6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

11 de junho de 2012

CURIOSIDADES SOBRE AS FESTAS JUNINAS...

AS FESTAS JUNINAS NÃO SÃO CELEBRAÇÕES EXCLUSIVAMENTE BRASILEIRAS, ELAS ACONTECEM EM VÁRIOS PAÍSES.

De origem européia, as fogueiras juninas fazem parte da antiga tradição pagã de celebrar o solstício de verão (época em que o sol passa pela sua maior declinação boreal ou austral). Uma lenda católica afirma que o costume tem suas raízes em um acordo feito pelas primas Maria e Isabel. Para avisar Maria sobre o nascimento de São João Batista, Isabel teria de acender uma fogueira sobre um monte.
Os balões e fogos de artifício são costumes trazidos pelos portugueses e segundo a tradição popular, servem para despertar São João Batista.
A quadrilha brasileira tem o seu nome de uma dança de salão francesa para quatro pares, a “quadrille”, em voga na França por volta do século XIX .
A quadrilha se fundiu com danças brasileiras pré-existentes e teve subseqüentes evoluções (entre elas o aumento do número de pares e o abandono de passos e ritmos franceses). Ainda que inicialmente adotada pela elite urbana brasileira, esta é uma dança que teve o seu maior florescimento no Brasil rural, daí o vestuário campesino. No Brasil, a festa recebeu o nome de “junina” , porque acontece no mês de junho (inicialmente “joanina”, de São João),
FESTAS JUNINAS NO MUNDO
Portugal - Há arraiais com fogueiras, assam-se sardinhas e oferecem-se manjericos. Marchas populares desfilam pelas ruas e dão-se com martelinhos de plástico e alho poro nas cabeças das pessoas. Em Lisboa, é tradicional a cerimônia de casamento múltiplo do dia de Santo Antônio, em que chegam a casar-se 200-300 casais ao mesmo tempo. São João é homenageado com uma festa semelhante à que acontece no Nordeste do Brasil.
Na África e na Ásia, Macau, Índia, Malásia os portugueses também deixaram essa tradição Junina bem marcada.
França - Em certos municípios franceses, uma alta fogueira é erigida pelos habitantes em honra a São João Batista.
Polônia - As tradições juninas da Polônia duram todo o dia, começando às 8h da manhã, varando a madrugada. Uma das características mais marcantes é o uso de fantasias, no entanto não de trajes camponeses como no Brasil, mas de vestimentas de piratas.
Ucrânia - É a mais importante de todas as festas pagãs. Muitos dos rituais das festas juninas ucranianas estão relacionados com o fogo, a água, fertilidade e auto-purificação. As moças colocam guirlandas de flores na água dos rios para dar sorte.
Suécia - São as mais famosas do mundo. É considerada a festa nacional sueca por excelência, comemorada ainda mais que o Natal. Uma das características mais tradicionais são as danças em círculo ao redor do majstången, um mastro colocado no centro da aldeia. Quando o mastro é erigido, são atiradas flores e folhas. Durante a festa, são cantados vários cânticos tradicionais da época e as pessoas se vestem de maneira rural, tal como no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.