6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

4 de março de 2013

CONTO - AS TRAVESSURAS DA INFÂNCIA - Maurício De Mendonça



      O TRISTE DESTINO DA “PRIMEIRA MISSA NO BRASIL”

            A CAVERNA.         

Naquela bela manhã de abril, o garoto procurava pelo vasto quintal de sua residência , algo que pudesse ajudá-lo a completar a caverna que construía no seu mundo de aventuras. Abrira ele, ajudado pelos seus companheiros de folguedos, um grande buraco no terreiro, a fim de transformá-lo no esconderijo contra  os “bandidos”.Com a vala já cavada, faltava  uma madeira ou mesmo um pedaço  de papelão para cobri-a servindo de telhado da caverna. Depois de rodar debalde todo o quintal o   menino lembrou-se do velho  porão da casa. Passou por uma arcada estreita, sob a grande escada externa que dava para a cozinha. Lá nos fundos deparou com a porta que dava acesso ao  salão principal onde  sabia ter muita quinquilharia guardada ao abandono. A porta estava fechada, mas com um esforço ele conseguiu abri-la. Tudo estava escuro, procurou um interruptor que ficava ali na parede, bem ao seu alcance.A lâmpada , bastante empoeirada  emitia uma fraca luminosidade, era só de 40 velas, mas revelava as muitas teias de aranhas espalhadas pelas paredes. O menino fez logo uma vistoria pelo cômodo a procura do que lhe interessava, mas nada encontrou que pudesse atendê-lo. Súbito, vindo de uma pequena clarabóia existente no alto da   parede , uma réstia de  luz do sol da manhã, feriu os olhinhos do menino que instintivamente os fechara. Logo que pode abri-los   deparou com um quadro dependurado num canto, de 1 metro x 50 cms mais ou menos , preso  à sua   moldura prestes a se soltar , estampando  uma tela que retratava  uma cena  bastante curiosa ._“Ah!, gritou ele, isso vai servir de “telhado!”_Mas, reparando com mais atenção no quadro viu, espantado, muitas figuras curiosas e estranhas como  soldados com roupas bem antigas e empunhando uma espécie de espingarda, marinheiros,padres e muitos índios com seus arcos e flechas e vestindo tangas e cocares,  já as índias, também de tangas ou completamente peladas, acomodando-se  nos galhos das árvores, algumas com seus filhinhos no colo. O garoto estava absorto naquela contemplação, para ele muito esquisita, quando foi despertado pelos gritos  de seus companheiros. Voltando à realidade, conseguiu com um puxão arrancar o quadro da parede e o foi arrastando pelo chão   dizendo todo eufórico  à turminha de aventura:” Já temos  o telhado”.


A OBRA       

Fazemos aqui um hiato nesta pequena história  para as explicações necessárias sobre o “estranho”Quadro  que o menino encontrou no porão  e dali o solapou num arranco  , sem pensar nas conseqüências da noite que seria trágica.
           
