6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

22 de novembro de 2011

DERRUBADA DAS PALMEIRAS DA AVENIDA E DA PRAÇA DA MATRIZ!

















O corte de duas palmeiras da avenida Cel. Francisco Braz aconteceram na semana passada. Em 21 de novembro foram cortadas mais duas na praça da Matriz. Outras ainda serão derrubadas, segundo os funcionários que fizeram os cortes.
Segundo alguns,  eram necessários os cortes por haver risco de quedas, mas foi triste vê-las tombando!
Nosso cartão postal não é mais tão lindo!

37 comentários:

Mary G disse...

Sumiram as maritacas,sumiram os tucanos e estaão sumindo muitos brasopolenses.Que coisa mais bestial.

rita disse...

pessoal,
quer dizer que a consciência ambiental ainda não chegou a brazópolis? como é que a população permite que a prefeitura cometa uma infâmia dessas? essas palmeiras demoram quase 100 anos para atingir esse porte. o que vocês estão legando aos seus filhos e netos? devastação? uma vaia para a prefeitura de brazópolis!

Márcia Mello caridade disse...

indignação total,onde iremos parar desse jeito ?!

Adriano Pereira - São Jose dos Campos disse...

VERGONHA ,VERGONHA ,VERGONHA ESTA É A CARA DA ADMINISTRAÇÃO DE BRAZÓPOLIS.AINDA BEM QUE ANO QUE VEM TA CHEGANDO, É ISTO MESMO VAI PARA ELES E VAMOS DAR O TROCO NAS URNAS ANO QUE VEM SE PREPARAM .

Anônimo disse...

E munto trista assistir , tamanha ignorancia ambiental , era só tratar infelizmente certos politicos optam pelo mais fácil , me espanta o povo assistir tudo e ficar calado...

Maria Regina de Noronha Machado disse...

É... a gente acaba nem tendo muito pra falar....
Estou numa tristeza gigante aqui..... fico pensando o que passou pela cabeça de quem fez isso....por isso que tem que ser brasopolense...só brasopolense sabe o que significa... que faz parte da vida e da história da gente... podemos ir pra onde for...mas nossa história...nossa vida...nossas lembranças...nosso porto seguro...nosso lugar.... é Brazópolis... como pode alguém...cortar as palmeiras...que fazem parte da história, da vida, das lembranças, do lugar.... é de matar de tristeza....

Bruno disse...

Eh simplesmente uma vergonha!!! A prefeitura conseguiu acabar com o grupinho e, agora esta acabando com a praça.... Que absurdo!!!... Onde estao os vereadores ou representante de proteçao ao meio ambiente.... Acorda Brazópolis!!!!

Patrícia Pereira disse...

Fátima!
Vc saberia dizer se há autorização do orgãos competentes para que fosse feita a derrubada dessas Palmeiras??Pq segundo a ONG Dispersores a prefeitura foi procurada por eles e nenhum laudo ou autorização lhes foi mostrado.Ao meu ver independente disso a população teria que ser consultada.E segundo boatos a derrubada dessas Palmeiras deve-se a fungos que "suportamente" estaria alojados as árvores e poderia vir a causar um acidente.Porém eu acompanhei a derruba das Palmeiras da praça ,e posso está equivocada como leiga, mas percebi claramente que eles não possuiam nenhum tipo de fungo aparente.
Como brazopolense me sinto extremante revoltada e triste pelo que vem acontecendo.

Anônimo disse...

Patricia e leitores do blog, antes de sair dando borduadas e falando palavras incertas, consultem o CONSEP, CODEMA, CAMARA MUNICIPAL E outros orgãos competentes. Dai voces vão obter informações certas. Daí voces poderão concluir e tirar conclusões. é mais facil criticar primeiro e depois procurar informação. Hoje temos varias redes sociais para fazer criticas. Será que Brazópolis seria o mesmo se estas redes sociais ja fizessem parte de nossas vidas a 15 anos atraz. Talves Brazópolis teria um outro rumo. Criticar é facil, ver solução é dificil.

