6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

17 de janeiro de 2014

A PATATIVA DA VARGEM GRANDE (Minha homenagem ao saudoso Nelson Brasil) - Maurício B. de Mendonça



                   Passados os festejos natalinos, somos sacudidos por sentimentos positivos e negativos ao aproximarmos da badalada virada do ano. Chega ao fim o Ano Velho e renascem as esperanças no Novo Ano que surge .É uma festa  que para muitos são tormento, é tempo de melancolia;choramos os que se foram, as derrotas sofridas, o sonhos desfeitos, as desilusões choradas... para outros é tempo de comemorar as vitórias alcançadas, as alegrias e as esperanças no olhar inocente daqueles que chegam, cantar as boas realizações  que conseguimos conquistar. De qualquer modo, no tempo da virada, faça chuva ou faça sol, ou seja, se chegamos neste tempo carregando tristezas ou  esbanjando alegria , vamos celebrar, com champanhe  ou a água pura da montanha, com presentes os mais caros ou um gesto afetuoso e verdadeiro, um calor humano a abrandar as feridas da alma que sempre carregamos, com o celebrar da vida lembrando que a vida não é apenas  luta, mas a perene alegria, clara e sincera, que une nossas almas .

            Foi nessa virada de agora, que o blog “a janela”, nos trouxe uma notícia triste, a partida do já saudoso amigo, Nelson Brasil. No último  dia do ano velho, ele, resolveu dar-nos o seu adeus. Agarrando-se ao seu slogan quando cruzava com seus amigos  : “ESTE BRASIL NÃO PODE PARAR”, pegou carona com o velho 2013 e seguiu para a morada da Saudade deixando conosco as boas recordações   e lembranças do seu viver.

            Conheci Nelson Brasil na juventude, quando eu trabalhava na antiga Rádio Difusora Brazópolis –ZYV 26. “ A voz amiga do Sul de Minas”. A emissora naquela época, nos idos dos anos 50, era   administrada com galhardia e entusiasmo pelo radialista Déo ( Prof. Deoclécio Campos Caridade). Vivia seus primeiros tempos bem atuante, levando notícias de nossa terra às cidades circunvizinhas. O Déo dava a vida pela rádio criando programas de todos os matizes para levar ao ar tudo de bom para agrado de seus ouvintes. Um desses programas era  a realização, semanal ou mensal, de shows  no palco do Cine Teatro Brazópolis, localizado na praça da Matriz. Não faltavam os números musicais onde se apresentava o mais variado grupo de cantores, os quais eram acompanhados por um regional formado  de músicos da cidade. Um belo dia  apresenta-se ali um rapaz, pouco franzino e de estatura média-alta, dizendo que iria interpretar a famosa canção de Vicente Celestino, famoso tenor brasileiro, “Coração Materno”.O nome dele? Nelson Brasil. Ao descerrar a cortina no palco o Nelson estufa o peito e canta a melodia, o auditório vem abaixo com gritos e palmas. Foi um verdadeiro sucesso. E ele sai dali já consagrado como o grande tenor da cidade.Daí em diante, nas suas apresentações outras músicas ele soube interpretar como : O Ébrio, Patativa, Porta Aberta etc. só páginas consagradas pelo grande tenor brasileiro Vicente Celestino. O Nelson passou a ser figura indispensável  nos show da emissora ZYV 26.

            Pouco tempo depois,  foram os dias corroendo a emissora que encerrada a sua fase áurea , trocou várias vezes de endereço, , mudou de mãos até findar sua atividades. .Mudou-se para o mundo das recordações e o Grande Tenor, Nelson Brasil, parou de cantar,desapareceu na multidão , constituindo família , entregou-se a faina diária , a luta pelo “ganha-pão” . Nunca mais  o ouvi cantar.Nas serenatas que naquela época fazíamos nas madrugadas frias pelas ruas da cidade, o Nelson, por vezes nos acompanhava e dava o seu recado musical. Depois, fui residir fora  de Brazópolis ,em busca de meus ideais e as vindas a nossa terra eram raras. Numa delas, anos depois de fechadas as portas de nossa saudosa emissora, encontrei-me com o Nelson, no Bar Avenida e o saudei: “Salve o nosso Patativa da Vargem Grande” e  dei-lhe um abraço afetuoso. Ele retribuiu ao cumprimento e sorrindo respondeu: “Como vai o “Gardel de nossa Brazópolis ( eu gostava de interpretar tangos portenhos.)?!”. Foi a ultima vez que estive com o inesquecível amigo..

           



Meus sentimentos de pesar aos familiares do saudoso Nelson, a sua esposa Margarida e aos filhos Nelson e Aldeíde.

           

Aos leitores de nosso jornal“A janela” os votos sinceros de um Feliz e próspero 2014.

                                  

Maurício B. de Mendonça.- B. Hte, janeiro de 2014.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bem lembrado grande conterrâneo e escritor Dr.Mauricio, parabéns e um grande abraço.

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.