O quadro continha uma famosa tela, ou melhor, uma litografia ,cópia impressa de uma pintura famosa de um dos maiores pintores brasileiros do século XIX , Victor Meirelles. Seu trabalho foi concluído em 1861, ano de sua exposição no Salão Oficial de Paris. O  artista ,nascido na cidade de Desterro, no Estado de Santa Catarina, tinha apenas 29 anos quando pintou A PRIMEIRA MISSA NO BRASIL   A conselho de um amigo seu conterrâneo e professor, ele foi se inspirar na Carta de Dom Pero Vaz de Caminha , o escriba da Corte ao Rei de Portugal, Dom Manoel I,  para retratar com seu pincel o primeiro ato religioso da Frota de Cabral no seu desembarque na Terra de Santa Cruz . No final daquele abril do ano de 1500 , num banco de coral na praia da Coroa Vermelha no litoral sul da Bahia, fincou-se uma cruz de madeira;foi, então, rezada a solene missa de Páscoa , estando presentes quase  toda a tripulação e componentes da Frota,  soldados, religiosos e o gentio da região,índios nus e semi-nus e  crianças , .O consagrado artista, na sua versão nitidamente naturalista, apoiando-se na realidade histórica , a detalhes pitorescos da natureza, seguiu o texto do escrivão da Corte , que assim registrara em sua missiva ao Rei :      . “...Ao domingo de Pascoela pela manhã ( 26 de Abril de 1500) , determinou o Capitão ir ouvir missa e sermão naquele ilhéu. E mandou a todos os capitães que se arranjassem nos batéis e fossem com ele. E assim foi feito. Mandou armar um pavilhão naquele ilhéu, e dentro levantar um altar mui bem arranjado.E ali, com todos nós outros, fez dizer missa, a qual disse o padre frei Henrique, em voz entoada, e oficiada com aquela mesma voz  pelos outros padres e sacerdotes que todos assistiram, a qual missa, segundo meu parecer, foi ouvida por todos com muito prazer e devoção.Ali estava com o Capitão a bandeira de Cristo, com que saíra de Belém, a qual esteve bem alta, da parte do Evangelho... E quando veio ao Evangelho, que nos erguemos todos em pé, com as mãos levantadas, eles (os índios) se levantaram conosco e alçaram as mãos, ficando assim, até ser acabado, e então tornaram-se a assentar como nós... e em tal maneira sossegados, que certifico a Vossa Alteza , nos fez muita devoção...Acabada a missa, desvestiu-se o padre e subiu a uma cadeira alta; e nós todos lançados por essa areia. E pregou uma solene e proveitosa  pregação, da história e-vangélica; e no fim tratou da nossa vida, e do achamento desta terra, referindo-se  à Cruz, sob cuja obediência viemos, que veio muito a propósito, e fez muita devoção. Acabada a pregação encaminhou-se o Capitão.com todos nós , para os batéis, com nossa bandeira alta.”
            A PRIMEIRA MISSA NO BRASIL, de Victor Meirelles, é Óleo sobre Tela, medindo 270x 357 cm, é uma das obras de arte mais representativas do país, considerada no meio artístico nacional um tesouro icônico brasileiro.
           
Pois foi justamente esse Quadro a pobre vítima levada  por aquela turminha irresponsável para servir de  cobertura à sua  caverna construída no fundo do quintal .

            A  TRAGÉDIA.
              
Após os meninos cobrirem o buraco com aquele Quadro trataram de  espalhar por cima muita  terra e pedras. Já se fazia tarde quando os endiabrados  resolveram parar com o “trabalho”, pois começara a escurecer.  Deixaram a brincadeira para o outro dia e cada qual retirou-se para  sua casa.    -Aquela noite, o céu, ao invés de estrelas, encheu-se de nuvens e a chuva veio logo a seguir. Um aguaceiro desceu sobre a cidade. O mau tempo persistiu até ao amanhecer. Quando o dia clareou um sol forte reinava num céu límpido. Nada de chuva, apenas algumas poças d’água pelo chão e por entre as árvores alguns respingos de água que desciam de suas folhas  Na caverna construída no quintal daquela casa o desastre era total, o teto havia ruído e com ele a famosa Tela. Ela desaparecera em meio aquele barro ali formado.  Restara apenas o  buraco cheio de terra molhada e lama, um autêntico lamaçal. Aquela  pintura histórica  praticamente se dissolvera , não havendo nem vestígio daquela que fora a réplica de uma obra de arte.  Os pequenos endiabrados não sabiam onde esconder o seu desapontamento. A tristeza tomou conta de todos, não conseguindo raciocinar sobre  o mal feito. Dezenas de portugueses,  soldados e religiosos,  e uma nação de aborígines, além de árvores frondosas, navios ancorados e uma praia virgem,  um mundo destruído numa noite de chuva. Somente barro e lama sobraram  da lembrança quase viva de uma pintura naturalista retratando  a  Primeira Missa em solo pátrio.  O grande artista Victor Meirelles certamente ferido em seu brio, foi esconder-se  mais além no seu passado distante. E aqueles garotos hão de ter por castigo nunca mais esquecerem aquela cerimônia  religiosa  que por eles fora deletada, apagada de vez ... Realmente um triste destino dado por aqueles inocentes pirralhos  à   “PRIMEIRA MISSA DE NOSSA HISTÓRIA”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.