6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

18 de março de 2013

Assim foi o meu Carnaval 2013 em Brazópolis/MG- Alessandro Martins

Olá meus amigos e amigas!!! Espero que tenham se divertido bastante no Carnaval desse ano!!! Por tudo que ouvi antes de viajar para a querida Brazópolis, poderia até sentir um certo desânimo, porém, ao chegar na cidade vi uma busca interminável de todos para que a alegria imperasse. Isso foi contagiante! E como sempre, nesse ano não poderia ser diferente e aqui deixarei minha opinião – bem particular – do que foi o CarnaBraz 2013!!!

Então, vamos em frente!!!

Ao chegar na capital da Grande Sul de Minas, passei na casa da minha querida Mama!!! Encontrá-la e jogar um pouco de conversa fora (para saber das novidades e velhidades de nossa querida Brazópolis)… Depois tomar rumo para a casa que alugamos pelo segundo ano consecutivo com a Dona Olinda (casa que carinhosamente chamamos de Pérola Negra, pois somos “Os Piratas”)!!!

Mas no caminho, e como já é de costume da grande maioria ao chegar em Brazópolis na Sexta de Carnaval, passamos em frente ao Bar do Dito: esse é o momento que sentimos um pouco do clima do Carnaval. E claro, o local estava repleto de amigos conhecidos e uma galera que sempre se renova!! Lá dentro do bar estava a famosa Banda Suco de Laranja animando a todos com marchinhas tradicionais, e canções de Carnaval das mais diversas…

Enfim, esperamos (eu e a minha querida Beta) pelos nossos padrinhos Paulo e Marcela que vinham diretamente do Rio de Janeiro para curtir o Carnaval que, segundo o NY Times, nesse ano está na quarta posição como o melhor Carnaval do Interior do Brasil – como informado diversas vezes no Palco Principal da festa da carne!!! Após nos encontrarmos no Pérola, fomos para a Praça da Matriz e depois para o Bar do Dito – lembrando que em todos os lugares em que passamos havia sempre muita alegria, cachaça e música rolando!!!

Assim sempre foi, é e será a Sexta-feira de aquecimento dos foliões, que só acaba na primeira e grande empreitada de amanhecer e passar na Padaria do Gino – para se deliciar com o fantástico Pão-de-queijo e Toddynho (o achocolatado)!

Sabadão começou na verdade depois do meio-dia: hora em que os foliões (em média nada comprovada) acordam!!! Onde me separei do grupo um pouquinho para abrir um parentesis nessa conversa toda de Carnaval. Fui visitar os meus avós e saber o que aconteceu devido a forte chuva, e claro: o que é verdade e o que é boato! Muito se falou, muito se espalhou e nada era tão grave quanto parece realmente ser ou o que a respeitada EPTV e o padre da cidade quiseram mostrar/falar/divulgar/… Respondendo da minha maneira o que eu pude ver com os próprios olhos é que SIM: há um buraco e que a terra naquele ponto cedeu em conjunto com a laje naquela parte do terreno (onde fica a garagem – para ser mais exato). Todo pessoal especializado no assunto já compareceu ao local e pode-se dizer que, no momento, não se faz necessária a interdição de todo o prédio, apenas da garagem. A solução para o incidente existe e assim será efetuada prontamente. Fecha-se o parentesis…

Bom, voltando para o Carnaval em pleno Sábado, fui encontrar os piratas no Bar do Cléber, onde, sem dúvida, vende o melhor Torresmo da cidade!!! Por diversas horas ficamos ali se alimentando desse Torresmo com a boa cerveja gelada no copo!! Aos poucos, mais amigos chegavam, como os pais da Marcela (madrinha), as amigas Dirce, Maria Amélia e Belinha (uma graça de menina), a prima Sanara com o Xande e Clarinha, e outros amigos que ali passavam e roubavam um pedaço de Torresmo!!! Já com a noite imposta, fomos pra casa…

Na noite de Sábado, o-melhor-bloco-do-mundo CF saiu de camiseta como o de costume nesta noite. Camiseta essa que estampa um desenhinho da pessoa que escreve pra vocês!!! Animação plena, momento de reencontros com os amigos de longa data, histórias engraçadas, bateria fazendo seus batuques de aquecimento, bebidas de todos os tipos e gostos, enfim, fazer parte desse momento já paga a viagem!!! E para relembrar vai a chamada: “Eu sou CF pra valer; Eu sou CF e quero ser; É o meu coração quem diz!!! Eu sou CF e ao dizer, meu peito vibra de prazer: é por isso que eu sou Feliz!!!” (Jorge Murad – ídolo)… Após ouvir esses belos versos, a bateria-nota-10 levanta a todos com o seu toque inigualável!!! Descemos a Avenida e chegamos à Praça da Matriz felizes como nunca!!!

