6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

28 de abril de 2011

Brazopolense "Chico Minas" serviu de modelo para o 1º Boneco Gigante de São Bento do Sapucaí

Originalmente vindos de Portugal, esses bonecos aportaram em Pernambuco se firmando mais acentuada-mente em Olinda e Recife, daí se espalhando em direção ao sul do País passando pela Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo até chegar em São Bento do Sapucaí.


Zé e Maria Pereira, já faziam parte dos alegres carnavais do século 20, mas é bem provável que, logo após alguns anos de fundação da cidade DE São Bento do Sapucaí-SP, já deveriam estar incluídas estas simpáticas figuras nos primeiros ENTRUDOS aqui realizados. Pessoas já falecidas nos deixaram contadas antigas histórias relativas à introdução dos bonecos, das quais se destaca a história conhecida de “Chico Minas”, assim chamado por ter vindo da vizinha cidade de Brazópolis-MG. Por ser um homem de estatura bastante alta, devendo ter talvez mais de dois metros de altura e com a cabeça tão grande que mais parecia uma melancia, orelhas grandes, olhos arregalados e boca exageradamente rasgada, aquele homem também tinha modos e trejeitos mais engraçados que provocava hilaridade e chacotas principalmente da criançada. "Chico Minas” foi então o protótipo ideal para se fazer um boneco com todas as características nele encontradas.
Os atuais bonecos forma confeccionados por José Vicente da Silva, funcionário público municipal, artista plástico e artista amador e teatro.


Um comentário:

Marília Meneses disse...

Um Brazopolense serve de modelo em São Bento e hj Brazópolis se destaca nos bonecos Gigantes...seria o destino?

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.