6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

29 de março de 2013

LEMBRANÇAS DE BRAZÓPOLIS: O CINEMA



    “Uma boa lembrança que tenho dos meus velhos tempos é do cinema. O prédio era de propriedade do Sr. Antonio Pereira de Mendonça, que era tio do Sr. Waldemar Mendonça.

     Todo dia tinha sessão e aos domingos tinha também matinê para as crianças. Os filmes eram em preto e branco e mudos. Uma pequena orquestra tocava nos intervalos, para a troca dos rolos de filme. Tinha também peças teatrais e musicais com artistas daqui e de fora. Antes da matinê de domingo, que era sempre um filme infantil, tinha sempre uma banda que tocava músicas infantis na praça.

     O cinema lotava todos os dias e às vezes ficava gente sem conseguir entrar. Todos os filmes do Tarzã, ainda com Tyrone Power, foram exibidos.

     Os rolos de filmes chegavam de trem e quando acontecia alguma coisa e o trem atrasava, ninguém ia embora até que o filme chegasse e fosse exibido. Naquela época, quem tomava conta do cinema era o Sr. José Machado, esposo da D. Zaíra.

     Durante a Semana Santa só eram exibidos filmes sacros da vida e morte de Cristo.

A primeira vez que passou um filme falado aqui, se não me engano, era “Sem Novidade no Front”, mas me lembro que o público gritava e ria tanto que nada dava para se ouvir da voz dos atores. O primeiro filme colorido, eu me lembro, que era um documentário sobre a África. O público saiu do cinema encantado.

    Os filmes eram todos censurados pela igreja e os pais iam conferir a censura para depois deixar que os filhos fossem assistir.

    Mais recentemente o prédio era do Macedo e quem tomava conta era o Raimundo, mas com o passar dos anos apareceram a televisão e depois o vídeo cassete e o cinema foi ficando sem público até que fechou definitivamente. Uma pena. Que bons tempos aqueles!”


MARIA JOSÉ MENDONÇA ( ZEZÉ) - 2001

Um comentário:

yoyo disse...

Oi Fátima tudo bem? Meu nome é Yolanda, e achei esse Blog pelo Google. Estava eu tentando achar o autor do poema chamado felicidade e o Google me mostrou o seu Blog. Fiquei feliz por achar o autor do poema. Aprendi esse poema quando tinha 8 anos de idade. A minha irmã mais velha tinha um caderno de perguntas e respostas e eu peguei escondido por ser muito curiosa. Depois que li este poema nunca mais esqueci. Tenho agora 55 anos. Este é o único poema que sei de cor e nunca esqueci. Sou poeta e nem os meus consigo decorar. Tentei deixar o comentário cedo, acho que não foi enviado. Estou seguindo o Blog. Abraços. Yolanda.

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.