Ata da Primeira Sessão Ordinária da Câmara Municipal de
Brazópolis-M.G, no ano Legislativo de 2013, realizada aos 05 de fevereiro de
2013, às 19:00h, na sede da Câmara, no Plenário Legislativo Vereador Dr.
Euclides Machado de Souza. Instalada, a sessão, o Senhor Presidente, Vereador
José Maurício Gonçalves cumprimentou a todos os presentes e pediu ao Secretário
da Mesa, Vereador Sr. José Carlos Dias que executasse a chamada, que foi
constatada a presença dos Vereadores. Logo após, o Senhor Presidente proferiu
às seguintes palavras: “Sob a proteção de Deus e como representantes do povo
brazopolense, iniciamos nossos trabalhos no legislativo”. Em seguida, convidou um dos Edis presentes a
proceder leitura de um versículo da Bíblia Sagrada, conforme o Regimento
Interno. Por solicitação, o Vereador Sr. Neilo Rodrigues de Oliveira leu do
Evangelho de João, capítulo 14, o versículo 06.
Foi feita a leitura da Ata da Primeira Sessão Extraordinária, realizada
aos 21 de janeiro de 2013, discutida, corrigida e aprovada por unanimidade.
Leitura das correspondências recebidas: Ofício nº: 02/13, datado em 29 de
janeiro de 2013, expedido pelo Exmo DD. Promotor de Justiça, Attílio Ferdinando
Pellicci; Ofício nº: 13/13, datado em 30/01/13, expedido pela Srta. Maria
Cristina Machado, Secretária Municipal de Assistência Social; Ofício nº: 21/13,
datado em 04 de fevereiro de 2013, expedido pelo Conselho Tutelar dos Direitos
da Criança e do Adolescente de Brazópolis; Circular informativo da Caixa
Econômica Federal, datado em 31 de dezembro de 2012, expedido pela Gerente
Regional, Sra. Rosilene Coutinho Modesto Junqueira; Ofício nº: 06/13, datado em
22 de janeiro de 2013, expedido pelo Presidente da Instituição LADMA (Lar Dona
Maria Adelaide), Sr. Altair Márcio Oliveira Reis; Ofício nº: 10/13, datado em
30 de janeiro de 2013, expedido pelo Comandante do 3º Pelotão da Polícia
Militar de Brazópolis, Sr. Anderson José da Silva; Circular informativo datado
em 16 de janeiro de 2013, expedido pelo Deputado Federal, Sr. Bilac Pinto;
Convite da coordenadora de projetos do CRAS (Centro de Referência de
Assistência Social), Sra. Cleide Maria Teixeira Barbosa; Correspondências
enviadas: Ofício nº: 08/13, datado em 23 de janeiro de 2013 ao Sr. Eduardo
Camargo Loberto, Delegado de Polícia Civil deste Município e Comarca; Ofício
nº: 09/13, datado em 23 de janeiro de 2013, ao Sr. Anderson José da Silva,
Comandante do 3º Pelotão da Polícia Militar de Brazópolis; Ofício nº: 10/13,
datado em 23 de janeiro de 2013, ao Sr. Presidente da Comissão de Finanças,
Orçamento e Fiscalização, Vereador José Carlos Dias; Ofício nº: 11/13, datado
em 30 de janeiro de 2013, ao Sr. Oficial registrador do Cartório de Títulos e
Documentos, Sr. Paulo Menezes Neumann; Ofício nº: 12/13, datado em 31 de
janeiro de 2013, ao Exmº Sr. Prefeito Municipal, João Mauro Bernardo; Ofício
nº: 13/13, datado em 05 de fevereiro de 2013, ao Exmº. Sr. Prefeito Municipal,
João Mauro Bernardo, todos expedidos por esta Egrégia Casa Legislativa. Pedidos
de Providências: Vereador Sr. Neilo Rodrigues de Oliveira: Nº. 01/13: Planilha
de custos de orçamento para o carnaval, sendo possível custo dos carnavais dos
quatro anos anteriores; Nº. 02/13: Relatório especificando onde esta sendo
aplicado a taxa cobrada da iluminação pública do Município; Nº. 03/13:
Levantamento das condições de todas as pontes do Município, assim como foi
feito o das estradas rurais; Nº. 04/13: Um parecer em relação aos dois
concursos públicos realizados neste Município, nos dois mandatos anteriores;
Nº. 05/13: Manutenção da estrada do bairro Sertãozinho e Paiolzinho até a
divisa do Município de Piranguçú, ambos no Distrito de Luminosa; Nº: 06/13:
Manutenção da estrada do bairro Serra dos Mendonça. Para tal manutenção, já
existe um material que foi removido da antiga quadra, a qual existia no bairro;
Nº. 07/13: Um parecer de todas as condições da Cascata, a qual um dia foi ponto
turístico de nossa cidade; Nº. 08/13: Um relatório concernente a ativação da
creche do bairro Frei Orestes; Nº. 09/13: Correção dos buracos nas ruas do
bairro Horizonte Azul, especificamente a Rua Benedita de Oliveira Dias, que dá
acesso a BRAZMED; Pedido de Providência da Mesa Diretora, Nº. 01/13: Corte de
uma árvore de eucalipto próximo a residência da Sra. Rita Chaves, no bairro