Fui para casa, tirar uma meia-soneca, repor energias, encher o copo com o néctar da Suécia e Touros-Vermelhos, e junto com a minha esposa, retornar a Praça para acompanhar o mais famoso Tratorto da Madrugada, qualquer coisa que surgir não passará de fraca cópia do Original!!! Para nossa surpresa, quando o som do Palco Principal finalizado às 04 da manhã, o Tratorto saiu do pé da Avenida, enquanto esperávamos no famoso Bar da Vera!!! Se não fosse o Kennedy em nos avisar que o trator já tinha saído, perderíamos de vez toda a carreata ao som de marchinhas bem tocadas pela Banda Suco de Laranja!!! Com muito ânimo ainda, já na Praça do Mercado todos seguiram a Subida da Ladeira para finalizar em frente ao Bar da Vera (de novo)!!! Ao amanhecer a Praça ainda continuava repleta de foliões, e para isso abro outro parentesis: “Por que encerrar às 04 da manhã o som geral do Carnaval? Por que deixar não permitir o Tratorto sair pelas ruas um pouco além do horário?” (para pensar)…

Domingueira… O café-da-manhã do pirata acaba sendo o almoço. Desde o Domingo até a Terça-feira tivemos o grande prazer de almoçar no Restaurante do Lúcio’s, ao pé da Avenida, por onde passam os foliões!!! Comida caseira muito bem feita – e atendimento simples e acolhedor!!! Muito Obrigado!!! Bom, depois de comer – hora de beber um pouquinho… Pena que neste dia o tempo deu uma guinada, e fechou – fomos pra casa, afinal, a chuva foi intensa. O resultado disso foi que todos caíram na cama e nesta noite, infelizmente, perdi a hora de sair com o CF… Acordei com o som da bateria quando a mesma já deveria estar em frente ao palanque oficial… Realmente uma pena… Apenas depois fui saber que muitos não acreditavam que o Bloco iria sair, até mesmo porque a chuva ainda continuava, mas simplesmente, de uma hora pra outra ela cessou e o CF foi para a Avenida!!! Perdi esse momento de guerreiros em busca da folia. Enfim, na madruga encontrei quem conseguiu desfilar naquela noite e parabenizá-los… Vestidos de Futebol, eu com a camisa do Todo-Fuderoso-Mengão, meu amigo Paulo com a camisa do Alfenense F.C., e as devidas esposas com a camisa da Seleção Brasileira – ficamos em frente ao Bar da Vera curtindo o resto da noite com os amigos!!! Diversão pura…

Segunda-feira… Este é o dia mais movimentado para nosotros!!! O Café-Almoço foi ligeiro, um pouco de macarrão para sustentar e vambora colocar a fantasia para se unir ao CF da Tarde!!! Conforme combinamos, este seria o dia de maquiagem e vestir aquela roupa da esposa/irmã/tia, ou seja: o dia das Devassas!!! Com muita alegria foi possível encontrar muitos amigos, ou melhor, amigas devassas já na subida para a Praça da Matriz, onde o intuito seria encontrar a grandiosa Banda Suco de Laranja e suas marchinhas!!! Em frente ao Bar da Vera estivemos, e lá passamos a nos divertir com os familiares e demais amigos de longa data!!! Lembrando que neste dia a praça estava lotada, assim como nas noites passadas!!! Outro bom motivo para comemorar é o tempo: não choveu o que estava nas previsões… Sendo assim, foi possível trocar a fantasia de Devassa pela de Turista e subir correndo para a Avenida, onde o melhor-bloco-do-mundo aguardava para mais uma noite de folia!!! Sim, o CF sairia mais uma noite, e dessa vez eu não me permitiria a recusa: deveria descer com todos os amigos de bloco… E como dizia o tema: “Porque vale a pena viver!!!”… Nada melhor do que essa frase para justificar tantas coisas da vida, no dia-a-dia precisamos agradecer pelas oportunidades que surgem, e estar entre as pessoas que gostamos realmente faz tudo valer a pena. G.R.E.S. Associação CF resume tudo isso, um grande encontro de pessoas amigas, que se entregam à amizade longa e duradoura, de pessoas que respeitam e não perdem tempo com bobeiras, de pessoas de altíssimo astral, simples e complexas, enfim, diversas!!! Como diria um jargão do McDonalds: “Eu amo tudo isso!”… Este dia de folia resume bem pra mim como poderia ser o Carnaval: cada bloco responsável por um dia, e acredito que CF e Avenida possuem estrutura para isso!!! De antemão o CF já teria a turma do CF da Tarde, Banda Suco de Laranja e o Bloco CF para desfilar… Taí uma sugestão para se pensar… Bom, a madruga foi tomada por conta de uma banda chamada “Arrastamassa”, e com todo respeito a que organiza e planeja tudo isso, todos diziam que seria essa a melhor Banda, pois então: se não fosse a vocalista menina que salvava a banda, o vocalista-falante chegou a irritar todos os foliões, eu explico: as pessoas queriam dançar e não ficar ouvindo o cara falar por diversas vezes cerca de 30 minutos e sem música… Todos queriam ouvir e dançar as músicas e não um aspirante a animador de auditório (que por sinal, também não dava pra suportar)!!! E o pecado foi ele nem dar ouvidos, sugerir um Reggae e tocar o Rappa (“Se meus joelhos não doessem mais…”)… Mas enfim, todos queriam que chegasse logo às 04 horas da manhã. Aliás, o que aconteceu com a iluminação do Relógio Mestre da Igreja da Matriz!?!?!? Todos se orientam por ele, e nesse ano o mesmo estava apagado (Triste). E em se tratando de iluminação, há anos temos o desfile dos blocos em pleno escuro, com trechos muito pouco iluminados – pergunto: Por que não existe um acordo entre a Prefeitura (responsável pela estrutura) e a Cemig para que houvesse uma melhor Iluminação do trecho de desfile dos blocos? Seria muito agradável poder ver a todos no desfile, e não somente, em frente ao palanque oficial… Detalhe: isso ajudaria e muito aos que amam a fotografia, podendo neste caso registrar melhor o maior evento que acontece na cidade!!! Enfim, para finalizar a noite: Padaria do Gino!!! Pão de queijo e Toddynho são essenciais para finalizar a noite de folia e encaminhar cada um para o deleite da própria cama, seja ela onde for!!!

