6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

12 de março de 2013

Medo dos pais em causar frustração pode deixar os filhos sem valores!



Assumir a responsabilidade pelo que se faz e suas consequências não é algo simples. Algumas pessoas estão sempre procurando os responsáveis por aquilo que acontece em suas vidas, seja para coisas positivas ou negativas. Um erro no trabalho pode ser culpa do stress no trânsito. Uma nota ruim na prova se justifica por um dia de calor. A boa foi apenas um golpe de sorte. E por aí vai…

Fatores como esses podem atrapalhar o resultado do que fazemos. No entanto, quando isso se torna frequente, pode-se desconfiar de alguma confusão. Em casos assim, o indivíduo se enxerga à mercê do mundo, onde sua influência é quase nula: coloca em fatores externos tudo o que lhe acontece, e se isentam de toda a responsabilidade.

Hoje em dia, percebe-se isso na criação dos filhos. Estamos sempre achando um culpado para algo que não vai bem com eles. Como se a educação dada pelos pais pouco significasse. Um exemplo disso, e que tem preocupado, é a questão das crianças estarem consumistas. O culpado? A propaganda infantil, apenas ela.

Sem contestar o óbvio, que a publicidade influencia a compra (este é o seu sentido), há uma responsabilidade do consumidor: ele decide se vai ou não comprar. No caso de uma criança, essa incumbência é dos pais.

Com a justificativa de não frustrarem os filhos, os pais compram o que eles querem. Em verdade, eles é que não suportam os inúmeros pedidos (algumas crianças são muito insistentes), cedem e criam uma necessidade nova: a de ter sempre algo novo e não poder esperar para tê-lo.

A frustração faz parte do dia a dia de todos nós e nos impulsiona para a ação e o crescimento (até na aquisição de um produto ela existe, ele nem sempre é igual ao visto na internet ou TV). É aqui que entra o papel de educar: parar e pensar junto com o filho se o item é realmente necessário, se o custo é viável e a possibilidade de poder esperar uma data festiva. No entanto, isso dá trabalho. O caminho mais fácil, que nem sempre é o melhor, é atender aos apelos dos pequenos.

Como é o caso da alimentação. As crianças andam obesas por comerem alimentos açucarados e gordurosos. Quem lhes oferecem são os adultos, que os ingerem também. Assim como eles, não gostam de frutas, o que raramente veem em suas casas. Já o bolinho de chocolate ou refrigerante… Alguns bebês já o provam na mamadeira. Mas o culpado pela má saúde é o alimento, não a escolha errada que é feita.

Com a educação formal as coisas não são diferentes. O baixo desempenho do aluno, ou sua conduta transgressora, para muitos é um problema gerado pela instituição. Aqui a situação é complicada, pois ninguém assume nada: as escolas tendem a responsabilizar as famílias e vice-versa. E a criança fica perdida, aprendendo mais uma vez que há um culpado, porém nenhum responsável.

Todos somos responsáveis pelo caminho que tomamos e nossas escolhas. Quando se trata de crianças, isso compete aos pais. São eles que as ajudam no desenvolvimento de bons hábitos nas várias esferas da vida, com suas condutas e exemplos, apesar das influências externas.

Fonte: Globo.com/educação

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns,assunto abordado foi ótimo.Quando possível postar mais assuntos sobre educação.

Att.: Francisco José

Anônimo disse...

A culpa é da mão que balança o Berço.

Anônimo disse...

dizem q a educaçao vem do berço sera q nos tempos modernos de hj haja educaçao

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.