6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

28 de abril de 2011

Aluno apreendido por desacatar professora em Brazópolis

Brasópolis (26/04/11)Menor é apreendido por desacatar professora dentro de sala de aula.

Por volta das 14hs52min, a PM foi solicitada a comparecer à Rua Capitão Manoel Gomes, bairro centro, na Escola Estadual Presidente Wenceslau Bráz, onde a solicitante professora A.L.G.M., relatou que durante a aula na turma Sete, um aluno de 13 anos, se retirou da sala de aula sem sua autorização e que após passar aproximadamente vinte minutos retornou. Segundo a mesma, quando o aluno ficou sabendo que ela havia retirado pontos da nota dele, foi até a mesa dos professores e abriu sua caderneta sem o seu consentimento, momento em que o menor passou a desacatá-la com palavras de baixo calão, dizendo que se ela não quiser dar aula, era para ela cai fora da escola. Em contato com o menor infrator, o mesmo relatou que apenas falou para ela que, se não quisesse dar aula não deveria dar. Foi dado voz de apreensão em flagrante de ato infracional ao menor infrator e conduzido até a Delegacia de Policia Civil, juntamente com sua tia representante legal, onde foi encerrada a ocorrência. Registrado o BO.

52 comentários:

Anônimo disse...

PARABENS PARA A ESCOLA TER TOMADA ESTA PROVIDENCIA,CONTINUEM ASSIM,POIS A FALTA DE RESPEITO COM OS PROFESSORES É DEMAIS.
PROFESSORES NÃO ACEITEM FALTAM DE RESPEITO DOS ALUNOS, ESCOLA FOI FEITA PARA EDUCAÇÃO.

Anônimo disse...

É muito triste ver onde chegamos!
Infelizmente a falta de respeito tomou conta das nossas escolas. Parabéns a esta professora que denunciou. Nada justifica uma atitude desta por parte de um aluno.

Ana Paula disse...

Não concordo com os anônimos acima. Escola é lugar de educação e respeito a gente conquista e não será chamando a polícia que essa professora vai conseguir respeito dos alunos. Acho que poderá até vir a ser mais desrespeitada até. Se o aluno não tem limite é preciso mostrar a ele o limite. Se não tem esta educação em casa ou é um menino problema tem que ser trabalhado, estudado um modo que funcione a mudança dele. Não vamos esquecer que ainda é uma criança. Sua personalidade está ainda sendo moldada. Não teria a diretora conseguido fazer alguma coisa? Não seria ela a autoridade a ser chamada para tomar as providências? Polícia para uma criança de 13 anos?
Gente, temos que conhecer a realidade, a vida de nossos alunos que, as vezes tem uma vida complicada e difícil, antes de tomar uma medida extrema dessa de chamar a polícia?
No meu tempo os professores amavam seus alunos e eram amados por eles...mas isso era no tempo em que os professores seguiam a profissão porque nasciam para aquilo, tinham o dom de ensinar e não por falta de opção. Ainda bem que ainda existem esses professores assim hoje em dia, mas são a minoria.

Anônimo disse...

Concordo com os 2 primeiros anônimos, pois esse aluno vai pensar duas vezes antes de fazer o que quer, tem que impor limites sim, uma aberração dessa não deveria nem estar na escola, porque escola é lugar de educação, coisa que esse sujeito não tem.

Anônimo disse...

Veja bem, antigamente os professores eram respeitados em sala de aula, tinha autonomia para administrar uma sala, mas no mundo de hoje se o professor ameaça levantar a voz com o aluno ele diz: eu vou te denunciar ao conselho tutelar, com o pai ou mae ele faz a mesma coisa, o filho fala vou lá no conseho e te denuncio, é que acontece. Talvez deveria mudar, caso contario, a solução é chamar a policia, e autoridades superiores, dai o aluno respeitará o mestre e os pais. NO conselho tutalar não vejo solução.

Anônimo disse...

Infelizmente hoje em dia os pais delegam a educação que eles deveriam dar aos filhos a escola, é errado. Os filhos deles vão a escola para aprender cultura, educação é aprendido dentro de casa, no seio da familia. Vejo que hoje em dia os pais não querem saber de nada e transferem a educação social aos professores....
Parabens a Professora que fez sua vontade de chamar a policia para fazer o BO e que sirva de exemplo para todos os funcionarios do colégio.