Anônimo disse...

Dizem que as palmeiras estavam com fungos, doentes, sei lá o que. Na verdade, quem está doente é quem mandou derruba-las.
Como disse a Regina,só brasopolense sabe o que significa, as palmeiras é parte da nossa história.

Anderson Sales disse...

Será que o problema não é fobia por coisas gigantes, vai marionetes....vai palmeira...daqui a pouco vai a torre e depois observatório...é algum complexo que Floyd deve explicar. KK e K
Não Bastou? -Nero,Nero, não volte da tumba para incêndiar"Roma"!!!!

Livia disse...

Se for comprovado que as palmeiras estavam doentes isso não é somente culpa do atual prefeito, mais de todos os prefeitos que passaram pela administração da cidade que não deu a devida manutenção a elas!
É uma vergonha uma cidade que quer ser turistica fazer isso com oq tem de mais bonito na cidade que são as árvores. Cade o povo para reclamar e reivindicar o plantio das árvores derrubadas na ultima reforma da praça? Se até hoje não repuseram as árvores antigas imagina se irão repor essas palmeiras! Outra coisa absurda foi a derrubada das árvores da praça no final da Avenida, não vi repudio de nenhum morador de Brasopolis. Tem sim que cobrar do atual prefeito que justifique a derrubada e um novo plantio das mesmas da onde elas nunca deveriam ter saido!

zulma hadad cintra disse...

ACHO UM ABSURDO ACABAR COM NOSSA HISTÓRIA. NÃO SEI QUEM É O PREFEITO E NÃO SEI SE O MEIO AMBIENTE DE MINAS GERAIS TEM CONHECIMENTO .
AQUI NO RIO ELES NÃO PERMITEM DE FORMA ALGUMA. A ÁRVORE NA MINHA CALÇADA ESTAVA COM A RAIZ LEVANTANDO A CALÇADA E CHEGANDO AO ESGOTO PREJUDICANDO OS PEDESTRE ( OS MESMOS SEMPRE TROPEÇANDO). ELES CORTARAM A RAIZ TRATARAM DA ÁRVORE POIS APRESENTAVA FUNGOS. PODARAM E ELA ESTÁ AQUI MARAVILHOSA. NOTA ZERO PARA ESSE ATUAL PREFEITO. SOU BRASOPOLENSE E ESTOU BASTANTE REVOLTADA. ZULMA HADAD CINTRA

MARTA ANTONIETA disse...

COMO EX MORADORA, SINTO-ME TRISTE,POIS SE ESTA CIDADE É CAPAZ DE FAZER ISTO COM PALMEIRAS TÃO LINDAS, QUE NÃO FAZEM MAL A NINGUEM, IMAGINEM O QUE PODEM FAZER COM PESSOAS, MUITOS BRASOPOLENSES TAMBÉM FORAM DERRUBADOS DESTA FORMA.ME DECEPCIONO CADA VEZ MAIS.

Anônimo disse...

Como que eles me cortam essas palmeiras perto do fim de ano?
não pensam não????
não poderia escolher outro momento pra poder derrubar elas?
e mesmo assim, essas palmeiras são a historia de Brazopolis, como vocês verão seus cartões postais agora? só a matriz, sem palmeiras, muito sem graça néh?

Equipe Grupo Dispersores disse...

Nós do Grupo Dispersores estivemos avaliando as palmeiras cortadas, das 5 que foram cortadas somente 1, a da avenida, estava com fungo e realmente apresentando risco a população, as outras 4 aparentemente sadias não apresentavam nada de irregular. Por isso solicitamos o laudo ambiental, emitido por órgão competente e assinado por um engenheiro ambiental, comprovando que todas estavam doentes e não foi apresentado este laudo. Alem do dano ambiental, Brasópolis perdeu um patrimônio histórico, um cartão postal... Lamentável!!

