6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

22 de novembro de 2011

A PALMEIRA GRITOU, MAS NINGUÉM OUVIU! - Fátima Noronha


Caí!
Mataram-me  sem piedade!
Fui arrancada, estou em pedaços...


Os homens não me ouviram.
Inutilmente gritei...
Alguns lamentaram, outros sorriram,
Mas sei que vocês choraram,
Minhas companheiras maritacas!



Já não poderei mais abrigá-las,
Não terão mais os meus braços
para repousar seus pequeninos corpos.
Não terão mais minhas folhas verdes
Para camuflá-las, em suas algazarras.

Quando caiu meu corpo,
lento, estrondando o chão,
Eu quis dizer adeus, amigas,
Mas vocês, assustadas,
Já tinham me abandonado!

E eu caí!
Morri só! Sem defesa!
Tentei gritar...
Ninguém me ouviu!


"Nossa terra nunca mais será a mesma sem você, linda palmeira!"

9 comentários:

Anônimo disse...

De quem foi a INFELIZ ideia de cortar as palmeiras? era um simbolo! espero que tenham justificativas para o fato! populaçao atenta e indiganada!

Victor Said disse...

Brazópolis coroada de palmeiras, ostentava com sutileza o verde e a altivez de suas copas. Tais sabiás ali cantavam, hoje não cantam mais. Nem mesmo as maritacas, muito menos os pardais. Quedou-se a árvore, quedou-se os poetas, queixou-se os infelizes. E quem está feliz? Senão aqueles que trajando o fúnebre sorriso, vestidos de seus argumentos, testemunham fielmente o fim das palmeiras imperiais.

Anônimo disse...

Até que enfim...já tava na hora mesmo, pois logo poderia causar um acidente já que as mesmas estão "podres" e correndo o risco de cair a qualquer momento,agora é só plantar outro tipo de árvore que não cause tanto blá..blá...blá...e a s maritacas que se mudem,o que não falta aqui é lugar pra elas,assim quem sabe elas deixam os fios das casas livres de curto, já que não se contentam só com as Palmeiras!!rs...

Gláucia Lima disse...

Gláucia Lima

lamentável , como também é lamentavel comentarios como esse anônimo.Respeito sua opnião mas não deixa de ser lamentável que tenha pensamentos tão pequenos...tanto quanto os de quem cometeu tamanho DESRESPEITO COM A HISTÓRIA DE UMA CIDADE!!!

Marco Noronha disse...

Há mais de mês, me disseram que muitas palmeiras estavam podres, já que eventualmente uma ou outra tem caído, pondo em risco os transeuntes. Foi feito um estudo para saber quais realmente necessitavam o corte? Mais, houve um comunicado à população da decisão para evitar o alvoroço? Fico triste se eu estiver certo de que não houve.
Mas se houver embasamento com fatos e dados para tal decisão, deve-se deixar o saudosismo de lado, pois seja por falta de cuidado ou mesmo velhice, árvores morrem. É a lei da vida.

Fato já consumado, espero que coloquem no lugar algo à altura (em todos os sentidos), e que se não nós, nossos filhos possam ver o resultado no futuro.

Braso disse...

O interessante é que na praça da liberdade em BH, palmeiras centanárias continuam majestosas, aqui a destruição das palmeiras de Brazópolis começaram com as podas equivocadas e até propositais e criminosas da administração anterior, agora para provar para a população e para mostrar quem manda, a administração atual ferozmente e inconsequentemente cortou as cinquentenárias arvores, Geraldo Gomes o prefeito que plantou com tanto carinho, deve estar triste com tanta tirania e descaso com as coisas publicas.

Mary G disse...

Acho que não são cinquentenárias não,menos,devem ter em torno de trinta anos,mas mesmo assim,quanta maldade,poderia ser feita melhor avaliação e com gente competente.Também poderiam ter sido plantadas outras arvores pra não ficar o clima tão pesado como está e a praça tão feia.Sem planejamento nada dá certo,em Brazópolis tudo é feito no tranco,com muito descaso.

Braso disse...

As palmeiras foram plantadas em 1971 pelo então prefeito Geraldo Gomes, ele supervisionou o plantio, levando em consideração os pontos cardeais, marcados por uma bassula as coordenadas de cada cova a ser plantada na praça, não foi um trabalho cientifico mas foi um trabalho de quem amava nossa Brazópolis. .

Anônimo disse...

É mais fácil matar a vaca que catar os carrapatos.

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.