia de que o Santo Padre lhe ofertou o Pálio, com toda a certeza em função da quilo que você tem trazido de contribuição para a vida da Igreja. Estamos orgulhosos por poder tê-lo como nosso modelo espiritual. Pedimos a sua benção! Os primos Bel e Ivan.

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.