Teodoros; colocação de antena repetidora de sinal de celular no Bairro
Teodoros; Construção de uma guarita no ponto de ônibus situado na entrada do
Bairro Frei Orestes; e Verificar um bueiro no Bairro Bom Sucesso, próximo a
propriedade da Sra. Luzia Braga. O Presidente deixou os Pedidos de Providência
para votação, os quais foram analisados e aprovados pelo Edis presentes e
encaminhados ao Executivo. O Secretário da Mesa Diretora, Sr. José Carlos Dias
procedeu à leitura do Projeto de Lei Nº. 04/13, datado em 22 de janeiro de
2013, de autoria do Executivo, referente a soluções sobre a situação de dificuldade
econômica – financeira e administrativa que se instaurou no LADMA há tempos
atrás, e permanece até os nossos dias. O Secretário da Mesa Diretora prosseguiu
efetuando a Leitura do Parecer Jurídico expedido pelo Assessor Jurídico desta
Casa Legislativa e Parecer da Comissão de Legislação de Justiça e Redação, com
voto favorável, e o Vereador Sr. Neilo Rodrigues de Oliveira, na qualidade de
Relator, procedeu à leitura do Parecer da Comissão de Finanças, Orçamento e
Fiscalização, também apresentando voto favorável ao Projeto de Lei do
Executivo. Por ordem de inscrição, o Vereador Sr. Sílvio Raimundo Vieira fez
seu pronunciamento: “Sabendo da necessidade financeira que se instalou na
instituição, sabemos que o Município deseja resolver tais questões. Com a desapropriação
do terreno pertencente à instituição, facilitará para um futuro próximo, a
construção de uma Unidade de Saúde na Comunidade do Alto da Glória. O Município
além de estar colaborando desta maneira, ajudando a sanar o problema da
instituição e cuidando de nossos idosos, também promoverá recursos a mesma, por
meio da Associação do Carente“; o Vereador Sr. José Carlos Dias: “Tendo
acompanhado todo o processo que se instalou no LADMA, desde a gestão passada,
por fazer parte da Comissão de Direitos Humanos, não houve uma solução viável
senão ser o Município a assumir a instituição”; Vereador Espedito Martins de
Noronha: “Como Vereador, me sinto satisfeito pela atitude do executivo. Coloco
aqui meu apoio em relação ao Prefeito e ao LADMA”; Vereador Neilo Rodrigues
Oliveira: “Que Deus abençoe a atitude de nosso Prefeito, Sr. João Mauro
Bernardo, na solução que o mesmo resolveu tomar em relação ao LADMA”. O
Presidente da Mesa Diretora expôs o Projeto para sua primeira votação, tendo os
votos unânimes pela aprovação. O Secretário da Mesa Diretora, Vereador Sr. José
Carlos Dias, também Relator da Comissão de Direitos Humanos, solicitou caráter
de urgência para a segunda votação. Atendendo a solicitação, o Presidente expôs
o Projeto de Lei para segunda votação, sendo também os votos unânimes pela
aprovação. O Secretário da Mesa Diretora executou a leitura do Projeto de Lei
Nº. 05/13, datado em 30 de janeiro de 2013, de autoria do Executivo, referente
aos 20 cargos públicos para as vagas do cargo de Monitor de Creche,
especificamente para atender crianças do Município de 0 a 3 anos. Na sequência,
a leitura da Justificativa da Secretaria Interina Municipal de Educação, bem
como apresentação do Impacto Orçamentário, expedido pela Coordenadora de
Contabilidade Municipal, informando que o Município consegue comportar apenas
10 vagas, que não irão ultrapassar os limites na folha de pagamento da
prefeitura Municipal; e a leitura das Emendas Nº. 01/13, substituindo o Art.
1º, prevendo 10 vagas para o cargo de Monitor de Creche e Nº. 02/13, que
modifica a redação do Anexo único, no primeiro item do nível S.VII; em
justificativa, ressaltou que a diminuição de 10 vagas não irá prejudicar os
trabalhos e atendimentos que serão desenvolvidos pela Creche no Lar da Criança,
que terão suas atividades iniciadas primeiro. Posteriormente, quando se
inaugurar a Creche do bairro Frei Orestes, este número de vagas poderá ser
aumentado, com as correções devidas na folha de pagamento da Prefeitura
Municipal, monitorada pelo Executivo. O Presidente deixou o Projeto Nº. 05/13
para discussão, sendo a palavra por ordem de inscrição: Vereador Sr. Sílvio
Raimundo Vieira: “Acabamos de discutir uma matéria que assegura direitos a
pessoa idosa, especificamente aos internos do LADMA e agora tratamos de uma
matéria que possui caráter infantil. É notória na Administração Municipal a
preocupação com a pessoa humana, em todas as fases de sua vida.” Vereador Sr.
