6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

5 de março de 2013

Lembranças- O POÇO DA PEDRA - Por Mauro Noronha

O POÇO DA PEDRA
“O volume de água era imenso, águas esverdeadas e limpas, mergulhávamos de olhos abertos e víamos os raios do sol refletidos na areia do fundo do rio. Às vezes nos dirigíamos até a ponte de ferro e de lá, em saltos nada ornamentais, desafiando o perigo, saltávamos no límpido Vargem Grande, de águas profundas, e de lá até o “Poço da Pedra” disputávamos as diversas “modalidades de natação”: “nado de costas”, “borboleta”, “cachorrinho”, enfim, cada qual sendo seu próprio técnico, até atingir a pedra situada em suas margens.
“O Poço da Pedra” ficava aos fundos do terreno da “Igreja do Rosário”, próximo à rodovia de pedras cascalhadas, rodeado de mata ciliar e capituva. Era década de 1.960. Ali se reuniam os moleques, aprendiam sozinhos a mergulhar e dar as primeiras braçadas, fugindo dos pais ou do internato do antigo Gynnásio Brasópolis, não sei se com Z ou com S.
Tudo mudou, os anos se passaram, o rio retificado, sem as curvas, as águas volumosas desapareceram, o leito antigo aterrado por lixo e entulho.
No local do “Poço da Pedra” hoje se vê pedras explodidas, amontoadas num terreno estéril, provocados pelas máquinas de terraplanagem, e do poço só as lembranças daqueles que viveram outra época, quando o rio não era apenas o início do esgoto da cidade, o Vargem Grande ainda vivia.
A grande piscina que era, da ponte férrea até o “Poço da Pedra” é apenas uma vaga e saudosa lembrança, coberta de construções novas.
Os tempos mudaram...”
José Mauro Noronha,
Advogado
(Este relato fez parte do trabalho “Lembranças de Brazópolis”, elaborado em 2001, centenário da cidade)

3 comentários:

Anônimo disse...

quando adolescente ia ao poço da pedra todos os dias,ficava nadando ate as 4horas da tarde depois ia no campinho da estaçao jogar bola ate escurecer,depois voltavamos para o poço da pedra e la ficavamos ate mais tarde,eramos felises., rogerio vergueiro,mario pipoca,ze rosa,vitor rosa,andre mendonça,noe luca,raimundinho cintra,raimundo teixeira,ze capituva,ze edir , e muitos outros por onde andara esses amigos,que saudade de voces,onde estiverem deus vos abençoe. sjc.

Anônimo disse...

para quem nao sabe foi sr zequinha gomes que acabou com o poço da pedra.foi ele quem desviou o curso do rio. desviando o para o lado esquerdo. foi um crime. rico nessa cidade podia tudo.

Anônimo disse...

ze mauro.,e de rasgar o coraçao lembrar tudo isso .triste triste triste.......... .essa cidade dava prazer em morar nela. acabaram com tudo que havia de beleza .cultural,arquitetonico.poço da pedra,cascata,estaçao ferrea,largo da matris,arvores da avenida,praça do mercado,campo de futebol,mata,ponte de ferro,da vontade de morrer de desgosto. lamentavel. sjc.

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.