Anônimo disse...

Corretíssima a postura da Professora. Tem mesmo que ter pulso e autoridade. Parabéns e que sirva de exemplo a outros professores e alunos.

Anônimo disse...

Caríssima Ana Paula, antes de falar sem conhecimento, vc poderia ter ido à escola para ver o histórico do aluno. Criticar por criticar é fácil, queria que vc estivesse na pele daquela professora.

Anônimo disse...

Com certeza essa Ana Paula não é uma pessoa jovem e tão pouco professora, pois os alunos de hoje dentro de sua vivencia diaria não recebem EDUCAÇÂO o que pra escola fica dificil cobrar algo que eles não tem...

Anônimo disse...

Parabéns a professora, com certos elementos só mesmo a polícia pode dar jeito, seja criança de 13 anos ou adulto. O respeito ao professor deve ser preservado e que os pais respondam por seus atos.

marcio da silva disse...

porque essa professora naõ chama essa ana paula pra dar aula pra ver se ele aguenta ,ela ta se achando,fala pra ela tentar fazer um trabalho com ele ela deve ter tempo pra isso escola e lugar de estudar naõ de fazer bagunça,o professor naõ vai na casa dos alunos chamarem eles ,eles e que vaõ a escola entaõ e pra aprender, ela ta certa se naõ chamar a policia daqui um tempo os alunos taõ castigando as professoras

Anônimo disse...

' QUEM QUER SER RESPEITADO, RESPEITE PRIMEIRO "

Anônimo disse...

Por que não fazer uma campanha para moralizar nossas escolas? Instituindo regras para todos? Principalmente para os alunos. Esclarecer os pais que eles é que devem dar limites aos filhos e não os fomentarem dizendo que eles tem certos direitos por serem menores. EDUCAÇÃO DE BONS COSTUMES É EM CASA QUE SE TEM. A escola ensina outras coisas e não se pode aceitar que nossos filhos tenham educação por outras pessoas. Se voces pais não tiveram educação em casa pelo menos ajude seus filhos a terem.

Anônimo disse...

É onde chegamos com a desagregação da família, com a falta de limites as crianças. Se os pais não tem controle sobre o próprio filho, eles fazem o que querem e os pais acham que é um direito dele. Quando chegam à escola batem de frente com as normas de horários, respeito, convivência, obrigações; é obvio que esta criança ou adolescente não vai aceitar que um estranho lhe imponha estas normas. A escola trabalha sim esses valores,e aprendem e crescem com isto, desde que tenha o respaldo da família, caso contrário, só mesmo a polícia, nem conselho tutelar da conta, que por sinal já lavaram as mãos com muitos adolescentes.Portanto cara Ana Paula, dar uma de psicopedagoga, não me parece ser sua área. Faça uma visita à escola e reintere dos problemas disciplinares a que estes professores enfrentam diariamente.Parabéns a escola, professores funcionários e os alunos que fazem deste educandário uma grandeza.Problemas desta natureza partem de uma minoria que infelizmente são frutos dessa desagregação social.

Anônimo disse...

Hoje moro em Porto Alegre, RS, mas estudei nesta escola até concluir o ensino médio e tenho as notícias da minha cidade natal através deste blog, fui aluno da mãe da Fátima Noronha,D. Regina Brito,Prof. Régis,D. Georgina, José Raimundo, saudosa Terezinha Serpa e tantos outros. Bons tempos, quantas saudades. Nós, alunos do final da década de 70 e meados de 80, sabemos bem o que aconteceria com o aluno diante de uma agresção desta natureza, a punição na escola e a de casa então? Deus me livre.Só me resta imaginar o que será o futuro deste adolescente e de muitos pelo Brasil a fora.Acredito que a atitude desta professora foi o último recurso que ela econtrou para não ficar submissa ao aluno,porque da próxima vez, ele partiria para agreção física, podem me corrigir,não conheço a situação a olho,até porque estou a mais de mil km de distânci e por aqui tbém existem casos semenhantes, até mesmo em escolas particulares.Abraços aos meus conterraneos e em especial a vc Fátima, parabens pelo seu blog.

