6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

28 de março de 2013

OFICINA ITINERANTE O SEGREDO DAS MANDALAS!




A artista plástica, Lilita Noronha, cuja eclética formação contempla também Terapias Alternativas, junta nessa oficina suas habilidades para proporcionar uma experiência inédita - concomitante ao aprendizado de construção de uma mandala, os participantes são conduzidos a uma viagem interior que resulta em um novo olhar sobre sua própria identidade. Nesse processo a arte transforma-se numa cerimônia religiosa e a religião transforma-se em arte. A mandala passa a ser vista como um campo de força, no qual as formas, os elementos empregados, a estrutura e as cores possuem poderes vibracionais atuantes.

Com o emprego de técnicas de relaxamento, meditação, bioenergética, viagens mentais e questionários, tudo ainda permeado de estórias da sabedoria sufi, da sabedoria cômica do Mullah Nasruddin, Lilita conduz tudo com serena autoridade.

A oficina tem a duração de dois dias, um final de semana, e a programação dos trabalhos é pensada de modo a diluir a ansiedade do participante, introduzindo-o devagar no universo das mandalas. Assim inicialmente cada participante é convidado a se apresentar, contar um pouco de sua história e o que veio buscar na oficina. Um trabalho de corpo, utilizando biodança, seguido de relaxamento com o emprego da técnica Yoganidra habilita o participante a uma viagem mental em busca das cores. O período matutino se encerra com o relato da viagem seguido de uma leve refeição. O trabalho é retomado pelo exercício chamado de "As nove máscaras" - questionário para descobrir a qual grupo o participante pertence. Segue-se um trabalho em grupo, estórias de Nasruddin e um trabalho em duplas - espelho e shutate shumayo. Encerra-se o período vespertino com o relato do dia. O segundo dia começa com o trabalho de corpo, seguido de relaxamento e viagem aos chakras. Após relato da viagem, só então começa o trabalho de introdução e confecção das mandalas que vai até o final da tarde. A última atividade, porém não menos importante, é a leitura das mandalas, quando Lilita interpreta cada mandala através do processo de criação, das cores empregadas, dos elementos utilizados e sua disposição na tela, ocasião em que vem à tona dons e facetas da personalidade de cada um, proporcionando assim um enriquecimento espiritual pela ampliação da consciência individual com as novas revelações.
Para a confecção das mandalas utilizam-se folhas de fibras de bananeira, papéis vegetais com uma gama diferenciada de texturas e tonalidades, confeccionadas pelo atelier Flor de Bananeira, tintas naturais e painéis ecologicamente corretos.

PARA MAIORES INFORMAÇÕES:
Lilita Noronha:  flordebananeira.blogspot.com
xx 35 99955832 --- 041 35 91592688
A Flor de Bananeira – Lilita Noronha – leva esse curso em sua cidade, podendo também (a pedido dos alunos) aprender a confeccionar: chapéus, quadros, cachepós, travessas, revestimento para ambientes e móveis.

2 comentários:

Lilita Noronha disse...

Obrigada querida , vc sempre generosa . Bjs. Li

Anônimo disse...

Uma oportunidade maravilhosa de aprender tão linda arte.

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.