Terça-feira… Uma pena, mas nesse dia teoricamente muitos já se preparam para deixar a cidade. E felizmente, pude observar que muitos não deixaram a nossa querida Brazópolis!!! Nesse dia ficamos meio perdidos, porém, foi possível ver o desfile dos Bonecos Gigantes de Brazópolis, que mais uma vez encantou a todos… E fiquei muito feliz em ver a homenagem ao famoso Déo, cinegrafista, fotógrafo, professor, homem-de-bem!!! O boneco estava muito parecido com ele!!! Outro detalhe importante foi poder observar a conservação de alguns bonecos: acredito que precisam de uma manutenção pois aparentavam certo descuido, que acredito, num futuro próximo será tudo ajeitado para manter o alto padrão de alegria promovido por essa trupe bacana!!! No Palco Principal estavam nada mais, nada menos que a Banda Sorvete de Açaí!!! Desses amigos queridos eu tenho um carinho enorme, e espero sempre poder rever a cada um nos próximos Carnavais!!! Todos vinculados a Família CF e já criando uma bela galera: a Turma NBA!!! Ao som de músicas mais atuais e versões que, confesso, surgiram beeem antes de Sambô, esta turma sempre fez versões de clássicos da MPB em ritmo de Carnaval!!! Citando apenas alguns amigos: Renatinhow e Ivan, Ricardinhow e Tiagooo, Pomps, Pelegrinowisky, e demais Murad’s!!! Vocês são demais!!! E infelizmente a noite chega… Tempo de se alimentar no Trailer do Bolê (com um dos melhores lanches já feito – muito bom e vale a visita) e voltar para o Bar da Vera tomar um refresco!!! De lá foi possível acompanhar o desfile do bloco Avenida, e de maneira bem simples seguiu o samba com uma bonita e organizada comissão de frente, samba no pé, puxada pelos amigos David e Chico (sempre mandando bem) e pela ótima Bateria!!! Gostei de ver a animação dessa turma!!! Ah, antes que eu esqueça, Parabéns pelos destaques – muito bacana ver a disposição e alegria de todos!!! Em meio a tudo isso foi bonito de ver o Dênis dançando com maestria!!!

E puxa, já passado da meia-noite, final do desfile da Avenida, fomos para casa arrumar as malas… Nossos padrinhos Paulo e Marcela teriam que sair bem cedo para o Rio, e nós (eu e Beta) ficaríamos ainda um pouco mais na manhã seguinte…

Já na Quarta-feira de Cinzas, logo cedo fomos levar nossas doações no Salão Paroquial, afinal, muitos precisam ainda de ajuda após as chuvas que aconteceram na nossa cidade querida… Apenas corrigindo, que puder doar, o lugar mais indicado para levar é logo abaixo da Prefeitura, na antiga Biblioteca!!! Depois passamos pela Estação, onde fomos pegar um pacote de 5 kg de Café Brazópolis para levar até Santos e saciar os amigos de trabalho. Depois que eles experimentaram o Café Brazópolis, não queriam mais beber outro café!!! Que bom!!! Antes de tomar a estrada como caminho, fomos até a casa da minha Mama querida!!! Almoçar e jogar mais alguma conversa fora…

Como no ano anterior, tudo que é bom dura pouco… E se passou rápido é porque realmente valeu a pena!!! E assim foi o Carnaval de Brazópolis em 2013!!! O CarnaBraz!!! Simples, bonito e cheio de alegria para espalhar por todos os foliões que ali passaram!!!

E claro, antes que eu esqueça, já coloquei algumas fotos no meu Flickr, acessem/divulguem, este é o endereço: www.flickr.com/amaximillian/

A todos um Muito Obrigado por tudo, por presenciar uma das grandes maravilhas que a cidade pode oferecer: o Carnaval!!!

Um grande abraço e até mais…