Anônimo disse...

Tá de brincadeira essa Ana paula!!!Falar que a escola é local de dar educação à criança???Educação vem de berço!!!Com certeza ( se é que ela tem filho)o filho(a) dela faz o que quer em casa e ela espera que a escola dê jeito!!!

Anônimo disse...

Que coisa ridícula chamar a polícia, isso mostra que a direção pedagógica da escola é incompetente e não consegue resolver os problemas ali mesmo, o pedagogo tem função em educar e acompanhar socialmente o aluno na escola, levando o menor à delegacia não vai adiantar nada vai apenas aumentar a revolta e o ódio que essa criança tem. Os professores já deveriam saber que passariam por situações como essa ao longo de sua vida profissional e ao cursar a faculdade deveriam saber a melhor forma de lidar com essa situação, e creio que a melhor maneira não é chamando a polícia a uma criança que nem se constituiu socialmente ainda, lamentável.

Anônimo disse...

Quem tem q recorrer a força da polícia para dominar aluno em sala de aula, deveria repensar sua vocação e mudar de profisão.

Anônimo disse...

Acho que esta faltando competência aos professores e Diretores da escola estadual de Brazópolis, quando os alunos iam do colégio para o curso técnico num passe de mágica ficavam educados e comportados, isso é verdade ou era competência do diretor José Vilela, pensem e reflitam e julguem se o Zé Vilela era milagreiro ou competente educador!!!!!!!

Anônimo disse...

Eu venho percebendo há tampos essas mudanças no comportamento dos jovens,principalmente nessa idade difícil da adolescência.Acho que a maioria dos problemas seja mesmo a falta de limites NO LAR,a falta de atenção dos pais por vários motivos:falta de preparo,falta de tempo ou desconhecimento de como educar os filhos.Hoje quase todos os pais e mães trabalham fora,alguns em jornadas longas e até mesmo em outras cidades.Notamos a necessidade de um consumismo desenfreado,as pessoas se preocupam muito em
TER em vez de SER,a preocupação com o carro novo,com o tenis de marca para os filhos e assim vai... a educação e os valores morais vão ficando sempre pra depois.O importante é fazer o possível para estar sempre em sintonia com os filhos,conversar,passar valores e limites pra eles.Hoje,muitos pais temem os filhos. A escola? não sabe o que fazer,acho que esse tema deveria ser levado mais a sério pelas autoridades da educação.Abraços a todos.

Anônimo disse...

Aproveito o espaço para dar uma dica aos pais de filhos homens: leiam "Criando meninos" o autor é Steve Biddulph e é espetacular.Já tem na livraria Nobel em itajubá.Filho homem é muuuuuuto mais difícil do que meninas.abração.

Anônimo disse...

Sou aluno do ensino médio e tenho maior orgulho de estudar na EEPW. Se a escola não fosse boa, tenho condições de estudar em escola particular ou até mesmo em outra cidade, mas reconheço os valores que tenho aqui. Quando estava na 8ª série, bati de frente com um professor que me deu falta porque cheguei atrasado sem justificativa. Gritei, esbravejei, chutei a mesa,o ofendi com palavrões.Quase foi preciso chamar a polícia,eu estava descontrolado. Então chamaram meus pais que diante do professor me convenceram que eu estava errado.A noite fomos a casa do dele pedir desculpas. São esses valores que vem do berço é que faltam.Concordo com o anônimo acima das 00:19, é a desagregação da família e a irresponsabilidade dos pais sobre os filhos.
Quanto ao anônimo do dia 30/04 15:45,tenho pena de vc, é mais um(a)desses que se "acham" os donos da verdade, da razão e da escola. Fui aluno da professora em destaque e ela é escelente profissional. Quem não segue as normas da escola tem que ser punido sim, até mesmo com BO, se necessário e que doa a quem doer. Espero que a escola continue agindo desta forma com os baderneiros que depredam, vão a escola só para zoar c/ professores e atrapalhar quem quer aprender e que se cuidem. Não posso citar nomes menores, mas são minoria,não precisamos nem dos dez dedos das mãos para contar. Com esses, só mesmo polícia e justiça,(promotor e Juiz)Procurei me informar quem é o aluno, infelizmente, sem comentários,não vale apena.

