6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

26 de março de 2015

BRAZÓPOLIS CONQUISTA – Pe. Evaldo César

Brazópolis conquista o visitante pela tranquilidade. Em suas ladeiras, típicas dos municípios mineiros, encontramos muitas coisas que fazem desse lugar um local muito especial. Uma das curiosidade daqui é o surgimento do nome da cidade. Para homenagear o Cel. Francisco Braz Pereira Gomes, o então distrito de São Caetano da Vargem grande passou a se chamar Brazópolis. A história diz que o coronel ganhou Braz no sobrenome porque sua mãe, devota de São Braz, pediu a proteção do menino que se engasgou seriamente quando era pequeno. O pedido foi aceito, e o sobrenome Braz foi incluído ao nome da família. Nesta história toda, uma dúvida que gera discussão até hoje: Afinal, Brazópolis é com Z ou S?
Deoclécio Campos é um dos moradores mais antigos da cidade. Ele entrou para o ramo da comunicação e acabou fazendo história. Sua voz foi a primeira a ser ouvida na transmissão de rádio da cidade. Além disso, ele e mais 4 amigos foram os responsáveis por trazer os primeiros sinais de televisão para o estado de Minas Gerais.
Apesar dos pioneirismos, aqui o tempo passa devagar. A atividade é basicamente agropecuária, com destaque para a produção de banana. O único barulho é o canto dos pássaros. A simpatia dessa gente simples, conquista e nos faz perguntar o que pode haver de melhor neste local tão abençoado.
Belas paisagens da serra da Mantiqueira são presente para quem chega. E, quem adota essa cidade, tem uma recepção calorosa e inesquecível.
Paz entre as montanhas, cultura e muita fé. Brazópolis é tudo isso e muito mais.
Quero destacar duas grandes realizações que a cidade de Brazópolis tem: primeiro, a cultura carnavalesca. O carnaval já passou, mas, durante todo o ano, a cidade se prepara com uma característica interessante. Aqui, existe uma oficina de bonecos de carnaval. Este ano, mais de 15 mil pessoas acompanharam pelas ruas da cidade a alegria dessa festa. Mas também aqui é um lugar de tecnologia e ciência. Em Brazópolis está um dos únicos observatórios do Brasil que servem de suporte para estudantes, pesquisadores, e para toda a sociedade que gosta de olhar para o céu e que ama a astronomia. No pico dos Dias fica um dos observatórios astronômicos mais importantes do país.
O interesse pelo céu de Brazópolis vem de longe. De 1932 a 1955 um cônego Francês realizou estudos e pesquisas meteorológicas no município. Ele chegou a conclusão de que em 150 dias do ano existem perfeitas condições para a observação do céu no Pico dos Dias. No observatório o visitante pode conferir o maior telescópio brasileiro. É dele que saem imagens surpreendentes e encantadoras.
Em Brazópolis é possível ver a fé andar bem próxima dos moradores. Duas belíssimas igrejas expressam essa devoção: a Matriz de São Caetano e o Santuário de N.S. Aparecida. O Santuário foi recentemente tombado e oferece ao visitante uma viajem ao século passado, com sua arquitetura e detalhes, como o expressivo altar que surpreende.
Um dos tesouros daqui da cidade de Brazópolis é a Matriz dedicada a São Caetano. De acordo com a história da cidade, a imagem de São Caetano foi doada por um rico fazendeiro chamado Caetano que era dono de muitas das terras dessa região.
Em nossas andanças pelas igrejas da cidade, encontramos a marca das missões redentoristas com muita gente engajada nas atividades da paróquia. Outro evento de trabalho árduo e de resultados desenvolvidos na paróquia é a pastoral do carente. O exemplo ativo da paróquia de são Caetano prova que é possível promover mudanças e que não existem obstáculos para quem tem fé e confia na caminhada.
Fomos recebidos em Brazópolis com uma chuva que não queria parar, mas a chuva de bênçãos derramada por Nossa Senhora foi mais forte e manteve o povo animado, unido na devoção à Padroeira. A carreata praticamente parou a cidade. Carros , motos e cavaleiros, recebiam em uma bela demonstração de amor a imagem que veio das águas. Todo mundo aparecia nas janelas para ver a carreata. Nas calçadas, pessoas vindas de todas as partes para ver e tocar a mãe morena.”
 
PADRE EVALDO CÉSAR – TV Aparecida
 
Abril de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.