Neilo Rodrigues Oliveira: “Como já foi muito bem colocado, gostaria apenas de
mais uma vez ressaltar esta questão da Administração estar preocupada com os
nossos munícipes, sejam crianças ou idosos. Fico feliz e contente por esta
atitude.” Vereador Vice-Presidente da Mesa Diretora, Sr. Rubens de Almeida:
“Mesmo sabendo que a Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização apresentou
voto favorável a apenas 10 vagas para os Monitores de Creche, eu ressalto a
importância de 15 vagas, visto que poderão ser necessárias estas vagas no
futuro. Mas vale ressaltar que não estamos fazendo mais do que a nossa obrigação,
apoiando o Executivo neste projeto”. O Presidente após ouvir os
pronunciamentos, colocou a Emenda Nº. 01/13, referente ao Projeto de Lei Nº.
05/13 em Votação, sendo Aprovada por unanimidade. Também colocou a Emenda Nº.
02/13, referente ao Projeto de Lei Nº. 05/13, sendo também aprovada por
unanimidade. Com as Emendas aprovadas, o Presidente colocou o Projeto de Lei
Nº. 05/13 em Primeira Votação, sendo aprovado em unanimidade pelos Edis
presentes. O Vereador Sr. José Carlos Dias solicitou ao Presidente que a
Segunda Votação acontecesse em caráter de urgência. Aceita a solicitação pelo
Presidente, o Projeto foi submetido a sua Segunda Votação, sendo também
aprovado por unanimidade pelos Edis presentes, indo a Sanção pelo Chefe do
Executivo. O Secretário da Mesa Diretora proferiu a leitura do Projeto de
Resolução Nº. 07/13, de autoria do Legislativo que “Dispõe sobre a
reestruturação do cargo de assessor jurídico e cargo de contador da Câmara
Municipal de Brazópolis, fixa vencimentos e da outras providências”. Não há
parecer jurídico expedido por esta Casa Legislativa e sim parecer expedido pelo
IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal) Nº. 0143/2013, datado em
24 de janeiro de 2013. Foi efetuada a leitura do Parecer da Comissão de Legislação
de Justiça e Redação pelo Secretário da Mesa Diretora, apresentando voto
favorável de seus integrantes. O Vereador Sr. Neilo Rodrigues de Oliveira,
Relator da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização, procedeu à leitura
do Parecer referente ao Projeto de Resolução Nº. 07/2013, apresentando voto
favorável. Em seguida, o Presidente deixou a palavra aberta aos Edis presentes
para discussão do Projeto de Resolução em questão. Pela ordem de inscrição,
Vereador Sílvio Raimundo Vieira: “Pelo princípio da isonomia, eu me apresento
favorável ao Projeto”. O Presidente expôs o Projeto de Resolução a votação,
sendo aprovada por unanimidade pelos Edis presentes e encaminhado a sua
publicação. O Presidente encaminhou ao Vereador Sr. José Carlos Dias,
Presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização, a prestação de
contas do executivo, exercício 2004, mandato do Prefeito Sr. João Mauro
Bernardo; o Presidente também nomeou o segundo Vice - Presidente da Mesa
Diretora, Vereador Sr. Sílvio Raimundo Vieira e o segundo Secretário da Mesa
Diretora, Vereador Sr. Neilo Rodrigues de Oliveira. Foi encaminhado ao
Presidente da Comissão de Direitos Humanos, Vereador Sr. João Bosco Martins de
Faria, ofício Nº. 13/2013, datado em 30 de janeiro de 2013, expedido pela Secretaria
de Assistência Social Municipal, solicitando providências à questão informada.
O Presidente informou a todos os presentes a resposta expedida pelo Tenente
Anderson José da Silva, Comandante do 3º Pelotão da Polícia Militar de
Brazópolis, em relação aos atendimentos no período de carnaval em nossa cidade.
A Sessão passou ao grande expediente, por ordem de solicitação: Vereador Sr.
