AS FESTAS JUNINAS NÃO SÃO CELEBRAÇÕES EXCLUSIVAMENTE BRASILEIRAS, ELAS ACONTECEM EM VÁRIOS PAÍSES.
De origem européia, as fogueiras juninas fazem parte da antiga tradição pagã de celebrar o solstício de verão (época em que o sol passa pela sua maior declinação boreal ou austral). Uma lenda católica afirma que o costume tem suas raízes em um acordo feito pelas primas Maria e Isabel. Para avisar Maria sobre o nascimento de São João Batista, Isabel teria de acender uma fogueira sobre um monte.
Os balões e fogos de artifício são costumes trazidos pelos portugueses e segundo a tradição popular, servem para despertar São João Batista.
A quadrilha brasileira tem o seu nome de uma dança de salão francesa para quatro pares, a “quadrille”, em voga na França por volta do século XIX .
A quadrilha se fundiu com danças brasileiras pré-existentes e teve subseqüentes evoluções (entre elas o aumento do número de pares e o abandono de passos e ritmos franceses). Ainda que inicialmente adotada pela elite urbana brasileira, esta é uma dança que teve o seu maior florescimento no Brasil rural, daí o vestuário campesino. No Brasil, a festa recebeu o nome de “junina” , porque acontece no mês de junho (inicialmente “joanina”, de São João),
FESTAS JUNINAS NO MUNDO
Portugal - Há arraiais com fogueiras, assam-se sardinhas e oferecem-se manjericos. Marchas populares desfilam pelas ruas e dão-se com martelinhos de plástico e alho poro nas cabeças das pessoas. Em Lisboa, é tradicional a cerimônia de casamento múltiplo do dia de Santo Antônio, em que chegam a casar-se 200-300 casais ao mesmo tempo. São João é homenageado com uma festa semelhante à que acontece no Nordeste do Brasil.
Na África e na Ásia, Macau, Índia, Malásia os portugueses também deixaram essa tradição Junina bem marcada.
França - Em certos municípios franceses, uma alta fogueira é erigida pelos habitantes em honra a São João Batista.
Polônia - As tradições juninas da Polônia duram todo o dia, começando às 8h da manhã, varando a madrugada. Uma das características mais marcantes é o uso de fantasias, no entanto não de trajes camponeses como no Brasil, mas de vestimentas de piratas.
Ucrânia - É a mais importante de todas as festas pagãs. Muitos dos rituais das festas juninas ucranianas estão relacionados com o fogo, a água, fertilidade e auto-purificação. As moças colocam guirlandas de flores na água dos rios para dar sorte.
Suécia - São as mais famosas do mundo. É considerada a festa nacional sueca por excelência, comemorada ainda mais que o Natal. Uma das características mais tradicionais são as danças em círculo ao redor do majstången, um mastro colocado no centro da aldeia. Quando o mastro é erigido, são atiradas flores e folhas. Durante a festa, são cantados vários cânticos tradicionais da época e as pessoas se vestem de maneira rural, tal como no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.