Ana Paula disse...

Pois é, acho que estou desatualizada. Sou ainda do tempo em que se acreditava no ser humano. Do tempo em que, se a criança não tinha uma família com base para lhe educar, a escola assumia este papel e lhe dava noções de moral, cidadania, sociabilidade...
Hoje, se uma criança é agressiva, seja agressivo com ela!?!?
É uma criança contra um adulto.
Aí vem a lei de ação e reação e o problema vai crescendo até que aconteça uma tragédia.
Que pena!

Anônimo disse...

Parabens Ana Paula. Reclamam tanto de alunos, mas muitos professores não POSSUEM O MINIMO RESPEITO com eles, principalmente se for um jovem com algum tipo de problema ou deficiencia. Sou aluna do colégio, ja senti a falta de respeito na pele e não é nada bom. O fato de professores não nos respeitarem não nos dá o direito de também ofende-los. Eles são educadores e minha mãe sempre me ensinou a respeitar as pessoas, professores ou não, a respeitar qualquer um. Sei que nem sempre sigo os conselhos que ela me dá, mas vejo que se o professor respeita o aluno o aluno respeitará o professor. Não acho que o aluno esteja certo no que fez, mas também não concordo com a professora, se ela tivesse chamado o aluno para conversar não seria necessário enviá-lo para a delegacia. Fiquei triste quando aconteceu, ele é um aluno dificil, mas se conhecessem a vida dele talvez o vissem de maneira diferente. Ele precisa de muita ajuda.

Ângela Maria disse...

Fiquei lendo estes comentários e fiquei com medo do futuro das nossas crianças. Como pode uma escola chamar a polícia para um aluno de 13 anos e ainda por cima muita gente concordando?
Onde iremos parar dessa maneira?
A família não dá a estrutura? Um motivo a mais para a Escola dar.
Coitado desse menino! Já não tem em casa, a escola o trata como marginal. Já pensaram professores, que vocês tb são responsáveis pelo futuro dele?
O papel do professor não é apenas "despejar" a matéria nos alunos e ficar tirando ou colocando notas dependendo do comportamento. O pepel do professor vai muito além disso.
O que vocês aprenderam antes de formar?
Alguém disse a vcs que era só fazer a sua parte dando a matéria e pronto? Cadê o bom sendo, a sensibilidade???

JefersonKide disse...

Nõõõssa gente , essa ana paula é o pedro bolinha .

Anônimo disse...

Sou 3º sargento PM do Policiamento Escolar,pedagogo,revolveria de outra forma, chamava os responsáveis pelo aluno, orientava de forma pedagógica, um diálogo para refletir sobre seu comportamento inaceitável, possibilitava no confito uma retratação do aluno com a professora, dando coondições para argumentar, assim as partes assinavam o termo de retratação.

Anônimo disse...

QUEM DEFENDE ATITUDES ABOMINÁVEIS DE PEQUENOS BANDIDOS É PORQUE AINDA NÃO FOI AGREDIDO POR ELES.ELES SÓ SÃO "MENORES", MAS A MALDADE É MAIOR QUE A DE MUITOS ADULTOS. ENTÃO APROVEITAM A IDADE PARA DESRESPEITAREM QUEM QUER QUE SEJA.

Anônimo disse...

Fala sério Ana Paula, essas crianças nos desrespeitam e muitas agridem professores por aí. Você acha que essa professora não tomou várias medidas antes dessa? Essa foi a gota d'água. Tem que ser assim mesmo!!

Anônimo disse...

È Ana paula,vc esta desatualizada,pois ja faz um bom tempo que tiraram a materia ``Moral e civica`` da grade escolar.Por isso que vemos esses jovens mal educados ,sem respeito com os mais velho. Infelismente estes jovens já não trazem uma boa educação de casa.

Ana Paula S. disse...

Então se a culpa não é dos professores e sim dos alunos por não serem "educados", chamem a polícia para os pais deles, que não ensinam o respeito e os bons costumes aos seus filhos. Criança educada em casa é educada em qualquer lugar. Um professor que respeita o aluno é respeitado. Amizade entre professores e alunos faz com que estes os admirem e os respeitem.

