6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

18 de março de 2015

BIOGRAFIA MONSENHOR VICENTE PEREIRA GOMES


Monsenhor Vicente Pereira Gomes, nascido em Brazópolis MG a 22 de julho de 1934, é filho de João Baptista Gomes e Georgina Bento Gomes, pertentecente à tradicional família brazopolense que deu ao Brasil o Presidente da Republica Dr. Wenceslau Braz Pereira Gomes (1914-1918). É o ultimo de nove irmãos, dois quais os dois últimos se tornaram sacerdotes (PE. João Gomes é redentorista). Fez seus estudos primário no Grupo Escolar Cel. Francisco Braz, de sua terra, e depois, entrando para o Seminário Diocesano de Pouso Alegre aos 11 anos de idade, ali completou o curso fundamental e fez o curso médio, na reitoria de Côn. Luiz Gonzaga e Côn. Sebastião Vieira. Depois, com mais nove colegas fez seus estudos de curso superior, de filosofia e teologia, na tradicional cidade mineira de Mariana ( próximo a Ouro Preto) no Seminário Maior São José. Durante o curso de teologia foi recebendo as diversas Ordens Eclesiásticas da época( tonsura, ordens menores, subdiaconato e diaconato). Ao final, foi ordenado sacerdote aos 28 de dezembro de 1958, em Brazópolis, sua terra natal, por Dom Oscar de Oliveira, então bispo auxiliar de Dom Otávio e Administrador diocesano da Diocese de Pouso Alegre. Começou seu ministério sacerdotal em Brazópolis mesmo, como auxiliar do Mons. Noronha, por cinco anos e meio, sendo ao mesmo tempo administrador paroquial de Piranguinho, que tinha se tornado paróquia. Em 1964 trabalhou por seis meses em Bueno Brandão. Em 1965 assume a Paróquia de São José, em Itajubá, por designação do então Arcebispo Dom José d’Angelo; foram dezesseis anos de paroquiato. Nessa fase ainda bacharelou-se no Curso de Letras na Faculdade de Filosofia de Itajubá, na qual foi também professor, além de lecionar no Colégio João XXIII. Em 1980 Dom José o trouxe para Pouso Alegre, para dirigir o Seminário Arquidiocesano como Reitor. Ali exerceu simultaneamente o magistério, dando aulas de filosofia e de línguas (português, latim, grego e hebraico). Por diversas vezes seguidas foi eleito pelo clero como membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores. Com a eleição de Dom João Bosco para bispo auxiliar, Pe. Vicente foi sucedê-lo à frente da Paróquia de Ouro Fino, de 1988 a 1997. Côn. Edson Oriolo foi seu vigário paroquial por sete anos. Foi lá ainda, que em 1993, Dom João Bergese, o arcebispo então, foi conceder-lhe o titulo de cônego, como membro do Cabido Arquidiocesano. Após nove anos de pastoreio nesta paróquia, em 17 de fevereiro de 1997, o novo Arcebispo Dom Ricardo Pedro o transferiu e lhe deu posse na Paróquia de São Sebastião de Andradas. Foram dezesseis anos de trabalhos pastorais, com a colaboração sucessiva de dez padres vigários paroquiais.
Em 2006, D. Ricardo obteve de Roma para ele o titulo de Monsenhor. Em 2008 pode então celebrar, com grandes festividades, seu Jubileu de ouro de ordenação sacerdotal.
No dia 23 de fevereiro de 2013 venho transferido para Pouso Alegre exercendo a função de Vigario Paroquial da Catedral. No ano de 2014 celebrou seus 80 anos de idade.
Hoje dia 17 de Março as 2:00h veio a falecer no Hospital Samuel Libânio.


Côn. Edson Oriolo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.