Sílvio Raimundo Vieira: “Em relação aos provimentos expedidos para a cobertura
de quadra escolar em nosso Município fica esclarecido que tal recurso é
dinheiro expedido pelo MEC. Hoje tivemos a nossa reunião muito proveitosa em
relação às estradas rurais de nosso Município, para tanto, vale ressaltar que
Brazópolis foi contemplada com uma Moto niveladora e uma retro escavadeira”;
Vereador Sr. Neilo Rodrigues de Oliveira: “Gostaria que fôssemos informados
pelos convites que chegam a esta Casa, pois não temos conhecimento de tais”. Em
relação a este assunto, o Presidente informou que os convites são endereçados
ao Presidente da Câmara. Ainda com a palavra: “Com relação à Ata, precisamos
verificar, de acordo com o regimento, uma maneira melhor de sermos atendidos
por ela para estudo, pois o regimento prevê que a Ata deve ser entregue até
cinco dias, para estudo e correção aos vereadores. Não sei se é de vosso
conhecimento, mas nós assinamos três exemplares de Ata hoje. Deixo aqui o meu
questionamento”; Vereador Sr. Sílvio Raimundo Vieira: “Assumo o erro em defesa
ao Secretário Ângelo Célio de Azevedo em relação às assinaturas da Ata. Devido
a minha experiência, fui eu quem retirei as cópias de sua mesa e passei para
ser assinadas”. Vereador Sr. José Carlos Dias: “Com relação à Ata, a sua
interpretação se deve a Comissão de Redação desta Casa. A Ata só será aprovada
mediante aprovação dos Vereadores, se todos estiverem de acordo no que diz
respeito a sua redação”. Ainda no uso da palavra, o Secretário da Mesa
esclareceu em relação a questão do Ofício expedido pelo Ministério Público em
relação ao registro de bens de todos os eleitos que ocupam cargos públicos;
Vereador Sr. Rubens de Almeida informou que foi cobrado pelo Cartório de
Títulos e Documentos sobre tal registro, esclarecendo posteriormente com o
Presidente, que as ações pertinentes ao caso já haviam sido tomadas; Vereador Sr.
Neilo Rodrigues Oliveira: “ Sugiro que a ata seja digitada no momento em que
acontece a Sessão, visto que pode-se correr o risco de não me lembrar do que eu
disse em reunião”; O Senhor Presidente esclareceu que a Sessão é gravada e se
encontra nos arquivos da Secretaria desta Casa, sempre a disposição, em horário
de expediente, visto que se elaborar uma Ata deste porte é um trabalho árduo. O
Secretário da Mesa esclareceu aos Edis presentes em relação ao levantamento das
finanças do LADMA, informando que assim que os trabalhos forem concluídos,
serão apresentados a esta Casa. Também no intuito de tranqüilizar a população,
informou que a Prefeitura Municipal está fazendo as adequações em conjunto com
o Corpo de Bombeiros, das instalações de rua, dentro dos padrões exigidos, para
se ter um carnaval seguro. Destaco também o trabalho da Secretaria de Obras na
limpeza dos jardins e ruas da cidade, sobretudo nos lugares de mais fluxos de
pessoas. Quanto às informações oriundas do governo Estadual ou Federal, sobre
liberação de verbas, é de praxe que isso aconteça mesmo. Portanto, o ideal
seria que as informações fossem mais corretas e exatas, no sentido de informar
e esclarecer corretamente a população. O Vereador Sr. Neilo Rodrigues de
Oliveira solicitou ao Presidente informações sobre os gastos internos da Câmara
Municipal, exercício do mês de janeiro. O Presidente informou que todos os
gastos serão publicados para conhecimento da população e dos demais Vereadores
no mural da Câmara. O Presidente agradeceu a população presente no auditório e
solicitou que trouxessem outros munícipes para participar das Sessões desta
Casa. Não havendo mais nada a tratar, o Sr. Presidente declarou encerrada a
Sessão Ordinária e convocou a todos para a Segunda Sessão Ordinária, a realizar
– se em 19 de fevereiro de 2013, às 19h.. Dando como encerrados os trabalhos
desta sessão, eu José Carlos Dias, Secretário da Mesa Diretora, lavrei a
presente Ata, que após lida, e, se aprovada, será assinada por mim e por todos
os demais Edis presentes.
José Maurício Gonçalves - Presidente.
Rubens de Almeida - Vice-Presidente.
José Carlos Dias- Secretário.
Benedito André Lúcio.
Espedito M. de Noronha.
João do Carmo Lúcio.
João Bosco M. de Faria.
Sílvio R. de Almeida.
Neilo Rodrigues de Oliveira
4 comentários:
Publica mo mural da câmara e no site da câmara também, por favor.
JÁ ESTA DANDO PRA PERCEBER QUAIS SÃO OS VEREADORES QUE REALMENTE QUEREM TRABALHAR. E DE PESSOAS E QUE ESTAMOS PRECISANDO.
a maioria é a favor do prefeito sera q a cidade anda agora ou vai ficar parada no tempo caros eleitores
Na gestão passada a maioria era a favor do prefeito, e deu no que deu! A cidade andou para tráz. Uma Camâra séria é a que fiscaliza e cobra as mudanças necessárias para o município.
Postar um comentário
Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.