6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

8 de março de 2013

PEDAÇOS - uma crônica simples.- Ana Lúcia Azevedo



Queria tanto saber fazer poesia, com rimas pobres ou ricas, mas, com as pobres, além de ficar mais fácil, pode até ficar bonita. Mesmo porque, não teria que complicar, em ficar contando as letras, e exatamente de como terminar. Ah ! Lembrei-me do meu velho professor "" Sívio Noranha "", mas não é imposilvio ? É possível sim, até eu, menina criada na roça, onde se falava " SAR, AOA," resolvi tentar. É sim, com ele por perto, tudo parecia mais fácil, as conjugações, as desinências, os modos verbais, apesar dos verbos irregulares insistirem em complicar. Aí me lembro da alternativa muito usada hoje, o famoso gerundismo. E, além dos famosos trocadilhos para quando o "A" for crasear", entre eles: Fui a Brazópolis, vim de Brazópolis, (se na volta volto dê, crasear o "A" pra quê? E quando lembro deste homem, lembro de Brazópolis, dos brazopolenses, que adoram fazer poemas, contos, até mesmo poesias, se inspirando nas montanhas, nas marchinhas de carnaval, ( e olha que carnaval inspira muito!!!!! Ver O Gildo no K=maro amarelo, como você ficou gostoso, até parecia o Sr. ""50 tons de Cinza"". ), do belo céu ensolarado, das noites estreladas... opa! Lembro do luar. acho que sobre este, até consigo, parece não ser difícil, mesmo porque, tem muitos verbos bonitos terminados com a conjugação 'AR ": Amar; Sonhar; Cantar; Ah não! Veio aqui um me atrapalhar "" CHORAR "". Cheguei a pensar, que a terminação " ER " seria mais difícil: "Sofrer; Morrer; Doer, e por isto, ela não quis escolher. Opa, como toda regra há exceção, principalmente em português, (com quem travo uma batalha, que já está maior que a guerra dos cem anos), não é bem assim. Tem os bons, como: Nascer, crescer, e até uns bem sacanas, literalmente. E, se eu tentar com a terminação " IR ", com estes , também tem uns bons : RIR " pronto! Lembrei dos irregulares: "" FUGIR; IR, OUVIR PEDIR ", HUM....DORMIR, ESTE ACHO QUE É O MAIS IRREGULAR DE TODOS, ESTÁ MAIS PARA SINÔNIMO DE INSÔNIA. Ah ! Desisto, ainda mais, quando lembro da definição de verbo: Que é a palavra que apresenta o maior número de variações ( pessoa, número, tempo, modo, voz ) e exprime a ideia ( agora sem o acento ), de ação, estado ou fenômeno. Tudo ficaria mais fácil, apenas com uma bela inspiração, ainda mais, se eu soubesse " NORONHAR ". Mas, tenho uma bela carta na manga, e sinto um conforto, com o mais novo verbo " COISAR ". Com ele, nada de preocupar, é só coisar que tudo fica coisado. Opa! Minha deusa da dúvida, fez uma pirueta aqui dentro de mim, me olhando por sobre seus óculos de leitura!!!! pairando uma dúvida: será que alguém irá perder tempo lendo isto? Sei, que em tudo que se escreve, primeiro, deverá vir o título, (né Fatinha Noronha ), a não ser que peçam para não colocá-lo. E, como a inspiração sempre vem antes, e, no que ela acaba, estamos exaustos, e título para quê? É bobeira mesmo. Mas, lembrei-me disto, e voltei para o começo, e coloquei um título, para que no final, eu possa colocar o meu nome, e até minha assinatura. Aqui está indo um pouquinho, dos muitos que me faz lembrar Brazópolis. Cidadezinha dos morros, que minhas panturrilhas, fez engrossar ao ponto de, uma calça jeans conseguir rasgar.

Fatinha, isto também, você pode colocar no seu blog, com nome e sobre nome, e, ficarei muito feliz, se um dia , ter a coragem, de meus livros publicar, e, na noite de autógrafos, ter a sua presença, e ainda fazer uma dedicatória, e, não tem problema se a minha mão direita estiver cansada, pois a minha esquerda sabe escrever, e poderá me ajudar.
Ana Lúcia Machado Homem Azevedo Mafra.

Um comentário:

Anônimo disse...

Outro dia fiz uma critica,referente a esta postagem.Em várias reportagem,estou aqui parabenizando ou elogiando,agora quando critiquei não foi publicado.Isto nos deixa muito triste,poi as criticas também são construtivas.

Att.: Francisco José (Nikecal@ig.com.br)

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.