6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

30 de novembro de 2011

Papa nomeia o brazopolense Dom José Francisco Rezende Dias novo arcebispo de Niterói

Cidade do Vaticano (RV) - O Papa Bento XVI aceitou nesta quarta-feira, 30 de novembro, a renuncia ao governo pastoral da Arquidiocese de Niterói, RJ, apresentada por Dom Alano Maria Pena, O.P., em conformidade com can. 401 §1 do Código de Direito Canônico.
O Santo Padre nomeou como novo Arcebispo Metropolita de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, até agora Bispo de Duque de Caxias.
Dom José Francisco Rezende Dias nasceu em 2 de abril de 1956, na cidade de Brazópolis (MG), cursou o ensino fundamental e básico na Escola Estadual Coronel Francisco Braz e o ensino médio na Escola Estadual Presidente Wesceslau, Brazópolis (MG) concluindo o curso científico no Colégio Pré-Universitário em Pouso Alegre (MG).
Cursou Filosofia no Seminário Arquidiocesano em Pouso Alegre e Teologia no Instituto Teológico do Sagrado Coração de Jesus em Taubaté (SP), especializando-se em Roma, no Pontificio Instituto Teresianum.
Foi ordenado presbítero no dia 10 de novembro de 1979 em sua cidade natal – Brazópolis, exercendo as seguintes atividades antes do episcopado: Vigário Paroquial em diversas paróquias. De 1983 a agosto de 1987 foi Reitor da Comunidade de Teologia da Arquidiocese de Pouso Alegre em Taubaté. De 1990 a julho de 1993 foi Diretor Espiritual no Seminário Arquidiocesano de Pouso Alegre. De agosto de 1993 a janeiro de 1996 foi Pároco da Paróquia de Santa Rita de Caldas (MG). De fevereiro de 1996 até 1999 foi Diretor do Instituto Teológico Interdiocesano São José. De junho de 1997, até ser nomeado bispo, era Vigário Geral da Arquidiocese de Pouso Alegre e desde 2000 também era Reitor do Seminário da mesma Arquidiocese.
No dia 28 de março de 2001 foi nomeado pelo Papa João Paulo II Bispo Auxiliar de Pouso Alegre (MG), sendo sagrado no dia 2 de junho do mesmo ano, adotando o lema: “Vivamos por Ele!”. Colaborando com o pastoreio de Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho, de 2001 a 2005, Dom José Francisco Rezende Dias teve um ministério bastante fecundo, ajudando a implantar e desenvolver o projeto pastoral “Formamos a Igreja Viva”.
No dia 30 de março de 2005, foi nomeado como 2º Bispo da Diocese de Duque de Caxias, no Estado do Rio de Janeiro, sucedendo a Dom Mauro Morelli. Tomou posse no dia 12 de junho do mesmo ano. No dia 12 de maio de 2011, durante a 49ª Assembleia Anual do Episcopado Brasileiro, realizada em Aparecida (SP), foi eleito entre os bispos do Estado do Rio de Janeiro para ser secretário do Regional Leste-1 da CNBB. (SP)

Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.