Armando Oliveira Pinto disse...

Bom dia a todos
Não querendo criar confusão. Mas há uma coisa que muitos estão esquecendo que é a responsabilidade civil e criminal. Quando há uma questão de risco (não estou dizendo que as árvores deveriam ser cortadas) alguém ou órgão deve se pronunciar, pois elas passam a ser responsabilizadas por possíveis acidentes e/ou mortes por um eventual acidente. No popular, ninguém quer deixar na reta, seja ONG, Ibama,etc. Ainda no popular, vocês acham que alguma ONG ou órgão vai dizer pode deixar as árvores que nós garantimos que elas não vão cair e, se cair e alguém morrer, nós nos responsabilizamos cível e criminalmente? Então, no campo do achômetro, é isso, o jeito é cobrar de quem deu o laudo, se a questão é técnica (foi feito uma análise criteriosa) ou se é jurídica, para que da próxima vez a população seja informada com antecedência. Armando Oliveira Pinto

Anônimo disse...

porque ao inves de criticar vcs nâo plantam uma palmeira no quintal de vcs?

Braso disse...

Lamento muito a tara de alguns moradores e autoridades que queriam porque queriam cortar as palmeiras, essa é a segunda e agora vitoriosa tentativa, da primeira vez pelo menos foi discutida com a população e obviamente negada pelo povo o corte, a 13 anos atrás esses celerados fizeram um baixo assinado pedindo ao prefeito da época cortar as paineiras e foi negado e na presença do representante do abaixo assinado que foi jogado no lixo para surpresa do representante, mediante ao absurdo pedido, agora a tara consumou sem defesa e com ato neonazista comum em políticos fascistas o ato acabou consumado.

Anônimo disse...

Porque o pessoal da ONG DISPERSORES não adotaram as palmeiras da praça e da avenida. Eles como ONG eles poderiam ter feito isso. Dai eles ficavam responsaveis por elas. Criticar é facil.

Lilian Rennó disse...

Prezado Armando Oliveira Pinto, não há desmerecimento da responsabilidade civil e criminal em detrimento da ambiental. A sustentabilidade, assunto tão discutido nos dias atuais é a capacidade de conciliar interesses para que seja possível vivermos com um pouco mais de qualidade de vida nesse planeta. Se existe um laudo com "estudo criterioso", porque ainda não foi apresentado? Se as árvores estão doentes e poderiam oferecer risco a população, porque não houve uma possibilidade de tratamento, manutenção, etc...? Ser sustentável é ELIMINAR o problema e não TRATAR o problema? E o pior, sem o consentimento de quem é alegado que estão protegendo? Me desculpe, mas como leiga, moradora ou amiga de Brasópolis (e não precisa ser representante de nenhuma ONG) o que foi cortado foi a esperança de que o meio ambiente fosse a prioridade dessa gestão municipal. LAMENTÁVEL.

Jeane disse...

Estou indgnada e triste com esse absurdo de derrubar as Palmeiras da praça Matriz e da avenida de Brasóçoilis, acabaram com o cartão postal da cidade, espero que os orgãos competentes tomem uma providencia com relação a isso, nós não podemos deixar que destruam e acabem com o meio ambiente.

Lilian Rennó disse...

Será que meu comentário anterior não será publicado??? To esperando...rs

Anderson Sales disse...

