6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

4 de fevereiro de 2013

Bairro Japão comemora Folia de Reis




O município de Brazópolis tem grande extensão, e em muitos bairros as tradições e culturas são conservadas, principalmente a cultura religiosa, assim como no bairro do Japão, que festejou no dia 26 de janeiro a celebração da Folia de Reis. Estiveram prestigiando este evento, o Secretário de Cultura e Turismo Sr. João Donizeth Goulart ( Jango), o Secretário de Comunicação Wêber Rodrigo Gomes, e os vereadores Espedito Martins e o presidente da Câmara José Maurício Gonçalves.

Esta festa acontece em comemoração aos Três Reis: Melchior, Gaspar e Baltazar, que foram para Belém ao encontro do Menino Jesus em seu nascimento, seguindo uma estrela.

Segundo tradições lendárias, estes homens eram sábios e de diferentes continentes, África, Europa e Ásia. Por isso tradicionalmente no dia 06 de janeiro, a igreja celebra o dia de Reis, e também a Epifania de Jesus, ou seja, a sua manifestação entre os povos.

O bairro do Japão tem em sua historia mais de 70 anos de festa de Reis, iniciada nos anos de 1940, quando o Sr. Luiz Dias Pereira, morador do bairro, ao sofrer um acidente no dia de Reis, teve por sua família um voto de festejar os Reis se o mesmo fosse salvo e se recuperasse fato que mais tarde aconteceu. Desde esta época, os moradores do bairro seguem com a festa de Santos Reis. Durante um período esquecido, mas ressurgindo com forças para manter essa importante tradição.

Os descendentes do Sr. Luiz Dias Pereira continuam realizando a Festa em louvor aos Santos Reis. No ano de 2013 a Folia de Reis, contou com a presença de um Grupo de Folia da cidade de Pouso Alegre, e aconteceu na residência do Sr. Benedito Costa (filho do Sr. Mário Lemes) e sua esposa, Sra. Sônia Helena.

A festa tem seu inicio com a novena de natal, ainda em dezembro, quando a bandeira de Reis é levada até a casa do festeiro, acompanhada da imagem do Menino Jesus, para dali visitar as famílias da Comunidade local. No dia da festa, a bandeira é levada a casa do festeiro novamente, onde é recepcionada com cânticos e a recitação do terço, com algumas partes cantadas. Depois o grupo de Folia passa por três arcos preparados e enfeitados, dedicados a São José e a Nossa Senhora, ao Anjo que anunciou aos Pastores o nascimento de Jesus e a estrela e aos Reis que foram até o Menino Jesus. A celebração com danças e ritos próprios se encerra em frente ao presépio, diante da imagem do Menino Jesus, passando a bandeira para o festeiro do ano seguinte. Depois é oferecido um delicioso almoço a todos os presentes. Para o ano de 2014 os festeiros serão Daniel Mendonça e sua esposa.



Texto de Ângelo Célio de Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.