Anônimo disse...

Pois devia mesmo ,pode ver são alunos que os pais nunca foram em uma reunião na escola,e tenho certeza que nem se preocupam com o que seus filhos ,fazem na escola e na rua.

professora catarinense disse...

a educação escolar tem passado por momentos difíceis, especialmente ligados a indisciplina e violencia, o desrespeito entre aluno/aluno é muito grande e muitas vezes o desrespeito aluno/professor nasce em função de atitudes tomadas para resolver a primeira situação, outra questão é o descaso de muitas famílias, o interesse material evidenciado e o moral e valores preteridos, o desacato do aluno ao professor muitas vezes nasce do fato de o aluno não querer cumprir suas tarefas escolares, ai a gente chama a atenção, pede que realizaem as provas, atividades, trabalhos e eles se recusam e falam alto e proferem palavrões e as vezes até agressões físicas, as regras escolares não querem cumprir, ai vem o conflito com a direção que tem tantos alunos e se deixar um fazer o que bem entende terá mais alunos rebelando-se e vira uma bagunça total, uns não querem usar o uniforme, outros acham que celular pode ser usado a todo momento, outros querem amassar a namorada em qualquer parte da escola, o hino nacional não querem cantar,dos eventos escolares fazem pouco, gente, o dia a dia escolar não é facil, entendo que alguns professores sejam mais radicais e não ouçam o aluno antes de tomar atitudes severas, mas ouví-los diante de indisciplina quase nunca gera disciplina, na maioria das vezes ainda fazem pouco do professor/direção que "a fiz isso e aquilo e nem fui punido, kkk"
sou professora/diretora e cada caso é um caso, não podemos generalizar, porém, ser educador seja por vocação ou por profissão, não tem sido tarefa fácil...

Anônimo disse...

falta de respeito com professores vem de longa data ,alunos abusados sempre existiu,hoje sou idoso mais na minha epoca pude presenciar um(a) aluno maltratar um professor na sala de aula somente porque queria ser o(a) melhor da sala e em uma das materias nao foi , reacao do(a) professor foi chorar.

Anônimo disse...

escola nao e para educar mas sim para ensinar., educaçao vem do berço. os pais que se expliquen. profesora voce esta certa,nao da molesa nao.

Anônimo disse...

O anônimo acima deveria voltar para sala de aula urgente, professora é com dois S, nem toda criança que se altera em sala de aula deve ser tratada como marginal, o professor deve saber se impor e exigir respeito, a polícia deve ser usada para servir e proteger, com tantos marginais a solta vão se incomodar com casos de crianças. TMC

Anônimo disse...

Certíssima a professora, e se existisse lei nesse pais esse vagabundo deveria estar preso.

Anônimo disse...

Nossa,que susto! levar pra delegacia um aluno de 13 anos?Acho que as pessoas estao muito extremadas com suas atitudes,a ditadura ja acabou gente.Existe conselho tutelar pra que?alguem pensou se esse menino tem algum problema serio emcasa? se seus pais saem pra trabalhar e nao tem condicoes de educar no dia a dia...isso acontece com a maioria das familias brasileiras,e preciso ter mais compaixao,e preciso mais amor.Eu so pergunto ,pr quem quiser me responder: Como e que o Jose Vilela conseguia?

Anônimo disse...

Oh gente,a maioria dos comentaristas estao por fora do estatuto do menor e do adolecente.Tambem no titulo da materia: aluno APREENDIDO,como se fosse um pedaco de pau,uma coisa qualquer. O aluno na verdade foi levado PRESO,totalmente ilegal essa atitude e fico preocupada em ver em Brazopolis esses absurdos acontecerem sendo que existe um conselho tutelar para lidar com essas ocorrencias.'E lamentavel a falta de preparo de professores e dirigentes dessa escola.Eu gostaria de saber se o ministerio publico se manifestou nesse caso.

Anônimo disse...

