6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

18 de abril de 2011

Itajubá irá sediar 2º Torneio Mineiro de Robótica Educacional

A Prefeitura de Itajubá, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio, realiza nesta segunda-feira, dia 18, o lançamento oficial da Temporada 2011 do Torneio Mineiro de Robótica Educacional.
O 2º Torneio Mineiro de Robótica, que irá acontecer em outubro deste ano, é organizado pela AMEducação (representante da ZOOM Education For Life e da FIRST - For Inspiration and Recognition of Science and Technology no Brasil), e realizado pela Prefeitura, em parceria com a Superintendência Regional de Ensino, Unifei (Universidade Federal de Itajubá), Colégio G9, ACICAM (Associação Comercial e Industrial de Cachoeira de Minas), AISI (Associação de Integração Social de Itajubá) e Integral Sistema de Ensino.


Com a presença do presidente da ZOOM Education For Life (representante da LEGO Education no Brasil), Marcos Wesley de Amorim Ribeiro, os responsáveis pela organização do evento em Itajubá irão apresentar a logomarca criada para a edição 2011, além de todas as informações sobre o torneio. Entre elas, destaca-se que os times serão compostos por, no mínimo seis integrantes e, no máximo dez. Somente poderão participar crianças com idade entre 10 e 15 anos. As inscrições serão abertas em breve e equipes de todo o Estado deverão participar do evento que vale vaga para a etapa nacional.

“A informação é de que cerca de 30 times participarão desse evento. É Itajubá mostrando mais uma vez seu potencial tecnológico para Minas e para o Brasil”, comenta o prefeito Dr. Jorge Renó Mouallem. Haverá também apresentação dos corais da Prefeitura e do Curso G9 (infantil), além dos relatos de alguns ex-participantes.

Outro anúncio que será feito no evento é de que serão abertas, em breve, no site da prefeitura www.itajuba.mg.gov.br, as inscrições para quem desejar ser voluntário durante a realização do torneio, que deve ocorrer na terceira semana de outubro.

Em 2010, a primeira edição foi realizada em Santa Rita do Sapucaí e contou com a presença de três equipes de Itajubá, que conquistaram o segundo (Hard 62 formada por alunos de escolas estaduais) e terceiro lugares (GTEeN do Colégio G9), além da GnORANGE, formada por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental à 1ª série do Ensino Médio.

O grupo de estudantes da rede pública foi formado por representantes de várias unidades das escolas estaduais, que receberam o apoio da Prefeitura de Itajubá, Superintendência de Ensino e das empresas: Datapool Eletrônica, Intermec South America, Autofind Industrial, MS Consultoria e Engenharia, iX Consultoria e a TS Soluções Indústria e Comércio Representações e Consultoria, que viabilizaram a participação do time, arcando com as despesas de inscrição. A Prefeitura, além da captação de patrocínio, disponibilizou o transporte dos times para a realização de treinamento.

O Torneio FIRST LEGO League é realizado em todo o mundo e já mobilizou mais de 14 mil times, 140 mil estudantes de 42 países, com a participação de 32 mil voluntários. Mais informações no site www.brfirst.org/hotsite/pict .

Fonte: Secom Itajubá

Um comentário:

Anônimo disse...

O termo robô surgiu de um grupo de dança do início do século passado na Europa. Pela primeira vez na história uma dança usou movimentos intercalados com pausas (estatuas) rompendo o classico balé. Hoje as máquinas estão fazendo o caminho inverso. Nada melhor que evoluir.

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.