6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

26 de março de 2013

CRAS começa 2013 com vários novos projetos



O CRAS - Centro de Referência de Assistência Social começou o ano 2013 com vários projetos: o desenvolvimento do PAIF, Grupos de Convivência e Fortalecimento de vínculos: De Bem com a vida (idosos), PETI - Pensando o Futuro (crianças de 7 a 13 encaminhados pela justiça e Conselho Tutela), Criança Feliz ( crianças de 3 a 6 anos), ProJovem (adolescentes de 15 a 17 anos) e agricultura familiar.

O Programa de Atenção Integral à Família - PAIF é uma atribuição exclusiva do poder público e é desenvolvido necessariamente no Centro de Referência de Assistência Social . E todo CRAS independentemente da fonte financiadora, deve, obrigatoriamente, implementar o Programa de Atenção Integral à Família.

O PAIF é respectivamente um, serviço e uma unidade, intrinsecamente inter-relacionadas e o Programa ganha, assim, dimensão de serviço que oferta trabalho social com famílias, constituindo a identidade do CRAS na função de proteção prevista na política nacional de assistência social.

Os grupos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos tem como objetivo principal acompanhar crianças e idosos incentivando a execução de atividades lúdicas e estimulando, o desenvolvimento motor, intelectual, psicológico e social sendo desenvolvidos pela psicóloga  Luciana de Fátima Gomes Leite e Assistente Social -Natasha Novaes e pelos monitores: Ivan, Anderson, Érika, Jean, Lucas ,

O Programa Nacional de Inclusão de Jovens - ProJovem Adolescente - é um serviço de Proteção Social Básica desenvolvido no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) sob a supervisão dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). O Projovem Adolescente conta com uma equipe preparada de Psicólogo, Assistente Social, Orientador Social e Facilitadores de Oficinas (com Orientação Social, aulas de Dança, Teatro, Desenho e esportes). . Estes possuem o papel de consolidar os jovens no intuito de atingir ao máximo de seu objetivo e articula três eixos estruturantes em sua metodologia, que é: a convivência Social, a participação Cidadã e o mundo do Trabalho. O programa propõe aos jovens atividades que estimulam sua reflexão crítica e participação cidadã, distribuídas em ciclos, cada um com a duração de um ano.

O Projovem Adolescente (PJA), em especifico, atende jovens dos matriculados regularmente em escola, provenientes de famílias em situação de pobreza, beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF) e/ou em situação de risco ou vulnerabilidade social, encaminhados pelos programas e serviços de Proteção Social Especial (PSE) ou, ainda, aqueles que de uma forma ou de outra gostariam de fazer parte do programa. O serviço tem como objetivo contribuir para a promoção do desenvolvimento social e humano dos jovens, o fortalecimento dos seus vínculos familiares e comunitários, o enfrentamento das situações de risco social às quais eles são cotidianamente expostos, bem como sua permanência e/ou retorno (quando for o caso) à escola.

Estamos também desenvolvendo um Projeto com as Instituições do Município que recebeu o nome de Jovem feliz. O Projovem juntos com os Monitores se vestem de Doutores da Alegria e fazem a felicidade dos Asilos:, LADMA e Vila Vicentina, APAE, Casa Lar Tia Olguinha, Hospital e Lar das Crianças. (cada mês é em uma Instituição)

Todo o trabalho visa promover a emancipação social das famílias, devolvendo a cidadania para cada um de seus membros. E está sob a responsabilidade da Coordenadora do CRAS  Cleide Maria Teixeira Barbosa.









Fonte: http://www.brazopolis.mg.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.