Eu fico so imaginando essa pessoa(4 de abril 20:00) tendo filhos,pobres coitados,o que sofrerao com mae ou pai que acha que aluno desajustado deve ir pra cadeia.Essa escola esta errada,o diretor nao deveria permitir uma coisa dessas,parece coisa de ditadura,alguem tem que fazer alguma coisa.Meus sinceros pesames `a direcao dessa escola.Garanto que se fosse filhinho de "gente importante" a coisa seria abafada,como sempre acontece.Por essas e por outras essa cidade nunca evolui,retrocede sempre , a galope.

Anônimo disse...

É gente no meu tempo, tínhamos que trabalhar e estudar, e tinha horário para voltar para casa a noite, não podíamos passar das nove horas se não ficava para fora de casa.
Hoje as crianças não podem trabalhar, porque é exploração de menor.
Podem fazer o que quer, ficar até de madrugada na rua, BEBER, fumar, e outras coisas mais.
E os pais de hoje acham bonito.

Anônimo disse...

Existe uma coisa chamada Psicologia,acho que nunca ouviram falar.O melhor mesmo e pedir ao Jose Vilela que de uma orientacao pra essa escola.Esse sim e um educador nota 10.

Anônimo disse...

Estou com vergonha de ser de Brazopolis.

Anônimo disse...

Fico com muita vergonha,vergonha de uma cidade que as pessoas nao evoluem,sera que e a agua?

a amiga disse...

No mundo inteiro o professor 'e chamado de educador,a crianca e o jovem tras do dia a dia da escola muitos valores adquiridos da convivencia com outros alunos e tambem com um BOM professor.Um BOM professor consegue passar valores,apasiguar a convivencia dentro da sala de aula,os que nao conseguem nao estao preparados para tal tarefa,a verdade e essa.Eu tenho uma admiracao imensa pela professora Elizete Steves,ela cumpre sua funcao com alegria,coragem e entusiasmo e consegue Levar numa BOA a sua luta.Parabens Elizete,vc pode ser chamada de uma otima EDUCADORA.

Anônimo disse...

A Ditadura deixou uma casquinha solta por ai,qualquer coisa vira caso de policia.Tem conselho tutelar na cidade? pois que fosse chamado,era o caso.Se fosse meu parente eu processava a Escola,que por sinal esta abandonada de valores.

Anônimo disse...

Aluno levado pra delegacia? que que isso gente? Brazopolis ainda esta no regime militar.Lamentavel...

Anônimo disse...

Espero que o ministério publico tenha ficado sabendo disso.Achei um absurdo tão grande.O menino estava armado? Foi só agressão verbal? Essa escola está fadada ao fracasso.Em alguns estados do pais existe um teste pra escolher o diretor ( A),tem que ter capacidade pra dirigir uma escola,não basta ser um professor.Achei um exagero essa atitude de levar um menor de idade pra delegacia.

indignada. disse...

Ousadia desta criança. Ela sabe que tudo pode por ser !menor" se não corrigí-la agora, daqui uns anos estará de arma em punho assaltando e roubando.Como uma escola pública , com professores trabalhando no seu limite vai ter paci~ecia numa hora grave, é exigir muito já que os alunos que estão chegando, por Deus do céu sem limites ,sem noção, parece que nasceram de um acaso, que da pena . O futuro deles é muito triste.

Anônimo disse...

Achei uma coisa horrível chamar a policia e levar o aluno pra delegacia.A escola errou feio.

Anônimo disse...

u.u bafão !!!!

Anônimo disse...

Meu nome é Arnaldo Estevam. Não quero saber de opiniões de pessoas que se intitulam anônimas,são pessoas que não tem coragem de mostrar as caras e querem dar exemplos aos filhos dos outros, será que fariam os mesmos comentários , se fossem seu filho? Mas a verdade é uma só: os professores de hoje não sabem dominar nem a si mesmo, e por esta razão estão colhendo o fruto das lutas com greves e desleixo com os alunos devido aos salários baixos deles, o que os alunos nada tem com isto, pois vão as escolas para terem um aprendizado, com o qual desejam serem alguém no futuro, porem encontram professores descontentes e mau humorados que os tratam com desdém, sem que os mesmos os mereçam, assim sendo acabam por darem mas respostas e chegam até ao desacato com palavras obscenas, o que não concordo, porem, são incentivados pelos próprios professores com seus descasos.

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.