6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

18 de novembro de 2011

Índice do MEC aponta as melhores universidades do país

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) foi considerada a melhor universidade do país no Índice Geral de Cursos (IGC) divulgado nesta quinta-feira (17) pelo Ministério da Educação. Esse índice monitora a qualidade dos cursos de graduação e divide as instituições por totais contínuos que vão de zero a cinco pontos e em faixas que vão de um a cinco. Avaliações abaixo de três são consideradas insatisfatórias pelo MEC.
A Universidade de São Paulo (USP), que costuma aparecer em primeiro lugar entre as instituições brasileiras em rankings internacionais, não aparece na avaliação pois não participa do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que é usado no cálculo da nota.
Esta é a primeira vez que a Unicamp tem o IGC porque até o ano passado a universidade não participava do Enade, que é usado no cálculo da nota. Depois da Unicamp aparecem, pela ordem, as universidades federais de Lavras (Ufla), Rio Grande do Sul (UFRGS), São Paulo (Unifesp), Minas Gerais (UFMG), Viçosa (UFV), Rio de Janeiro (UFRJ), Triângulo Mineiro (UFTM) e Itajubá (Unifei). Todas elas tiveram a faixa 5, considerada a máxima pela avaliação do MEC.
Além das universidades, o IGC avalia centros universitários e faculdades. A Unicamp foi a primeira colocada entre as universidades. No ranking geral, a maior nota foi da Escola Brasileira de Economia e Finanças (Ebef), da rede privada do Rio de Janeiro, com nota 4,89 e faixa cinco.
O IGC de cada instituição resume a qualidade de cursos de graduação, mestrado e doutorado, distribuídos pelos vários campi da instituição. São utilizados no cálculo do indicador a média dos Conceitos Preliminares de Curso (CPCs) da instituição – componente relativo à graduação – e o conceito fixado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para a pós-graduação. A média dos conceitos dos cursos é ponderada pela distribuição dos alunos entre os diferentes níveis de ensino (graduação, mestrado e doutorado).
Fonte: Globo.com/G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.