Todos sabiam que muitos moradores da cidade,tinham uma ligação com as palmeiras pois elas eram um dos símbolos da cidade, além de imponentes e elegantes.Correto?
Todos sabiam que se não houvesse manutenção adequada elas apresentavam sérios riscos, ou seja, se não dava para cuidar tirar seria a solução. Correto?
Bem, devemos lembrar que situação aparenta estar assim a muitos anos: ora cai no telhado de alguém, depois no carro ou acaba partindo a cabeça de algum moço na praça deixando uma poça de sangue no chão, como testemunhei uma vez.E isso não é sério?...
Mas a culpa é das palmeiras? Quem sabe? mas nunca ouvi falar que as palmeiras, plantadas por Dom João VI no jardim botânico no Rio, tenha partido a cabeça dos inúmeros visitantes que lá passeiam.
Mas sem neura minha gente,sem teorias de conspiração. Cortaram? cortaram. Se eles possuem licença ambiental para fazer isso, eles vão mostrar a documentação numa boa e se acertará os pormenores.
Mas na pior das hipóteses ainda prefiro pensar que tudo isso foi uma ação impensada e infeliz, que omitiu a voz de todos e os valores envolvidos.Pois qual é o mérito de causar antipatia?
QUERO TERMINAR ESCREVENDO QUE NÃO DEVEMOS FIXAR NOSSAS BOAS INTENÇÕES E O NOSSO DIÁLOGO EM TEORIAS TRISTES , OU ACREDITANDO NA SUPERIORIDADE DE ALGO OU ALGUÉM PELOS SEUS ERROS OU ATÉ MESMO PELA MALDADE; MAS ANTES DE TUDO OSTENTAR A ALEGRIA, A CONFIANÇA DE QUE PESSOAS BOAS TAMBÉM ESTÃO NOS GUIANDO PELAS CORPORAÇÕES,PELOS MOVIMENTOS, PELA JUSTIÇA, POLITICA ,EDUCAÇÃO E ARTE. PORQUE SÓ FAZER CRITICAS QUANDO ALGO RUIM OCORRE, POR QUE NÃO FAZEM CRITICAS CONSTRUTIVAS, AO LONGO DO ANO, SOBRE TEATRO BONECOS,CORAL, ARTISTAS DAS CIDADE, EDUCADORES,ETC. POIS BEM SE NÓS NÃO OPINAMOS E AJUDAMOS AS COISAS BOAS AO LONGO DO ANO, AQUI EM BRAZÓPOLIS, QUAL É A CREDIBILIDADE DE NOSSA VOZ?

Anônimo disse...

pO isso eh um absurdo

Anônimo disse...

Trata-se de um desrespeito ao meio ambiente. De um ato desmedido. O Srs, responsávei pelo ato tentam justificar o corte como por motivos de segurança para as crianças. Justificar desta maneira mostra a falta de argumentos que se sustentam, pois se houvesse a correta manutenção destas palmeiras elas não representariam perigo. Existe a necessidade da populção através de representações organizadas procurarem a Promotoria Pública para que as medidas cabíveis sejam tomadas a fim de que outras atrocidades ao meio ambiente e a história de nossa cidade não aconteçam.

Há que se considerar o apreço que os sujeitos naturais de Brazópolis tem por essa cidade. Este sentimento talvez não seja o mesmo que sujeitos doutras terras sentem e por isso sentimos grande pesar quando vemos a nossa terra depredada.

Ramon Antônio Oliveira.

Lilian Rennó disse...

Prezado Anderson Sales, acho que você usou a expressão errada ao dizer "todos sabiam". Responder por TODOS é um grande responsabilidade...
Correto? Muita gente não acha...(e não TODOS).
Eliminar o problema da forma como foi é admitir que não existe capacidade administrativa e técnica para buscar alternativas. Agir sem o consentimento das pessoas é afirmar que sua participação nas decisões não é prioridade.
Discutir e apresentar opiniões (ou críticas) é uma forma de mostrar nossa insatisfação e provar que não estamos "alienados", assistindo a tudo sem tomar qualquer atitude. Aliás, lembrei! Isso tem a ver com democracia. Ah, outra coisa: toda crítica pode ser construtiva, qualquer uma.

Anônimo disse...

