6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

1 de fevereiro de 2013

SABEDORIA DE AVÓ - Enviada por Renato Lôbo


Quando eu for bem velhinha, espero receber a graça de numa tarde de domingo sentar-me num banco de varanda e dizer à minha neta:
- Querida, vem cá. Sente-se aqui do meu lado. Tenho umas coisas pra te contar. O nome disso que eu vou fazer não é conselho, isso se chama colaboração!
Eu vivi, ensinei, aprendi, caí, levantei e cheguei a algumas conclusões.
Agora, com 82 anos, ossos frágeis, pele mole e cabelos brancos, tudo que me resta de saudável e forte é minha alma.
Por isso, vou colocar as coisas mais ou menos assim:

É preciso coragem para ser feliz. Portanto, seja valente.
Siga sempre seu coração.
Para onde ele for, seu sangue, suas veias e seus olhos também irão.
Satisfaça seu desejo mais profundo. Esse é seu direito e sua obrigação.
Entenda que o tempo é um paciente professor que irá te fazer crescer, mas a escolha entre ser uma grande menina ou uma menina grande é só sua e vai depender só de você.
Tenha poucos e bons amigos. Tenha filhos. Tenha um jardim.
Aproveite sua casa, mas vá a Fernando de Noronha, a Barcelona e a Austrália.
Cuide bem dos seus dentes. Experimente, mude, corte os cabelos.
Ame. Ame pra valer, mesmo que ele seja o carteiro. Não corra o risco de envelhecer dizendo: Ah, se eu tivesse feito... Vai que o carteiro ganha na loteria!. Tudo é possível, e o futuro, imprevisível.
Tenha uma vida rica de vida! Viva romances de cinema, contos de fada e casos de novela.
Faça sexo, mas não sinta vergonha de preferir fazer amor.
E tome conta sempre da sua reputação: ela é um bem inestimável.
Porque, sim, as pessoas comentam, reparam, e se você der chance elas inventam também detalhes desnecessários.
Se for se casar faça-o por amor. Não por segurança ou status. Agora, se preferir não se casar, saiba que o casamento é muito bom, mas podendo evitar, melhor.
A sabedoria convencional recomenda que você se case com alguém parecido com você, mas isso pode ser um saco!
Prefira a recomendação da natureza, que com a justificativa de aperfeiçoar os genes na reprodução, sugere que você procure alguém diferente. Mas não encontre alguém muito diferente. Fica inviável.
Para ter sucesso nessa questão, acredite no olfato e desconfie da visão. É o seu nariz quem diz a verdade quando o assunto for paixão.
Faça do fogão, do pente, da caneta, do papel e do armário, seus instrumentos de criação.
Leia, pinte, desenhe, escreva. E ,por favor, dance, dance, dance até o fim, se não por você, por mim.
Compreenda seus pais.
Eles te amam para além da sua imaginação, sempre fizeram o melhor que puderam, e sempre farão. Mas tome cuidado com a opinião deles. Sempre que alguém quer o melhor para o outro, corre o risco de não deixar o outro ser realmente outro.
Não cultive mágoas. Essa é a maior besteira. Se há uma coisa que aprendi nessa vida é que um único pontinho preto num oceano branco deixa tudo cinza.

Era só isso, querida. Agora é a sua vez.
Por favor, encha mais uma vez a minha xícara de café e me conte: como vai você?


(Em homenagem a Elisa Noronha Lopes que, caso fosse avó, diria exatamente isso e assim.)

6 comentários:

Anônimo disse...

Lindo! Muita sabedoria! Ainda bem que tomei muito café com a minha vó enquanto pude...

Lúcia A. disse...

Renatinho Lobo, se é que poss0 chamá-lo assim. Já sou avó e espero ficar assim aos meus 82 anos se chegar lá.
Acompanhei suas station, foi ótimo.
Abraços
Lúcia

Maria Maria disse...

Deus saudade da minha vó querida!

renato lobo disse...

Obrigado, gente querida. É um orgulho participar desse blog. - Renato Lôbo

Laurinda S. Faria disse...

Renato, que lindo vc nos fazer lembrar de nossa querida e saudosa professora Elisinha. Pessoa alegre, extrovertida, bondosa.

Unknown disse...

Sensacional, ainda bem que você não guardou isto,...

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.