6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

18 de maio de 2010

CORAL “VOZES DE EUTERPE” COMEMORA 48 ANOS

A missa do domingo, 16 de maio, celebrada pelo nosso Pároco Pe. Leonino Morais, na Matriz de São Caetano, os fiéis, emocionados, puderam comemorar os 48 anos de um dos maiores orgulhos de nossa cidade: O Coral “Vozes de Euterpe”.
O nosso Coral se originou de um coro fundado em dezembro de 1960. Este coro, durante os anos de 1961 e 1962, cantou nas cerimônias litúrgicas. Decidiu-se então ampliar suas atividades com concertos e outros eventos.
Em 12 de maio de 1962, no auditório do Ginásio Brazópolis, nascia oficialmente o Coral “Vozes de Euterpe”.
Seus primeiros regentes foram a Professora Georgina Pereira de Oliveira e o Professor Newton Alfredo Ribeiro de Noronha. Em 1966 o professor José Rezende Vilela, até então cantor do coral, assume a regência, tarefa que cumpre até hoje com muito talento e dedicação.
Em Brazópolis o coral já promoveu 26 Festivais de Natal com participação de corais de várias cidades mineiras e outros estados.
Com um repertório constituído de músicas eruditas, sacras, litúrgicas, populares e folclóricas, o “Vozes de Euterpe” é reconhecido, até mesmo pelos mais exigentes, como um dos melhores corais do Brasil.

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns a este grande coral. Em 2011 deverá gravar o III CD de Música Sacra. Mais uma vez este grupo vai se eternizando no campo da Arte Sacra do Canto.

Sérgio Antônio Canedo disse...

Lembro-me do Coral aqui em Belo Horizonte, nas décadas de 70 e 80 e, diante do franco enfraquecimento do movimento coral ante ao entretenimento cultural, é com enorme satisfação que os parabenizo pela marca. Aproveito para perguntar aos frequentadores da existência do fetival de Brasópolis, se ainda há este festival, em que época, etc. Parabéns ao Vozes da Euterpe. Abraços, Maestro Sérgio Canedo, Belo Horizonte

Fátima Noronha disse...

Maestro Sérgio, o Coral este ano comemorará 49 anos.
Os festivais continuam todos os anos na época de Natal. Já esta em sua 27 edição.
Veja o link da matéria do festival:
http://ajaneladobraz.blogspot.com/2010/12/27-festival-de-natal-em-brazopolis.html
Obrigada por prestigiar esse blog/joenal. Felicidades.

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.