Quando eu era criança brincava de subir nas árvores da avenida . Engraçado , quando foram retiradas as árvores e plantada as palmeiras ninguém chorou por causa dessas "coitadinhas" árvores ... e olhe que isso foi há 30 anos atrás...vão chorar por coisa mais séria , faça me o favor viu...que coisa horrorosa ficar choramingando onde as maritacas vão ficar, essas palmeiras assistiam nossos porres !!!! Será que eles ficavam bebendo e olhando pro alto para ver a cara das palmeiras rsrsrsr. Falta do que fazer...

Anderson Sales disse...

Liliam, obrigado pelo seu questionamento, se a expressão "todos sabiam" não convém ,retrato-me, verdadeiramente não estou apoiando a ninguém, pois toda a critica é feita daquilo que se conhece e ser alienado não é o meu ponto fraco,
mas se todos não sabiam a questão se estende a muitas coisas, na qual poderemos tratar em outro momento, mas vamos partir de um principio primitivo...houve algum problema? evidente pois houve questionamentos...Mas todas as criticas são construtivas? Depende de como e do conteúdo que se transmite.Radicalismo? sim,se for de coração ou necessário. Mas da mesma forma sugiro uma participação de todos com um pouco mais de dignidade. Ser educado as vezes é dar tapa de luva, usar palavras brandas para aplacar o furor;da mesma forma que uma atitude ou opinião pode excluir muitos do saber outras atitudes podem gerar um espírito de rebeldia gratuita, Não estou escrevendo para tirar a opinião e a energia de ninguém,talvez este texto seja longo para muitos lerem- porque o problema é rápido e urgente- mas outros lhe dão atenção-porque ainda a espaço para diálogo.mas tens razão "todos sabiam" foi ingenuidade minha.

Anderson Sales disse...

ps: quando escrevi "correto?" estava usando a função fática ou seja perguntei: o que eu disse está correto. obrigado

Anônimo disse...

QUEM DERRUBOU PALMEIRAS FOI O FILIPÃO? NÃO, FOI A PREFEITURA DE BRASÓPOLIS!!!

Braso disse...

Com todo essa "flalantropéia sucuiranhense" as palmeiras foram cortadas, pergunto e ai José? vamos plantar ou transplantar outras no lugar!!!!! seria nobre e acabaria com as discussões e Brazópolis ganharia novas palmeiras renovadas para mais 40 anos.

Lilian Rennó disse...

Prezado Anderson Sales, confesso que compreendi melhor a sua colocação nesse segundo comentário. É esse universo de questionamentos e disparidade de opiniões que buscamos aprender e vivenciar realidades até então desconhecidas. O diálogo é necessário e os impasses, constantes. Que bom que os dois podem caminhar juntos! Obrigada.

nair ferreira disse...

burada em cima de burada ,esperem os proximos captulos mais buradas vem por ai e so aguardar

Anônimo disse...

Sugiro que os nobres vereadores criem uma taxa de manutenção das palmeiras, assim esta verba pagaria as podas e os evetuais dados a terceiros. Vamos dividir esta conta por todos.

Anderson Sales disse...

Estais certo Braso, deixemos agora que os dirigentes resolvam os empasses-pelo" mundo carimbado, avaliado e registrado" como é o dever e direito de cada um.
Como cidadãos, nossa voz nunca é nula desde que não fiquemos em silêncio e saibamos guia-la para os ouvidos certos e atenciosos.Sejamos abrangentes, sensatos e práticos. Lembremos de onde estamos, procuremos estudar assuntos,propostas e possibilidades , pois se um dominó cai leva com ele outros tanto, não vivamos de "daqui quatro anos" o presente é exatamente o instante.Do mais desejo que todos encontrem muita sabedoria e inspiração, para a promoção de todos nós, para que no futuro nossa cidade se torne um asilo(abrigo/refugio) próspero de um mundo conturbado porém na qual fazemos parte.Vamos lembrar do conto, que aprendi quando criança no Grupão," A formiga e a cigarra..."

Anônimo disse...

Sr. Braso, tu é unico coerente neste blablabla... portugues perfeito...esqueci! com s

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.